
Interessados em realizar o teste Anpad, em breve, terão uma nova oportunidade. Com uma nova edição prevista para ser realizada em setembro, o teste Anpad atrai a atenção de muitos estudantes e profissionais nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e afins.
A pontuação no teste é um critério utilizada em mais de 180 cursos de Mestrado e Doutorado distribuídos pelo país e, por isso, profissionais e estudantes dedicam boa parte do tempo para os estudos.
Nesta matéria, você saberá mais sobre o que cai na prova da Anpad para dar o primeiro impulso nos estudos:
O que cai na prova da Anpad?
O teste Anpad possui duas opções: o de orientação acadêmica e o de orientação profissional. Um pode ser realizado por interessados de qualquer área de conhecimento e o outro é realizado para mensurar a capacidade de domínio de conhecimentos e habilidades dos participantes.
No teste de orientação acadêmica, o que cai na prova são as matérias de:
- Interpretação de Textos em Língua Portuguesa: 10 questões
- Interpretação de Textos em Língua Inglesa: 10 questões
- Raciocínio Lógico-Quantitativo: 12 questões
- Raciocínio Analítico: 12 questões
No teste de orientação profissional, o que cai na prova da Anpad são as matérias de:
- Interpretação de Textos em Língua Portuguesa: 10 questões
- Interpretação de Textos em Língua Inglesa: 10 questões
- Métodos de Mensuração e Análise de Dados: 12 questões
- Caso Interdisciplinar: 1 questão discursiva
A próxima edição do teste Anpad está prevista para ocorrer no dia 26 de setembro. Depois, a última edição do ano ocorrerá na data de 28 de novembro. Inscrições são realizadas no próprio portal do teste Anpad.
Conteúdo programático Anpad
LÍNGUA PORTUGUESA
- 1) Interpretação de textos, com ênfase naqueles dos domínios jornalístico e acadêmico.
- 2) Recursos linguísticos da língua portuguesa e suas funções textuais e discursivas.
- 3) Avaliação dos usos da linguagem.
LÍNGUA INGLESA
- 1) Interpretação.
- 2) Padrões textuais.
RACIOCÍNIO LÓGICO/QUANTITATIVO
- Proposições Lógicas: Proposições lógicas simples, valor lógico, conectivos, proposições compostas e tabela verdade, proposição condicional, proposição bicondicional, negação de uma proposição, equivalência lógica entre proposições, tautologias, contradições e contingências.
- Funções Proposicionais: Funções Proposicionais (sentenças abertas), conjuntos-verdade, quantificadores (existencial e universal), negação, equivalência, definições.
- Argumentação: argumento válido, argumento correto, regras de inferência (modus ponnens, modus tollens, silogismo disjuntivo, silogismo hipotético, dilema, adição disjuntiva, simplificação conjuntiva, adição conjuntiva, contradição) e Enunciados Categóricos.
- Padrões Indutivos: padrões numéricos, geométricos, textuais e pictóricos; recorrência.
- Teoria dos Conjuntos: Conjuntos e seus Elementos, relações de pertinência. Conjuntos finitos e infinitos. Igualdade entre conjuntos. Conjunto vazio. Subconjuntos. Subconjuntos próprios. Conjunto universal. Conjuntos disjuntos. Operações: união, interseção, diferença e complemento. Conjunto das partes de um conjunto.
- Números, Operações, Significados e Representações: Números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, divisão inteira) e relação de ordem. Valor absoluto. Intervalos. Representação em bases numéricas, representação no Sistema Decimal, algoritmos operacionais e princípio do valor posicional e Notação Científica. Registro de números na reta real. Frações e seus diferentes significados, porcentagens, estimativas, arredondamentos.
- Padrões Indutivos: Padrões quantitativos em sequências numéricas: aritméticos, geométricos e funcionais, recorrência, Princípio da Indução.
- Técnicas de Contagem: Princípios Fundamentais da Contagem (Princípios Aditivo e Multiplicativo). Arranjos. Permutações com ou sem repetição. Combinações.
- Expressões e Equações Algébricas: Expressão algébrica. Fatoração. Produtos notáveis. Equações polinomiais. Equações com mais de uma variável.
- Sistemas Lineares, Matrizes e Determinantes: Sistemas Lineares, Discussão de Sistemas, Forma Matricial de Sistemas Lineares, Regra de Cramer, Inversão de Matrizes, Posto de Matrizes.
- Funções: Definição, domínio, contradomínio e imagem. Tipos de Função (injetora, sobrejetora e bijetora), funções inversas, funções compostas. Operações com funções. Categorias de funções, suas propriedades e representações gráficas: Função Constante, Função Afim, Função polinomial, Funções Trigonométricas, Funções Logarítmicas, Funções Exponenciais e Funções Modulares.
- Estatística Descritiva: Distribuição de Frequência. Medidas de Tendência Central: Média Aritmética Simples e Ponderada, Média Geométrica, Média Harmônica, Quartis, Decis, Percentis, Moda e Mediana. Medidas de Dispersão, Assimetria e Curtose: Amplitude Total, Intervalo Semi-Interquartílico, Desvio Médio Absoluto, Variância, Desvio Padrão e Coeficiente de Variação.
- Cálculo de Probabilidades: Experimento Aleatório, Espaço Amostral, Evento. Eventos Certos, Evento Impossível, Eventos Mutuamente Exclusivos, Evento Complementar. Eventos equiprováveis e não equiprováveis. Probabilidade Condicional e o Teorema de Bayes. Regra do Produto. Regra do Produto para Eventos Independentes.
- Matemática Financeira Elementar: Razões. Proporções. Regra de três. Porcentagens, descontos, acréscimos. Juros simples e compostos.
- Cálculos De Pagamentos, Perdas, Correções e Amortizações: Equivalência de taxas, taxas nominais, efetivas e reais. Equivalência de capitais. Séries de pagamentos uniformes e variáveis. Depreciação. Sistemas de amortização de empréstimos. Correção monetária.
RACIOCÍNIO ANALÍTICO
- Argumentação e estrutura de argumentação: premissas, pressupostos, conclusões, teses, relações lógicas, estruturas retóricas.
- Expansão de argumentos: admissibilidade, enfraquecimento e fortalecimento de ideias, inferência, geração de hipóteses, indução, dedução.
- (In)coerência: significados de falácias, contradições, lacunas, (in)consistência.
- Ética em pesquisa e metodologia científica: pesquisa científica segundo a Resolução CNS/MS 466/2012.
MÉTODOS DE MENSURAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS
- Fundamentos conceituais de análise de dados: conceitos centrais de estatística e análise quantitativa; dimensões e processos de geração de conhecimento; análise de dados quantitativos e qualitativos; raciocínio estatístico e quantitativo; tipos de pesquisa; tipos de análise quantitativa e estatística; apresentação tabular e e análise gráfica de dados estatísticos.
- Análise de dados com estatística descritiva: estatística descritiva: conceitos e usos; medidas descritivas de posição: médias, quantis e moda; medidas de variação: desvios médio e padrão, amplitude e intervalo interquartil; medidas de formato: assimetria e curtose de Pearson..
- Fundamentos de mensuração: níveis de mensuração: nominal, ordinal, intervalar e razão; estratégicas de mensuração de atitudes: escalas de Likert, diferencial semântico…; mensuração de construtos latentes com escalas de itens simples (single item) e múltiplos itens.
- Fundamentos de análise de probabilidades: variáveis aleatórias contínuas e discretas; principais distribuições de probabilidades discretas; principais distribuições de contínuas. Análise e interpretações de variáveis com distribuição normal.
- Fundamentos de inferência estatística: amostragem: conceitos centrais e estratégias de amostragem probabilística e não probabilística; processos de estimação pontual e por intervalo; testes de hipóteses: conceitos básicos e interpretação de resultados.
- Análise bivariada de dados com métodos com métodos inferenciais: análise de variância (ANOVA): aplicações, tipos de variáveis envolvidas e interpretação de resultados de ANOVA paramétrica; análise de correlação: aplicações, tipos de variáveis envolvidas e interpretação de resultados de testes de correlação paramétricos e não paramétricos; análise de regressão simples: aplicações, tipos de variáveis envolvidas e interpretação de resultados.
Sabia que o Direção Concursos possui um pacote específico voltado para o teste Anpad? Nele, você terá acesso ao que cai na prova da Anpad e também a resolução de questões. Confira:
Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:

