Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concursos públicos: prova realizada durante a pandemia; veja como foi

Concursos públicos: prova realizada durante a pandemia; veja como foi

Os concursos públicos começam a dar os primeiros passos rumo ao retorno das provas. O pontapé inicial foi dado na avaliação do curso de formação profissional do concurso Sedes DF (Secretaria de Desenvolvimento Social).

A etapa foi realizada em 26 de julho em uma universidade na Asa Norte, em Brasília-DF. A equipe do Direção Concursos foi ao local da avaliação e conversou com participantes do certame.

Cerca de 500 pessoas estiveram presentes para a realização da etapa, que é uma das últimas do certame, antes da convocação. A banca IBRAE é a organizadora da seleção.

Veja a opinião dos concurseiros na matéria especial abaixo:

Os concorrentes receberam uma série de recomendações antes da etapa presencial que marcou o retorno dos concursos. Confira:

  • 1) uso de máscara facial de proteção,
  • 2) de álcool gel antisséptico (70º INPM),
  • 3) de luvas descartáveis transparentes,
  • 4) de medidor de temperatura corporal na entrada das salas de prova
  • 5) salas com apenas metade do número de candidatos (em média 25 por sala)
  • 6) sala individual para grávidas
  • 7) escalonamento do horário de entrada dos candidatos no local de prova, que, em fila, deverão manter o distanciamento social de 2 metros.

Além dos itens supracitados, os candidatos ainda poderiam se valer, caso sintam necessidade, de protetor facial transparente, roupas descartáveis (como um macacão impermeável), óculos de proteção transparente e equipamento de proteção individual (EPI).

Concursos Públicos durante a pandemia: traje e proteção permitidos

Para a educadora social e candidata Daniela Zanatta, o modelo utilizado no certame da Sedes DF pode ser utilizado em concursos maiores. “Acho que é possível sim, desde que seja limitado o número de pessoas. Na minha sala tinham 18 candidatos”, relata.

Antes da prova começar, porém, as janelas da sala de Daniela estavam fechadas. Os concorrentes, no entanto, pediram para que as mesmas fossem abertas para maior circulação de ar. “Com a ventilação, eu achei tranquilo demais. A experiência foi muito boa”, esclarece a candidata, que como os demais, realizou as aulas do curso de formação via videoaula.

Concursos seguem andando

Apesar de as provas terem sido suspensas, diversos processos relacionados a concursos públicos seguiram andando durante a pandemia.

Alguns editais, como PCDF e DPDF (clique no nome órgão para saber mais), inclusive, foram publicados em meio ao surto da Covid-19.

Com o retorno de uma etapa presencial, abre-se a discussão sobre a possibilidade da remarcação de outras avaliações, mas é válido lembrar que cada estado tem a sua realidade no combate ao vírus.

Para estudar no mais alto nível, com um investimento que cabe no seu bolso, confira o produto abaixo:

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.