Concursos Abertos Concursos 2020

A herança de 2020

Danuzio Neto Danuzio Neto comentários
29/12/2020, às 13:07 • 3 semanas atrás

A cada fim de ano, tradicionalmente, elaboramos retrospectivas sobre tudo o que aconteceu ao longo dos últimos 365 dias. Em 2020, porém, podemos facilmente fazer duas retrospectivas: uma do que efetivamente aconteceu e outra sobre o que, por causa da pandemia, não se concretizou.

Em 2020, contrariando o calendário inicialmente estipulado, não tivemos as Olímpiadas de Tóquio. Após sucessivos adiamentos, os Jogos ficaram para 2021. Essa foi a primeira vez, na era moderna, que os Jogos Olímpicos foram adiados. Eles foram cancelados em três ocasiões: 1916, 1940 e 1944, por causa da Primeira e Segunda Guerras mundiais.

Este ano, tivemos também o adiamento do Censo Demográfico, pesquisa que costuma acontecer de dez em dez anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entidade responsável pelo levantamento, a decisão (de adiar para 2021) levou em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional. O concurso com 208 mil vagas destinado para a realização do levantamento também foi suspenso.

No Brasil e no mundo, milhares de eventos esportivos e culturais foram suspensos e/ou cancelados, acumulando um prejuízo econômico gigantesco para estas indústrias, para incontáveis famílias e para o país. Os problemas, porém, foram bem além do campo econômico. As medidas necessárias para combater o vírus, que apenas no Brasil vitimou quase duzentas mil pessoas este ano, acentuaram males que há muito já marcavam o nosso tempo.

Em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já considerava a depressão como o mal do século XXI. Com as novas dinâmicas sociais e familiares, em que com cada vez mais pessoas vivem sozinhas em grandes centros urbanos, em que vínculos afetivos são desfeitos na mesma velocidade com que os aviões cruzam os nossos céus, a pandemia encontrou uma sociedade já emocionalmente fragilizada e com poucas perspectivas sobre o futuro. O resultado não poderia ser outro: recessão econômica, agravamento de problemas psicológicos e surgimento de problemas de saúde que deixaram de ser diagnosticados devido ao confinamento. Houve ainda outros problemas inesperados, como o aumento acentuado da violência doméstica contra a mulher.

Com o início da vacinação já em 2020, a expectativa é que a herança de 2020 se desvaneça em pouco tempo e que todos esses eventos sejam retomados em 2021, inclusive em relação aos concursos públicos.

CANAL DE ATUALIDADES TELEGRAM

Por se tratar de uma matéria muito dinâmica, mantenho um canal de Atualidades no Telegram, que é abastecido diariamente com questões, áudios e conteúdos diversos.

Para participar do canal, que já conta com a participação de milhares de alunos, basta clicar aqui.

Bons estudos e até a próxima!

t.me/profdanuzioneto

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Geografia e História para concursos. É Agente Fiscal de Rendas da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.

Comentários