Logo Direção Concursos
Pesquisa

Reforma da Previdência: veja como fica a aposentadoria de servidores federais

Reforma da Previdência: veja como fica a aposentadoria de servidores federais

Com a aprovação do texto da reforma da Previdência, alguns concurseiros e servidores podem estar na dúvida de como serão as “regras do jogo” para aposentadoria a partir da promulgação do novo cenário previdenciário, que deve ocorrer até 19 de novembro.

É importante que as regras listadas abaixo englobam servidores federais. Funcionários públicos estaduais e municipais mantêm as regras atuais:

  • Aposentadoria aos 62 anos para mulheres e 65 para homens, com mínimo de 25 anos de contribuição, após período de transição que vai até 2033.
  • Serão necessários pelo menos dez anos de serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria.

O Direção Concursos responde todas as suas dúvidas sobre a reforma da Previdência AO VIVO:

Confira informações importantes:

  • Quem entrou no serviço público federal antes de 2003: pode receber aposentadoria integral (igual ao último salário recebido) e ter paridade (aposentadoria reajustada com os reajustes nos salários dos servidores da ativa) desde que cumpra o pedágio de trabalhar duas vezes o que faltaria para o servidor se aposentar segundo as regras atuais.
  • Quem entrou entre 2003 e 2013: o valor do benefício será de, no mínimo, 60% da média das contribuições feitas a partir de julho de 1994. Também serão acrescidos 2% ao valor da aposentadoria até o máximo de 00% para cada ano de contribuição que superar 20 anos de recolhimento, limitado ao teto do salário do funcionalismo público.
  • Quem ingressou após 2013: mesma regra acima. Porém, a média das contribuições não vai poder superar o teto do INSS.
  • Sistema de pontuação para servidores federais: essa regra é parecida com a do sistema de pontos do Regime Geral. A única diferença é que mulheres devem ter 56 anos e homens, 61, além dos 30 e 35 anos de contribuição, respectivamente. A pontuação começa em 96 para homens e 86 para mulheres, e vai subindo até atingir 105 e 100 pontos, respectivamente, em 2032.

Concursos 2020

As oportunidades no serviço público não param de aparecer. O ano de 2019 reservou muitas chances, especialmente para áreas policial, tribunal e fiscal. Não se engane, ainda há oportunidade neste ano. Para conferir, clique aqui.

No entanto, se o seu pensamento já está em 2020, a notícia também não é ruim. O ano que vem promete diversas oportunidades, como TCU, PCDF e Senado Federal. Para conferir nossas previsões, clique aqui.

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.