Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso Público: por que as pessoas desistem? Você é assim?

Ronaldo Fonseca Ronaldo Fonseca comentários
13/07/2021, às 12:50 • 2 meses atrás

Para tudo existe uma solução fácil na vida. E, geralmente, é por isso que as pessoas desistem. Apertam o botão da desistência. E, na maior parte das vezes, a solução mais simples, prática e tentadora é entregar os pontos. É mais fácil dizer: “isso não é para mim”. É mais fácil sofrer ao ver os outros “curtindo”a vida enquanto você “só” estuda. E é por isso que as pessoas acham mais fácil apertar o botão da desistência.

O botão da desistência aparece todos os dias em nossas vidas. Todos os dias. Mas você não pode ser uma pessoa que desiste.

Mesmo quando você deixar de ser concurseiro, ele estará lá. Dessa forma, basta você apertá-lo e “resolver” todos os seus problemas. E é por isso que as pessoas desistem. É mais fácil.

Concurso Banco do Brasil: aulão de véspera presencial

O Direção Concursos vai estar com você até a véspera da sua prova! No dia 25 de setembro teremos um encontro PRESENCIAL (respeitando todas as normas sanitárias) para a revisão geral do edital.

Atenção: as vagas são limitadas, então é importante que você adquira o seu lugar com antecedência. Para garantir a sua participação, basta clicar aqui!

Quer exemplos do botão da desistência? Toma!
Briga com namorado(a)? Apertar o Botão da desistência ou conversar? O que é mais fácil?

Acha que não se concentra fácil? Vai de Botão da desistência (se enchendo de remédios sem prescrição) ou vai tentar se esforçar mais?

Matemática tá “soda”? Mais uma apertadinha no Botão da desistência ou vai assumir que sua base é ridícula e que deve estudar conteúdos básicos da época da escola?

Aí você lê um texto que diz que seu conhecimento é ridículo e fica Pluto, para de ler e xinga o autor (botão da desistência) ou reflete e analisa se esse é ou não ou seu caso?

E, para quem estuda para concursos, o medo da “concorrência” é um dos maiores motivos para se apertar o botão da desistência. Eu já tratei dessa tema por aqui.

Ainda não está claro? Então veja outras situações em que muita gente aperta o botão da desistência:

Hoje eu vim aqui para pisar no seu calo! E é por isso que eu não vou deixar que você seja uma dessas pessoas que desistem. Pode reclamar de mim, não me importo. Eu me importo quando imagino que você está estudando menos do que pode! As chances estão por aí! A cada dia fica mais clara a avalanche de concursos vindo por aí.

Peraí que vou pisar em mais calos. Tô azedo hoje, né? Ainda não está claro? Então veja outras situações que fazem as pessoas desistirem de seus sonhos. E o sonho não precisa ser uma Ferrari na garagem. Atualmente, o sonho pode ser um emprego com um mínimo de tranquilidade para você pagar suas contas.

Olha mais alguns exemplos do porquê as pessoas desistem:

Ah, o concurso veio com menos vagas!

Há boatos de que o governo vai acabar com o funcionalismo.

Opa! Começou temporada nova na Netflix!

Aposto que vai ter fraude!

Vai ser muito concorrido

A nota de corte vai ser 101%! Hein…

Eu não posso concorrer com quem é mais “inteligente” que eu!

Eu trabalho, tenho filhos, eu, eu, eu…..

E por que isso acontece? Por que as pessoas desistem?

Logo, há milhares de motivos para você não fazer aquilo que você sabe que deve ser feito. E que só você pode fazer. E você sabe qual resultado virá dessa (in) ação. Quer mais exemplos?

A pessoa começa a estudar e “não tem dinheiro” pra comprar material, mas tem dinheiro pra sair todo final de semana. Aí vai e aperta o botão da desistência porque tem preguiça de começar. Logo, aperta o botão e deixa para semana que vem. E vai adiando, adiando, adiando…

O que separe seus objetivos de suas  realizações é uma ponte chamada DISCIPLINA.

É muito comum que a pessoa demore a agir para o sonho vir a se tornar realidade. E o sonho, acaba tornando-se pesadelo e ressentimento, pois ela sempre toma uma ação que impede que o sonho vire realidade. E tudo porque ela desistiu e ficou pelo meio do caminho.

Essa decisão é um BOTÃO. E você já sabe qual é esse botão, né?

O país está em crise, uma pandemia se instalou. E é por isso que não farei nada. Motivos para apertar o botão sempre existirão.” Indiretamente, escuto isso o tempo todo de pessoas que não tem forças para serem diferentes daquelas que desistem por qualquer motivo.

Ou você aposta agora mesmo em você ou pode virar um viciado em apertar o botão da desistência. Mas percebe que dias viram meses, anos, décadas e a cada vez que o botão é apertado aquilo que era prazer vira sentimento de culpa e sensação de tempo jogado no lixo.

E há uma explicação simples para isso. Já te conto: nosso cérebro busca o prazer e foge da dor. Portanto, fica claro agora que o estudo seria uma fuga da “dor”. E a hora em que você aperta o botão, ativa o “prazer”, que é representado pelo botão. Portanto, espero que a mensagem tenha ficado clara. A princípio você tem a opção de ignorar este texto e fingir que nunca o leu. Mas também tem a opção de refletir e pensar, acima de tudo, no que você vai fazer nessa vida.

Estou escrevendo esse texto quase uma hora da manhã. Preferi fazer isso a apertar o botão da rede social da Netflix ou qualquer outra coisa. Preferi tentar conseguir, ao menos, uma reflexão sua. E, nesse momento, deixei de ser uma pessoa que desiste.

E se você está aqui, lendo até o final a essa hora é porque não quer apertar o botão da desistência.

Estamos quase acabando…

Estamos juntos nessa! Segue meu Insta e depois manda um alô e um direct com a hashtag #botãodireção. Eu vou saber e entender que você decidiu priorizar seus estudos e seu futuro. E , ao contrário de todos os exemplos que te dei, deixo um vídeo para te encher de esperança. O Elton, aprovado em PRIMEIRO lugar na PRF, Polícia Rodoviária Federal, tinha todos os motivos para apertar o botão da desistência. Todavia, ele não é o tipo de pessoa que desiste. Você também pode ser este tipo de pessoa. Só depende de você. Mesmo.

Simbora!!!

Abração, Ronaldo Fonseca – Instagram @profronaldofonseca

Conheça o Michael, aluno do Direção e aprovado no concurso TJ PA

Aula para Banco do Brasil

Concursos 2022: 133 editais previstos para o próximo ano

Ronaldo Fonseca

Aprovado nos concursos da Petrobras e de Auditor Fiscal da SEFAZ/SP (atualmente). Experiência como palestrante, coach, professor e coordenador especializado em concursos públicos.

Comentários