Concursos Abertos Concursos 2020

CESPE: 3 assuntos mais cobrados em Estatística

Hugo Lima Hugo Lima comentários
14/09/2020, às 13:35 • 2 semanas atrás

O edital de Agente da PCDF veio idêntico àquele exigido pela banca CESPE na prova para a Polícia Federal em 2018. Naquela ocasião, os conhecimentos de estatística foram cobrados para os cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista.

Parando para analisar as questões do concurso da PF em 2018, podemos ver o seguinte:

Das 10 assertivas da prova de Agente da PF 2018 tivemos

  • 5 assertivas de distribuições de probabilidade
  • 3 assertivas de estimação intervalar
  • 2 assertivas de regressão linear

Das 10 assertivas da prova de Escrivão da PF 2018 tivemos

  • 1 assertiva de teste de hipóteses
  • 3 assertivas de amostragem
  • 3 assertivas de estimação intervalar
  • 3 assertivas de distribuições de probabilidade

Das 10 assertivas da prova de Papiloscopista da PF 2018 tivemos

  • 5 assertivas de distribuições de probabilidade
  • 4 assertivas de regressão linear
  • 1 assertiva de estimação intervalar

A partir dos dados acima, podemos elencar os três tópicos da estatística que mais são cobrados pelo CESPE. Vamos a eles:

1º – Distribuições de probabilidade

Os assuntos relativos à distribuições de probabilidade foram os de maior incidência nas provas de estatística aplicadas pelo CESPE nos três principais cargos da PF (Agente, Escrivão e Papiloscopista).

Aqui cabe destaque à distribuição normal que é, de longe, a mais cobrada pelo CESPE. De um total de 30 assertivas de estatística (10 de Agente, 10 de Escrivão e 10 de Papiloscopista) em 13 delas foram exigidos os conhecimentos de distribuições de probabilidade, sendo que a grande maioria se referiu unicamente à distribuição normal.

No edital o CESPE traz os assuntos de distribuições de probabilidade como subitem do tópico de probabilidade. No entanto, sabemos que as distribuições são um mundo à parte e você encontra tudo isso explicadinho no nosso curso de Estatística para Agente da PCDF.

2º – Estimação intervalar

O CESPE gosta muito desse tema. Aqui o assunto de destaque são os intervalos de confiança, principalmente os de intervalos para a média. As assertivas de estimação intervalar responderam por um total de7 dentre as 30 de estatística. Veja que é um assunto bem cobrado e, por isso, este é um assunto fortemente abordado pelo nosso curso.

Se você estudasse somente distribuições de probabilidade e estimação intervalar, seria capaz de responder praticamente 20 das 30 assertivas desses três cargos da PF (Agente, Escrivão e Papiloscopista) em estatística!

3º – Regressão linear

Não muito longe da estimação intervalar, aparece nosso terceiro assunto mais cobrado. Trata-se do item 4 do edital, qual seja, a regressão linear. Esse assunto teve 6 assertivas em 2018, sendo que teve um peso especial na prova de papiloscopista, onde tivemos 4 assertivas do tópico.

Esse é um assunto que mesmo tendo algum grau de complexidade é, em geral, cobrado de maneira simples. Isso mesmo! O CESPE trouxe em sua maioria assertivas pouco trabalhosas sobre o tema, de forma a possibilitar aos candidatos mais preparados a conquista de importantes pontos na busca da aprovação.

Bom, agora que você já sabe quais foram os pontos do edital mais cobrados na prova do CESPE, mãos à obra, hora de se preparar! Para isso, confira nossos cursos de Estatística para Agente da PCDF e Matemática e Raciocínio Lógico para Agente da PCDF.

estatística cespe estatistica pcdf estatística pf

Comentários