Maurício Miranda Sá • 17/12/2019
No dia 11 de novembro deste ano (2019), a Anpad publicou uma reconfiguração das provas do Teste Anpad.
Você sabe o que é o PROFIAP? É um curso de mestrado profissional em Administração Pública realizado pelo Ministério da Educação (através de várias universidades federais) do Governo Federal, e oferecido em todo país.
O curso é realizado em 600h de atividades didáticas, que correspondem a 40 créditos, englobando diversas disciplinas obrigatórias (inclusive um Trabalho de Conclusão Final – TCF).
O programa, que é coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), foi criado para a formação de profissionais que tenham notório conhecimento do papel do estado no país, do exercício da cidadania e preocupado com as questões ético sócio-ambientais as quais darão contribuição às políticas públicas praticadas no Brasil.
O grande interesse é formar profissionais que reúnam totais condições científicas e técnicas, com vistas à promoção de melhorias na gestão pública nacional.
O site oficial do PROFIAP lista os principais objetivos do curso. São eles:
A admissão de discentes (alunos) começa em abril de 2020, e é feita por meio do teste da ANPAD, que é realizado em março.
Acesse aqui o último regulamento completo de ingresso no PROFIAP.
Criado em 1987 pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), o teste tem o intuito de tornar homogêneo o ingresso de estudantes nos cursos de Pós-Graduação em Administração e Ciências Contábeis.
Cada prova conta com 15 questões de múltipla escolha, de acordo com o a reconfiguração que houve no teste, em 11/11/2019.
Abaixo, listamos as universidades que participam do PROFIAP. Veja:
O edital para a turma do PROFIAP 2019 foi publicado em 29/01/2019 e ofertou 354 vagas, distribuídas em duas categorias:
No caso da primeira categoria (Servidores das IFES), poderão inscrever-se apenas os servidores do quadro permanente de cada Instituição Associada.
Já para a categoria Demanda Social, os demais candidatos não pertencentes das Instituições Associadas poderão fazer a inscrição.
Vale lembrar que são abertas turmas na UMA VEZ por ano. Confira o último edital na íntegra.
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.