Maurício Miranda Sá • 19/05/2020
Está em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) 327/20, que assegura aos servidores da administração pública federal o direito de gozar das férias junto ao seu cônjuge (marido, esposa, companheiro, companheira).
A proposta seria válida para todos os servidores e empregados públicos federais da administração direta e indireta dos três poderes da união. Ou seja, aquele que for da esfera federal, seja em cargos de provimento efetivo, seja em cargos regidos pela CLT, terá direito ao benefício.
O PL, que está em análise na Câmara dos Deputados e modifica o Estatuto do Servidor Público Civil Federal (lei 8.112) e a Lei de Responsabilidade das Estatais (13.303), tem autoria da deputada Dra. Soraya Manato.
Segundo informa o texto do PL em questão, a justificativa da Dr. Soraya Manato se baseia na Constituição Federal.
O art. 226 da Constituição Federal preceitua que a família, base da sociedade, deve receber proteção especial do Estado. Nesse sentido, a tutela da unidade familiar impõe que seja assegurado, ao servidor público ou empregado de estatal, o direito de usufruir de suas férias concomitantemente com as de seu cônjuge ou companheiro.
É este o escopo da presente proposição, para cuja aprovação conto com o apoio dos ilustres pares.
Seriam alterados os artigos 77 da Lei 8.112 de 1990 (que rege os servidores públicos civis federais) e o artigo 2 da Lei 13.303 de 2016 (que rege as estatais públicas federais). Confira:
A lei em questão entraria em vigor na data de sua publicação.
Para aqueles que pensam a médio/ longo prazo, as 5 razões para acreditar que essa pode ser a melhor oportunidade de ingresso no serviço público estão colocadas na mesa. Confira clicando na imagem a seguir:
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.