Concursos Abertos Concursos 2020

Cansou de estudar?! 5 dicas para recuperar suas forças

Rodrigo Strassburger Rodrigo Strassburger comentários
30/04/2021, às 11:53 • 2 semanas atrás

Fala, galera! Tudo bem? Aqui é o Rodrigo! Neste artigo, vou falar sobre uma situação pela qual todo concurseiro passa: o cansaço com os estudos e com a dura rotina. Cansou de estudar, meu amigo?! Então aqui trarei dicas para superarmos essas fases difíceis e seguirmos rumo à aprovação. Preparado?! Então… Vem comigo!

Primeiramente, uma pequena introdução para quem ainda não me conhece: meu nome é Rodrigo Strassburger, concurseiro há algum tempo e aprovado em certames importantes. Atualmente, sou Técnico Tributário da SEFAZ/RS. Além disso, obtive sucesso nas provas para os seguintes cargos: Auditor TCE-RJ (primeiro), Auditor CI de Porto Alegre (terceiro), Analista IBGE temporário (primeiro) e Prefeitura de Bombinhas/SC (primeiro).

Contei um pouco mais da minha história aqui nesta entrevista: clique e assista!

Cansou de estudar?!

Estudar para concursos é uma maratona e não uma corrida de 100m rasos. Para chegarmos ao nível da aprovação, um ritmo moderado constante ao longo do percurso traz mais resultados do que impor uma velocidade alucinada em um período curto. Contudo, todo concurseiro chega em uma parte da maratona em que se sente muito cansado. Além disso, temos a ideia de que não estamos evoluindo nos estudos, de que estamos apenas repetindo as coisas e andando em círculos.

O que fazer nesses momentos de dificuldades? Como recuperar o gás e a determinação para continuar nossa jornada? Abaixo vou trazer 05 dicas e alternativas para que possamos superar esses momentos de estagnação e continuar firmes rumo à linha de chegada!

As 5 dicas para quem cansou de estudar

#1 – Diminua o ritmo e descanse

Descansar também faz parte da preparação de qualquer atleta ou concurseiro. Se você perceber que cansou, que chegou no seu limite, e que seus estudos não estão rendendo nada, então pare um pouco! Programe-se para tirar uma ou duas semanas de férias dos estudos, preenchendo a sua agenda com atividades do seu gosto ou simplesmente fazendo nada.

Caso você tenha medo de parar completamente, faça o seguinte: durante essas semanas de descanso, inicie seu dia com 30 minutos de resolução de questões. Depois disso, você está liberado para demais atividades. Dessa forma, você irá apenas diminuir o ritmo e com certeza será mais fácil de retornar ao ritmo normal após esse descanso.

#2 – Diversifique a forma de estudo

Caso você esteja cansado e não aguente mais repetir a leitura de seus PDFs, lei seca e de resolver as mesmas questões, tente criar novas formas de estudo. Por exemplo, tente criar seus próprios mapas mentais. Ou, ainda, crie flashcards para revisão. São métodos de estudo que consomem um pouco do nosso tempo, mas que também nos desafiam, trazendo mais motivação. Dessa forma, o estudo não fica tão repetitivo e você irá absorver o conteúdo de uma maneira diferente.

#3 – Experimente novos materiais ou professores

Às vezes chegamos em um ponto da nossa jornada que já nem aguentamos abrir nossos PDFs, pois temos a impressão que já os revisamos mil vezes! Nessas horas, pode ser interessante variar um pouco de material ou de professor. Assim, temos uma sensação de novidade que nos motiva um pouco mais a continuarmos estudando.

Aliás, esse foi um dos motivos pelos quais eu me matriculei no Direção! Eu queria novos professores “falando” comigo, uma nova visão sobre os assuntos, um novo material para devorar. É claro que eu também já conhecia a qualidade dos professores, hehehe. Esses novos ares me trouxeram mais força para que eu seguisse na minha maratona.

#4 – Faça atividades físicas

O exercício físico nos traz mais força, ânimo e energia para as atividades do nosso dia a dia, inclusive para os estudos. Além disso, estudos mostram a relação entre atividades físicas e o aumento do rendimento cognitivo, da atenção, da concentração e da memória.

Em levantamento feito pelos aprovados João Lara e Raphael Luiz, 78% dos aprovados no último concurso de Auditor do TCE/RJ conciliaram estudos com atividade física. Ou seja, mesmo diante de um certame extremamente concorrido, a maior parte dos candidatos não abriu mão de se exercitar!

Portanto, caso você esteja cansado de estudar, tente incorporar ou aumentar a carga de exercícios físicos durante a semana. Vale mais a pena, por exemplo, estudar 3h30 com 30min de exercícios do que estudar 4h direto.

#5 – Cuide do sono e da alimentação

Vocês já viram algum atleta negligenciar sua alimentação ou sono? Não, né?! Essa mesma atitude deve ser observada pelo concurseiro.

Uma boa noite de sono é essencial para a recuperação das nossas energias e para a retenção do aprendizado. Então, tente relaxar e desligar o cérebro pelo menos 1h antes de ir para cama. Um pouco de meditação também pode ajudar algumas pessoas.

De forma análoga, uma alimentação adequada auxilia o nosso desempenho nos estudos e também nossa qualidade de sono. Dessa forma, priorize alimentos saudáveis, nutritivos e de fácil digestão!

———

É, pessoal, estudar para concursos não é tarefa fácil! A fim de atingirmos um alto desempenho, temos que ter cuidados similares a de um atleta. Durante a jornada, com certeza enfrentaremos momentos de dificuldade e insegurança. Nessas horas, temos que ter a maturidade de escutarmos nosso corpo e adaptarmos nossa rotina de estudos conforme nossa necessidade.

Porém, o fundamental mesmo é que a gente não pare! Devemos manter a nossa caminhada, mesmo que em um ritmo mais lento em certos momentos. A linha de chegada e a vitória é certa para aqueles que seguem com foco e determinação! Desejo, então, muita força e energia positiva pra todo mundo!

Sigam meu Instagram e o Instagram de notícias do Direção Concursos, o Direção News!

Um grande abraço!

Assinatura Ilimitada

Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho de passar em concurso público.

Agora as notícias mais quentes do mundo dos concursos, também podem ser acompanhadas no instagram do Direção News. Basta clicar aqui e acompanhar nossas atualizações diariamente! CLIQUE AQUI E SIGA AGORA MESMO!

concurso mp am e mais
cansei de estudar dicas de estudo estudo para concursos metodos de estudo

Rodrigo Strassburger

Contador Aprovado 1º lugar concurso TCE-RJ - Área contábil Aprovado 3º lugar concurso Auditor de Controle Interno de Porto Alegre Aprovado 1º lugar contador Prefeitura de Bombinhas/SC Aprovado 1º lugar concurso Analista IBGE - Temporário Aprovado SEFAZ/RS

Comentários