
O atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, posicionou-se contra qualquer Reforma Administrativa que reduza a autonomia e a independência da magistratura.
Se quiser pensar em governança, em gestão pública, em transformação digital e em profissionalização do serviço público e, portanto, em uma reforma de todo o Estado, de todos os Poderes, uma reforma que seja efetivamente merecedora desse nome, haverá não só a nossa participação, como o nosso aplauso.
Afirma o ministro.
A declaração ocorreu durante o XXV Congresso Brasileiro da Magistratura, na última sexta-feira (3), em Foz do Iguaçu.
Porém, posso dizer que, como presidente do Supremo Tribunal Federal, não vamos aquiescer em qualquer tipo de reforma que vá tolher a autonomia e a independência da magistratura brasileira.
Ele acrescenta.
Fachin ainda demonstrou preocupação com as propostas que tramitam no Congresso Nacional, as quais preveem a eliminação de prerrogativas da carreira. Ele ainda defende que o STF só estará a favor da reforma caso ela envolva todos os Poderes.
Ninguém pense que fará por cima do Judiciário uma reforma contra o Poder Judiciário brasileiro. Não permitiremos e estarei vigilante para que haja respeito à magistratura brasileira. Não concordamos com circunstâncias eventualmente abusivas, mas é fundamental que todos os Poderes sejam chamados
Pontua Fachin.
A aprovação da reforma ameaça a estabilidade dos aprovados em concursos públicos!
O Direção preparou uma lista completa dos contatos (telefone, e-mail, redes sociais) de todos os deputados federais e senadores.
Acesse a lista no link abaixo para garantir seu sucesso profissional!
Valorização da Carreira e Aposentadoria
O ministro também defendeu a valorização dos aposentados. Para o ministro, a atratividade da magistratura está diretamente ligada às condições de tranquilidade e bem-estar asseguradas ao final da vida funcional.
O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior, corroborou o posicionamento.
Ele ressalta que qualquer medida que altere a organização do Judiciário deve, necessariamente, partir do próprio Supremo Tribunal.
ASSINATURAS ILIMITADAS
🚀 Estude sem limites para conquistar a aprovação!
Com as Assinaturas Ilimitadas do Direção Concursos, você tem acesso a todos os cursos, videoaulas, questões e materiais atualizados em um só lugar. 🦅
👉 Garanta agora a sua preparação completa e aumente suas chances de conquistar a vaga dos seus sonhos!
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
