Concursos Abertos Concursos 2020

A História dos Concursos e o PDF 2.0

Victor Dalton Victor Dalton comentários
02/01/2020, às 08:00 • 2 meses atrás

Olá pessoal! Tenham todos um feliz 2020!!!

Ou um feliz 2.0 2.0 , rs.

Gostaria de abrir este artigo apresentando a vocês a forma de estudar mais inovadora do mercado.

Porém, para que você entenda o quão inovador é o produto que iremos apresentar, gostaria que você conhecesse um pouco da História do Concurso Público no Brasil. Para tal, vou contar com a ajuda da minha querida amiga Jaqueline Galuban, Coaching do Direção Concursos.

Quando começou

No Brasil, o “Instituto” Concurso Público tem suas origens em 1937. À época, Getúlio Vargas havia outorgado a Constituição Polaca, e nela havia sido instituído o DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público).

Resultado de imagem para getulio vargas dasp

O primeiro concurso nacional viria a ser realizado no mesmo ano. Nele, cerca de 5 mil candidatos disputavam os cargos de auxiliar administrativo, fiscalização, contabilidade e secretaria. O certame em si teria sido composto por um exame psicotécnico e prova escrita com questões de português, matemática, previdência social e legislação do trabalho.

Desde então, pessoas que almejavam no serviço público precisariam se preparar para integrar à administração estatal. Afinal, estabilidade e boa remuneração sempre foram atrativos para qualquer profissional.

Nestes primórdios, preparar-se adequadamente para concursos sempre foi um grande desafio, mesmo porque não existia Internet à época. Por muitas décadas, veja só, até a televisão já foi artigo de luxo, extremamente restrito a uma pequena parcela da sociedade. E, ainda que a tecnologia continuasse a avançar, não faz muito tempo que vários (bons) concursos aconteciam sem você saber, não é mesmo?

Enfim, voltando à nossa história, as pessoas que desejavam fazer concurso sempre tiveram muita dificuldade de acesso a dois elementos básicos: informação (que concurso vai acontecer? como me inscrever? será que esse concurso é bom pra mim?) e conteúdo (como estudar os assuntos que serão cobrados?).

Os livros

No início, as pessoas precisavam ler os jornais (de papel) para saberem das oportunidades de concurso. Para estudar, precisavam correr atrás de encontrar materiais em bibliotecas. E, naturalmente, os materiais (quando encontrados) não tinham nenhum viés preparatório para concurso, e sim acadêmicos. (Professor, dava pra fechar o edital naquela época? – vou fingir que não ouvi essa pergunta, rs)

Resultado de imagem para biblioteca antiga

As apostilas

Até que, em algum momento, algumas empresas começaram a organizar apostilas. Eram extremamente grossas, pesadas, mas tinham a ambição de compilar toda a legislação e conteúdo abarcado naquele concurso. Só de concentrar a maioria do material em um único “apostilão”, quem tivesse esse material em mãos saía na frente da maioria. Era o primeiro movimento no sentido de oferecer um material direcionado ao candidato.

O problema é que essas apostilas eram extremamente caras e de complexa elaboração. E, inevitavelmente, materiais atualizados e ultrapassados começaram a conviver nas bancas de jornais com materiais modernos. Quando um novo concurso saía para determinado órgão, aquela apostila antiga que não havia esgotado no concurso anterior voltava às prateleiras.

Resultado de imagem para apostila banca de jornal

Os cursos presenciais

Em uma segunda frente, nas grandes cidades, começaram a surgir os cursos presenciais preparatórios para concurso. Profissionais acadêmicos e concursados lecionavam em salas de aula, e os privilegiados que podiam assistir as aulas in loco passaram a ser os grandes concurseiros a levar vantagem sobre os demais candidatos, que ainda estavam limitados à forma antiga de estudar. Como ônus, os presenciais exigem da pessoa a sua presença, o que pode ser bastante desgastante caso você não more perto ou precise conciliar com horários de trabalho, faculdade, essas coisas. Fora o fato de que, em sala de aula, o professor segue o ritmo do “aluno mais lento”. Se você é alguém que possui uma facilidade maior de aprendizado, passa muitas horas em sala e sai de lá com a sensação de que pouco estudou.

Resultado de imagem para sala de aula adultos

Os livros de concursos

Em paralelo aos presenciais, surgiram também os livros voltados para concursos. Editoras e autores começaram a produzir conteúdo específico para concursos. Livros que já apresentavam exercícios de concursos anteriores, voltados realmente para pessoas que iriam estudar para fazer provas de concursos, ao invés de livros com viés acadêmico.

Resultado de imagem para livros concursos

Os PDFs

E é mais ou menos pelos anos 2000 que as coisas começam a acelerar, graças à Internet. Na virada do milênio, começaram a surgir os famosos materiais em PDF. Os PDFs eram cursos escritos eletronicamente e disponibilizados aos candidatos. Tinham uma preocupação específica em ter uma linguagem mais acessível e abordar com mais precisão o conteúdo que seria cobrado em prova, contendo também exercícios de concursos anteriores. Sua vantagem em relação ao livro voltado para concursos seria a celeridade de atualização. Afinal, uma aula em PDF pode ser corrigida e disponibilizada novamente no mesmo dia; um livro, quando defasado, precisa no mínimo de uma errata (isto se ignorarmos o ciclo mais longo, no qual o texto é enviado novamente à editora, republicado e redistribuído às livrarias). Um PDF permite ao professor ter uma linguagem mais intimista, enquanto os livros ainda exigem do seu autor uma linguagem mais formal.

As Questões de Concursos

Em paralelo, as pessoas perceberiam que fazer muitos exercícios também era importante. Com isso, surgiriam também os sites com Questões de Concurso. Tais sites compilavam os exercícios cobrados em concursos anteriores. Ao praticar exercícios de concursos anteriores, as pessoas começaram a entender melhor a cobrança de concursos, compreender os estilos de cada banca examinadora, e fazer questões também passou a ser um excelente eixo de preparação.

As videoaulas

E, como terceira frente pós-anos 2000, temos as videoaulas. Para suprir a dificuldade e a natural restrição que existem nos cursos presenciais, o mercado começou a oferecer gravações de aulas lecionadas de forma presencial. Para a maioria das pessoas, ouvir outra pessoa explicando um conteúdo ainda é a melhor forma de se aprender. E, embora a experiência não seja a mesma de estar “ao vivo” com o professor, as gravações de videoaulas puderam fazer com que milhões de pessoas pudessem assistir aulas dentro de sua casa, na hora que pudessem.

O sucesso das videoaulas é tamanho que empresas passaram especificamente a gravar aulas em estúdio, voltadas para pessoas que irão assistir ao conteúdo remotamente.

Pois bem, se for pra resumir o que aconteceu após a virada do milênio, três formas de estudo se consolidaram no mercado:

  • o estudo escrito por PDFs;
  • o estudo audiovisual por videoaulas;
  • o estudo por meio de questões de concursos;

Qualquer aprovado em concursos nos últimos cinco anos vai te dizer que estudou por pelo menos duas destas três formas. Alguns usam mais videoaulas, outros usam mais PDFs, todos fazem questões. Mas a receita da aprovação passa, necessariamente, por esta tríade.

Agora, veja comigo: Os PDFs surgiram em 2004; O QConcursos, maior e melhor site de questões do país, surgiu em 2008; O Youtube, maior plataforma de vídeos surgiu em 2005. Então, até novembro de 2019, o que tivemos REALMENTE de evolução na forma de estudar para concursos. A rigor, NADA!

O que tivemos foi um aumento de intensidade na oferta de conteúdo, na mesma medida em que as pessoas usam cada vez mais a Internet.

Hoje em dia, verdade seja dita, é possível estudar para concursos somente pelo Youtube, há bastante material gratuito na Internet. Hoje em dia, dá pra estudar para concursos somente pelo QConcursos, pois existe mais de milhão de questões para concursos por lá. E, nos dias atuais, também temos opções de PDF que vão te trazer conteúdo direcionado para a sua prova.

“Mas, se existem tantas opções por aí, o que eu estou fazendo lendo o seu artigo, Victor Dalton?”

Você está aqui porque, como ao longo de toda a história do concurso público, as pessoas precisam se diferenciar na preparação para concursos para conseguir a aprovação.

Os problemas dos modelos atuais

Sabe qual o problema de estudar pelo Youtube? EXISTE CONTEÚDO INFINITO por lá. Até você se organizar, saber o que é bom e o que é ruim, estudar de forma a fechar o edital, e de forma atualizada, você pode perder ANOS de preparação. ANOS. E perder tempo é a PIOR coisa que alguém que se prepara para concursos pode abdicar. Cada minuto de estudo é precioso para quem sacrifica sono, lazer e contato com a família. Estudar somente pelo Youtube é o barato que sai caro.

Mas estudar por PDFs e videoaulas pagas não tem problema.” – De forma alguma. Estudar por PDFs e videoaulas é excelente! Basta você baixar os PDFs, organizá-los em pastas no seu computador, baixar as videoaulas, colocar na pasta correta também, colocar na nuvem para você acessar em outro lugar, baixar um aplicativo bom para fazer marcações…

Quando estiver lendo e sentir dúvidas? Lembre-se de entrar no site, achar o seu curso, acessar o fórum e enviar a dúvida para o professor. Mas faça a pergunta direitinho! Pois, se o professor não souber o trecho do PDF do qual você está falando, você terá que refazer a pergunta. Verificou o seu email pra saber se o professor respondeu? “Caramba, chegou a resposta mas nem me lembro mais onde que estava a dúvida, já estou estudando outro assunto…

Mas eu adoro imprimir PDFs!” – Excelente, mas não se esqueça que o edital foi atualizado! O professor publicou um novo curso. Não se esqueça de imprimir novamente! “Mas eu quero preservar as marcações daquele conteúdo que não mudou! Como eu vou saber o que mudou e o que não mudou” – Fique tranquilo, tem mais um PDF aqui pra você ler que vai te ajudar a saber o que mudou do PDF antigo para o PDF novo, para que você possa ler a parte certa em cada um dos PDFs…

Ah, eu vou estudar é pelo celular” – Bem, na verdade você não vai, pois mesmo nas telas grandes o PDF fica pequeno, tem que ficar dando zoom, e não dá pra fazer marcações. “Caramba, mas a gente faz TUDO pelo celular, e em pleno 2020 eu não consigo usar o PDF nele…

Cansei, vou fazer questões!” – Maravilha, agora vamos lá fazer questões na plataforma. Se eu ficar com dúvidas, eu vou procurar o PDF que explica aquele assunto depois…., ou então eu copio a questão do site e coloco lá no fórum de dúvidas do professor…

Bem, não sei se você entendeu o meu sarcasmo nos parágrafos anteriores (se você for iniciante talvez não entenda, mas se tiver alguma experiência de estudos sabem BEM do que estou falando). Porém, não é que eu esteja criticando as formas de estudar que já existem. Elas funcionam! (assim como, na época da biblioteca, as pessoas também logravam êxito nos concursos)

Mas você percebeu que, da forma que se estuda HOJE para concursos, existe uma série de pequenos detalhes que diminui e MUITO a produtividade de quem estuda? De quem está sacrificando sono, lazer e tempo com a família sozinho em um quarto, na frente do computador? Esse conjunto de pequenos obstáculos DETONA a produtividade de muita gente. Você não consegue estudar por meia hora, por exemplo, porque o tempo que leva pra se organizar para iniciar os estudos é quase isso. “Mas eu só queria continuar de onde parei…”

E sabe o que é pior? As pessoas se ACOSTUMARAM com essas dificuldades. Mas a gente não!

Por ver todas essas dores que o Direção Concursos e o QConcursos resolveram dar um BASTA. Caramba, estamos em 2020!!! 2020 era pra ser o ano das pessoas com carros voadores, roupa prateada, pistolas de raio laser…

Resultado de imagem para de volta para o futuro skate voador

Mas, se esse futuro não aconteceu, pelo menos você não precisará mais estudar da mesma forma que se estudava em 2004. O PDF 2.0 chegou!

A solução: O PDF 2.0

O PDF 2.0 é o conceito que integra, em um único lugar, PDFs, videoaulas e questões. Você tem TUDO em uma única tela!

Veja, na imagem acima, que você está dentro de um PDF integrado à plataforma de questões. E, a um clique de distância, você tem a videoaula sobre o assunto. É um ganho de tempo inacreditável na forma de estudar.

E se eu quiser continuar o meu estudo pelo celular, já que preciso sair do computador?” – Tudo bem, é só acessar a Mesa de Estudos e continuar de onde parou.

Você não perde o fio da meada. E, pela primeira vez na história dos concursos, temos um PDF que pode ser estudado pelo celular.

Sabe aqueles 30 minutos que você fica no celular antes de dormir? Ou aquela folga de 15 minutos que você tem no trabalho? Pois é… NÃO EXISTE MAIS TEMPO PERDIDO para quem estuda para concursos. Com o PDF 2.0, em qualquer hora e qualquer local, basta você estar com o celular em mãos, e você poderá evoluir na sua preparação!

E as dúvidas que eu envio para o professor?” – Basta selecionar o trecho do PDF que te deixou em dúvida, e enviar diretamente ao professor.

E se o professor me responde, onde eu vejo a resposta? Ora, em qualquer lugar, inclusive na palma da sua mão!

As facilidades que o PDF 2.0 apresenta à pessoa que estuda para concursos não possuem precedentes.

Mas professor, a QUALIDADE do conteúdo é fundamental!” – E é por isso que o DIREÇÃO CONCURSOS está aqui para te guiar.

O PDF 2.0 é fruto da parceria do Direção Concursos com o QConcursos. Juntos, Direção e QC colocaram toda a sua expertise para poder revolucionar a forma que as pessoas estudam para concursos.

Revolucionar o mercado não é bradar “revolução!!!”aos quatro cantos.

Revolucionar é apresentar uma solução para as pessoas e fazê-las se perguntar: “Como é que isso não existia ainda?” “Como que as pessoas estudavam antes sem ter o PDF 2.0?”

E este tem sido o sentimento dos nossos professores e alunos. Sim, professores também, pois o PDF 2.0 também é uma revolução para dentro. Os nossos professores agora produzem aulas de forma muito mais inteligente, e conseguirão fazer aulas muito mais direcionadas e atualizadas, pois eles conseguem atualizar as aulas com procedimentos muito mais simples dos que aqueles que produzem material à moda antiga.

É por isso que você, nosso assinante, está na vanguarda na forma de estudar para concursos.

Eu poderia falar muito mais sobre as funcionalidades do PDF 2.0. E adivinhe só, eu vou falar! Mas não mais neste artigo, pois ele já está demasiadamente extenso.

Por isto, peço que você, nosso assinante, coloque o seguinte link nos favoritos do seu navegador:

https://www.direcaoconcursos.com.br/autor/victor-dalton/

Nele, pretendo escrever semanalmente sobre a nossa Assinatura Ilimitada. São tantas ferramentas e tantos recursos à sua disposição que eu precisarei passar as informações aos poucos, mesmo que a maioria dos recursos seja intuitiva e fácil de usar.

Além disso, a nossa plataforma evolui constantemente, de modo que precisarei apresentar as novidades do assinante periodicamente.

E se você ainda não é nosso assinante, não perca seu tempo! Clique aqui e confira como aderir! (até hoje, 02/01, se assinar por 1 ano ganha outro ano de graça)

Chega mais, aluno gavião. 2020 está apenas começando!

Victor Dalton

P.S: se quiser ver a explicação em vídeo da história dos concursos, pela queridíssima Jaqueline Galuban, confira aqui.

assinatura assinatura direção novidades do assinante pdf 2.0

Victor Dalton

Professor de Informática, Tecnologia da Informação e Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Foi Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG, Analista do Banco Central do Brasil e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Formado em Engenharia da Computação pelo IME. Possui certificações ITIL Foundation e Cobit Foundation.

Comentários