![Imagem - [IMPORTANTE] Matérias que devem estar no seu edital TRF 3 e TRF 4](https://wordpress.direcaoconcursos.com.br/wp-content/uploads/2019/04/trf3-e-4.png)
Notícias das últimas semanas esquentaram a possibilidade do lançamento de editais em dois órgãos bastante relevantes no poder judiciário: o TRF 3ª e TRF 4ª Regiões.
Muitos candidatos a cargos na área de tribunais irão se habilitar a uma vaga em um desses tribunais. Mas há dois detalhes que “assustam” alguns alunos: a cobrança de Direito Previdenciário e Direito Tributário.
Histórico de cobrança
Não é comum, em concursos para tribunais, a cobrança dessas disciplinas. Mas, no caso desses dois tribunais em questão, essas disciplinas já foram cobradas nos últimos certames.
A intenção do Direção Concursos é “desmistificar” o medo no estudo dessas matérias. Por óbvio, o aluno deve levar a sério o estudo de todas as disciplinas, por isso, vamos mostrar o conteúdo e peso cobrados nas referidas provas.
Como Direito Tributário e Direito Previdenciário não são comuns para aqueles que concentram seus estudos em concursos de tribunais, é imperioso que o candidato as estude com o cuidado que cada prova pede.
Confira 21 concursos quentes para 2019
Concursos TRF 3ª e TRF 4ª Regiões
Ao observarmos o conteúdo das últimas provas para os cargos de Analista Judiciário – Área Judiciária (AJAJ) e Técnico Judiciário – Área Administrativa (TJAA) dois dois tribunas regionais, vemos que a cobrança é bastante distinta.
AJAJ – TRF 3
No caso da prova de AJAJ do TRF 3, o conteúdo é muito extenso, principalmente na prova de Direito Previdenciário.
Percebe-se que, além das clássicas leis 8212/91 e 8213/91, são cobrados outros diplomas sobre o assunto, além da lei de assistência social. Segue muito próximo ao edital do concurso INSS, que é a maior referência em Direito Previdenciário.
Já na matéria de Direito Tributário, vê-se que a cobrança é mais sobre aspectos constitucionais e noções básicas do Código Tributário.
AJAJ – TRF 4
No mesmo cargo do tribunal da quarta região, os conteúdos, tanto de Direito Previdenciário, como de Direito Tributário, estão bem próximos aos cobrados em provas como as da Receita Federal e do INSS. Não dá pra vacilar.
TJAA
O edital de TJAA de ambos os tribunais é exatamente o mesmo. A seleção traz disposições constitucionais das duas disciplinas.
Vemos que, basicamente, o conteúdo mais presente são relacionados aos seus aspectos constitucionais.
Mas cuidado com Direito Previdenciário. Veja abaixo:
Direito Previdenciário
No caso de Direito Previdenciário, o edital traz, de forma genérica, o estudo completo dos dois principais diplomas da área: as leis 8212/91 e 8213/91.
Ou seja, não tem como determinar o que deve ser priorizado.
Direito Tributário
Por outro lado, Direito Tributário para TJAA é cobrado de forma branda, tendo inclusive destrinchado os artigos do Código Tributário Nacional que deveriam ser objetos de estudo para a prova, fora os aspectos constitucionais.
Edital TRF 3ª Região 2014 – AJAJ

Edital TRF 4ª Região 2014 – AJAJ

Edital TRF 3ª e 4ª Regiões 2014 – TJAA

Peso das disciplinas
Concurso TRF 3 – TJAA
Num universo de 50 assertivas presentes na prova de Técnico Judiciário, seis foram de Tributário e Previdenciário. Ou seja, mais de 10% de toda o conteúdo pedido.
Desse modo, acreditamos valer a pena dedicar um tempo no estudo dessas disciplinas.
Veja a cobrança em Direito Previdenciário:



Veja a cobrança em Direito Tributário:



Concurso TRF 4 – TJAA
A prova de técnico do TRF 4 cobrou oito assertivas, sendo quatro de Tributário e quatro de Previdenciário. Assim, foram 16% de toda a prova, que continha 50 questões.
Optamos por só postar duas das quatro questões, pois uma delas encontra-se desatualizada e outra foi anulada.
Veja a cobrança em Direito Previdenciário:


Veja a cobrança em Direito Tributário:




Concurso TRF 4 – AJAJ
A prova de AJAJ do concurso TRF 4 cobrou cinco questões de tributário. Sendo assim, 10% das assertivas para o cargo. Para Direito Previdenciário, foram cobradas 4 questões. Assim, quase 10% das assertivas.
Veja a cobrança em Direito Tributário:





Veja a cobrança em Direito Previdenciário:
Optamos por excluir uma questão que se encontra desatualizada.



Concurso TRF 3 – AJAJ
Foram nove questões cobradas. Cinco de Direito Tributário e 4 de Direito Previdenciário. Numa prova com 50 questões, nove representam cerca de 20% do todo. É muito importante!!
Veja a cobrança em Direito Previdenciário:
Optamos por deixar uma questão de previdenciário de fora por estar desatualizada.



Veja a cobrança em Direito Tributário:






Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: