Logo Direção Concursos
Pesquisa

Em entrevista ao Direção, Secretário de Fazenda de Alagoas projeta posse em abril

Em entrevista ao Direção, Secretário de Fazenda de Alagoas projeta posse em abril

Com as inscrições para o concurso Sefaz AL abertas, muitos candidatos tiveram dúvidas sobre detalhes do edital e funções do cargo. Preocupado com o aluno, o Direção Concursos entrevistou o Secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro.

Na entrevista, o secretário explicou que há uma grande vacância de servidores, tanto de Auditores-Fiscais e Auditores de Finanças. “Hoje, só tenho disponível para realizar auditoria 30 auditores fiscais”, detalha Santoro.

Por isso, o secretário afirmou que a posse dos novos servidores deve ser rápida. “Em abril, os servidores estarão prontos para tomar posse. Tão logo tenha possibilidade de tomar posse, eles tomarão posse”.

Confira entrevista na íntegra abaixo:

Lembrando que, de acordo com o edital, uma vez convocado, o candidato realizará um mês de Curso de Formação. O Secretário da Fazenda explicou que o órgão, durante este período,” vai receber o currículo de cada um. E, antes de tomar posse, vamos saber o perfil, saber as possibilidades de lotação de cada um”.

A ideia é que os novos servidores circulem em diferentes equipes no primeiro ano, realizando uma espécie de “estágio”. De acordo com o secretário, a lotação será totalmente em Maceió, no próprio órgão, e não em postos fiscais.

A razão é devida que, em 2002, houve um erro estratégico na realização do último concurso. Com isso, a maior parte dos servidores foi lotada nos postos, cujas atribuições são diferentes do trabalho de auditoria rotineira. E, como explicado pelo secretário, a maior vacância se encontra na área de auditoria.

Cadastro Reserva

Muitos candidatos estranharam a falta de um cadastro reserva no edital. O Secretário conta que foi uma decisão do governador. “No estado de Alagoas, vivenciamos uma grande judicialização de concursos de governos anteriores”.

Segundo o secretário, há cerca de 2 mil processos esperando a ciência do governador em relação a nomeações. “O estado tem procurado, nos últimos concursos, seguir tudo que pode evitar a judicialização”.

Chegou-se a conclusão que é melhor fazer outro concurso do que abrir espaço para um judicialização extemporânea em que você tem que pagar indenizações retroativas e nomeações em que o servidor fique poucos anos”

Por isso, para evitar riscos de judicialização, o governo decidiu não abrir Cadastro Reserva. Caso o número de aprovados não atinja o mínimo, é preferível realizar outro certame.

Isenção de taxa

Outro detalhe que chamou atenção de candidatos foi os pré-requisitos para o pedido de isenção de taxa de inscrição. De acordo com o edital, para o candidato requerer o não pagamento, é preciso morar em Alagoas por pelo menos dois anos.

O edital se ampara na Lei Estadual 6.873 de 10 de outubro de 2007. O Secretário de Fazenda explicou que, realmente, todo concurso estadual precisa seguir a legislação, o que não é sempre benéfico.

“De um lado é bom, porque ela torna o processo transparente e mais seguro. Mas de outro lado, cria um processo extremamente burocrático, difícil e moroso“.

Comece a se preparar para o concurso Sefaz AL com nossos pacotes completos.

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.