Concursos Abertos Concursos 2020

CESPE: 2 assuntos menos cobrados em Estatística

Hugo Lima Hugo Lima comentários
14/10/2020, às 20:30 • 2 semanas atrás

O edital de Agente da PCDF veio idêntico àquele exigido pela banca CESPE na prova para a Polícia Federal em 2018. Naquela ocasião, os conhecimentos de estatística foram cobrados para os cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista.

Parando para analisar as questões do concurso da PF em 2018, podemos ver o seguinte:

Das 10 assertivas da prova de Agente da PF 2018 tivemos

  • 5 assertivas de distribuições de probabilidade
  • 3 assertivas de estimação intervalar
  • 2 assertivas de regressão linear

Das 10 assertivas da prova de Escrivão da PF 2018 tivemos

  • 1 assertiva de teste de hipóteses
  • 3 assertivas de amostragem
  • 3 assertivas de estimação intervalar
  • 3 assertivas de distribuições de probabilidade

Das 10 assertivas da prova de Papiloscopista da PF 2018 tivemos

  • 5 assertivas de distribuições de probabilidade
  • 4 assertivas de regressão linear
  • 1 assertiva de estimação intervalar

A partir dos dados acima, podemos elencar os dois tópicos da estatística que menos são cobrados pelo CESPE. Vamos a eles:

Cilada 1 – Análise de resíduos

Esse assunto é abordado no nosso curso de Estatística para Agente da PCDF junto com a análise de variância. Esta última já foi objeto de cobrança mas a análise de resíduos, por sua vez, em geral não é cobrada. Trata-se de um assunto que tem suas fórmulas próprias e que talvez você possa economizar “espaço” na sua memória se ignorá-las.

Claro que, havendo tempo, é melhor que você o estude, afinal, tudo que vem no edital pode acabar sendo cobrado! No entanto, os dados dizem que você não precisaria se preocupar tanto com esse assunto, uma vez que o mesmo nem chegou a ser cobrado no concurso da PF de 2018.

Cilada 2 – Distribuições especiais

Eis aqui um assunto que pode se estender bastante, uma vez que o CESPE trouxe de forma genérica em seu edital as distribuições especiais, sem apontar quais seriam especificamente. Aqui também vamos lidar com fórmulas específicas de cada tipo de distribuição além de suas características particulares.

Estudar um assunto desses pode ser complicado para vários alunos e com baixo retorno para quem estuda, uma vez que raras são as questões que o abordam, além do fato de que o aluno pode acabar estudando várias distribuições e cair outra não vista por ele, por conta da falta de especificidade da banca.

Dificilmente são cobradas questões de distribuições especiais nas provas do CESPE. Pode acontecer? SIM. Mas a probabilidade é baixa. Na parte de distribuições de probabilidade você deve focar principalmente na normal e também dar atenção àquelas mais comuns, como Poisson, Bernoulli, Binomial, etc.

Portanto, se você não tiver tempo para estudar todo o edital (o que seria ideal) talvez possa considerar deixar esses assuntos de lado. Isso vai depender do quão próximo você está da publicação do edital e o quanto você domina os assuntos mais importantes. Para isso, conte o nosso apoio!

Vamos juntos?

Estatística para Agente da PCDF e Estatística para a Polícia Federal.

Comentários