Logo Direção Concursos
Pesquisa

Fim do exame da OAB? Entenda a polêmica

Fim do exame da OAB? Entenda a polêmica

Rumores de um possível decreto sobre o fim do Exame da Ordem circulam na internet. O atual presidente, Jair Bolsonaro, já verbalizou ser contra o teste durante a campanha presidencial e no período de deputado. Porém, o Direção Concursos vai explicar a fundo tudo sobre isso e já adianta: decreto não pode extinguir o exame da OAB.

Para o melhor entendimento, esse texto está dividido nas seguintes seções:

Decreto não pode extinguir o exame da OAB

Apesar do boato que um decreto extinguiria o exame, é importante ressaltar: o exame não pode ser extinto por decreto, pois é autorizado por lei.

O exame da OAB foi criado pela lei 8.906/94. Lá, inclusive, está escrito que “o Exame da Ordem é regulamentado em provimento do Conselho Federal da OAB”.

Além disso, que o exame compete privativamente ao Conselho Seccional da OAB realizar o Exame da Ordem. Leia abaixo:

lei criação da OAB

Por ser autorizado por lei, o exame da OAB não pode ser extinto por decreto. Mudanças sobre a aplicação somente são possíveis por meio de Projeto de Lei.

Os boatos diziam que o decreto pretendia tirar a responsabilidade da OAB de aplicar o exame. O responsável,então, seria o Ministério da Educação. Essa ideia vem de um projeto de lei sugerido pelo Bolsonaro, na época de deputado.

A polêmica sobre a extinção do exame da OAB

Como dito acima, o presidente já se pronunciou abertamente contra o exame. De fato, quando era deputado, ele propôs a PL 2.426/07, que sugeria a mudança de órgãos responsáveis pelo exame. Leia abaixo um pedaço do projeto de lei:

Projeto de lei - fim exame OAB

Além disso, durante a campanha presidencial, o presidente chegou a verbalizar sua aversão ao exame da OAB. Em novembro de 2018, Bolsonaro chegou a dizer que “nós não podemos formar jovens no Brasil por 5 anos de bacharel em direito e submetê-los a serem advogados de luxo em escritórios de advocacia”.

Na época, a OAB respondeu prontamente e reforçou que “o Exame da Ordem é um importante meio para aferir a qualidade de ensino do Direito”. E lembrou que o exame não tinha número de vagas limitadas e “que todos que atingem a pontuação mínima podem vir a exercer a advocacia”.

Projetos de lei que já tentaram extinguir o Exame da OAB

O projeto de lei proposto por Bolsonaro em 2007 foi apensado a outro já existente, à PL 5801/2005. Além deles, existem outros que já pediram pela dispensa do exame até a abolição completa.

Veja abaixo a tabela de quantos projetos de lei já tentaram extinguir o exame e qual situação deles:

fim do exame da oab

Confira aqui os concursos abertos e previstos para 2019

Para receber todas as notícias sobre concursos públicos, salve o nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.