Logo Direção Concursos
Pesquisa

Projeto prevê falta abonada de servidores em caso de morte de pet

Projeto prevê falta abonada de servidores em caso de morte de pet

Em São Paulo, os servidores públicos poderão contar com abono de falta em casos de morte de animais de estimação. A medida foi apresentada em um projeto de lei na Assembleia Legislativa na última quarta-feira (1/12).

O projeto de lei foi apresentado por um deputado Bruno Ganem, do Podemos. De acordo com a justificativa apresentada, o caso de falecimento de animais, em que os servidores mantinham laços afetivos, deve ser equiparado ao falecimento de familiares.

“É de conhecimento geral que os animais de estimação deixaram de ser meros acessórios na vida das pessoas. Atualmente, são tratados como membros da família, sendo que os tutores os amam verdadeiramente, assim como amam os entes queridos”, justifica o autor do texto.

Conforme o deputado, assim como os servidores possuem o afastamento em caso de luto, por morte de familiares, o mesmo devia ocorrer com a morte dos pets.

“Assim, pensando no sentimento de luto e na necessidade de recuperação emocional do servidor que sofre com a perda de um animal com o qual mantinha vínculo afetivo, é necessário incluir, entre as hipóteses de afastamento sem prejuízos, a licença por falecimento de animal de estimação”, concluiu.

No momento, o projeto de lei somente foi apresentado e precisa passar por diversas comissões internas antes de passar pela votação no plenário.

Servidores em São Paulo: previsões de concurso público

Entre os concursos públicos aguardados para São Paulo, destaca-se o concurso PC SP, previsto para mais de 2 mil vagas.

O concurso PC SP está com banca definida e o extrato de contrato que confirmou a Vunesp, como empresa organizadora do edital foi publicado no início de novembro.

O edital, que pode sair a qualquer momento, deve ofertar 2.939 vagas divididas da seguinte forma:

  • Investigador: 900 vagas
  • Escrivão: 1.600 vagas
  • Médico Legista: 189 vagas
  • Delegado: 250 vagas
servidores sp

O edital do concurso da Polícia Civil de São Paulo está chegando, você vai ficar parado sem estudar? Entre aqui e confira as dicas e materiais de estudos da galera!

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.