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Seduc CE: o que estudar? Mais de 200 vagas ofertadas!

Seduc CE: o que estudar? Mais de 200 vagas ofertadas!

O Concurso Seduc CE já está com as inscrições abertas e oferece 200 vagas para o cargo de Professor (diversas especialidades), com salário inicial de R$ 6.147,69. A banca Funece recebe as inscrições até o dia 4 de outubro e aplicará o exame no dia 29 de outubro.

Para te ajudar a se preparar para o Seduc CE, o Direção Concursos selecionou os principais conteúdos exigidos no edital; continue lendo!

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Concurso Seduc CE: o que estudar para o cargo de professor?

Para começo de conversa, é importante frisar a divisão das vagas voltadas à área da educação. Nesse sentido, os 200 cargos anunciados serão destinados ao preenchimento dos níveis de Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º); Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º) e Ensino Médio. Além disso, os provimentos serão subdivididos entre as áreas de conhecimentos e as escolas indígenas de lotação, totalizando 104 códigos de opção de participação.

Dito isso, vamos ao conteúdo programático! As provas serão divididas em 3 fases:

  • 1ª Etapa: Prova Objetiva, composta por 50 questões de múltipla escolha;
  • 2ª Etapa: Prova Prática;
  • 3ª Etapa: Avaliação de Títulos.

Segundo o edital, a prova objetiva discorrerá sobre as seguintes temáticas:

Já a prova prática será realizada por meio de uma gravação audiovisual e contará com a presença e a avaliação de um professor da área de opção do candidato, um especialista em temática indígena e uma pessoa com qualificação de liderança indígena.

A prova de títulos, última fase, analisará os certificados e habilitações acadêmicas e profissionais do candidato, como mestrado e doutorado, por exemplo.

Conteúdo programático – Seduc CE

Língua Portuguesa

  1. Compreensão e interpretação de textos.
  2. Tipologia textual.
  3. Ortografia oficial.
  4. Acentuação gráfica.
  5. Emprego das classes de palavras.
  6. Emprego do sinal indicativo de crase.
  7. Sintaxe da oração e do período.
  8. Pontuação.
  9. Concordância nominal e verbal.
  10. Regência nominal e verbal
  11. Significação das palavras;
  12. Aspectos socioculturais das narrativas indígenas: cosmologia, espiritualidades, lutas, natureza etc.

Educação Brasileira

  1. História do pensamento pedagógico brasileiro.
    1.1. Teoria da educação, diferentes correntes do pensamento pedagógico brasileiro.
    1.2. Projeto político-pedagógico.
  2. A didática e o processo de ensino e aprendizagem.
    2.1. Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação.
    2.2. A sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.
    2.3. A didática como fundamento epistemológico do fazer docente.
  3. Principais teorias da aprendizagem.
    3.1. Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia.
  4. Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira.

Educação Escolar Indígena

  1. Formação da sociedade brasileira: os indígenas, os portugueses, os africanos, os imigrantes. As questões étnico-raciais e as diferentes manifestações culturais.
  2. Princípios da Educação Indígena: memórias históricas; identidades étnicas; valorização de suas línguas e ciências; centralidade do território.
  3. A organização social e política no contexto indígena:
    3.1. Os povos indígenas no Ceará;
    3.2. Dados e informações gerais sobre os povos;
    3.3. Organizações do movimento indígena do Ceará;
    3.4. Manifestações culturais, festas tradicionais e agendas de mobilizações dos povos indígenas no Ceará.
  4. Interculturalidade e as políticas educacionais interculturais iniciadas com a Constituição brasileira de 1988.
  5. Legislação da Educação Escolar Indígena
    5.1. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei Federal nº 9.394/1996, artigos 78 e 79).
    5.2. Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.
    5.3. Educação para as Relações Étnico-Raciais (Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008);
    5.4. Resolução CNE/CEB nº 5, de 22 de junho de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica.
    5.5. Resolução CNE/CEB nº 1, de 7 de janeiro de 2015, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em
    cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras providências.
    5.6. Resolução CEE nº 382/2003, que dispõe sobre a criação e o funcionamento de Escola Indígena no Sistema de Ensino do Ceará e dá outras providências.
    5.7. Resolução CEE nº 447/2013, que altera dispositivos da Resolução CEC nº 382/2003, que dispõe sobre a criação e o funcionamento de Escola Indígena
    no Sistema de Ensino do Ceará e dá outras providências.
    5.8. Lei Estadual nº 17.165, de 02 de janeiro de 2020, que reconhece a existência, a contribuição e os direitos dos povos indígenas no estado do Ceará.

Clique aqui para conferir o conteúdo específico de cada área!

Resumo do concurso Seduc CE

  • Banca: Funece (Fundação Universidade Estadual do Ceará)
  • Cargos: Professor
  • Vagas: 200
  • Escolaridade: nível superior
  • Salário: R$ 6.147,69 + auxílio alimentação de 15,87 (para jornada de 40h)
  • Inscrições: 4/9 a 4/10
  • Taxa: R$ 120,00
  • Provas: 20/10
  • Edital

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Adriele Silva

Adriele Silva

Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).

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