Concursos Abertos Concursos 2022

Chuvas em Minas Gerais: o risco de rompimentos de barragens após quatro anos de Brumadinho

Danuzio Neto Danuzio Neto comentários
12/01/2022, às 06:15 • 5 dias atrás

Nos últimos dias, as notícias sobre os riscos de rompimento de algumas barragens em Minas Gerais têm dado o que falar.

Neste artigo, eu, professor Danuzio Neto, vou explicar o que está acontecendo e como este tema é importante na hora dos seus estudos de Atualidades.

Prejuízos causados pelas chuvas

Com as fortes chuvas em Minas Gerais, diversas barragens estão correndo o risco de transbordamento. Além disso, as principais vias que chegam a Belo Horizonte estão com pontos de interdição: BR 381 (ponte do Paraopeba), BR 262 (ponte do Paraopeba), BR 040 (Nova Lima, local do transbordo da barragem Mina Pau Branco).

Em Betim, o prefeito, Vittorio Medioli, decretou a suspensão das atividades não essenciais do município. Segundo o prefeito, a decisão foi tomada devido às chuvas na cidade.

De acordo com o texto do decreto que determina o encerramento das atividades, as fortes chuvas que estão causando “destruição de estradas, bueiros, provocando alagamentos, causando sérios transtornos no território do município de Betim e colocando à população em risco”.

No sábado (8/1), barragem de Nova Lima transbordou e a empresa responsável, Vallourec, teve as atividades suspensas pela Justiça.

Em Pará de Minas, a barragem da Usina do Carioca pode se romper a qualquer momento. Outras 100 cidades entraram em situação de emergência.

Na última segunda-feira (10/01), as empresas Vale, Usiminas e CSN anunciaram a interrupção das operações em Minas Gerais, por questões de segurança.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado na última terça-feira (11/1), dezenove pessoas já morreram. Além disso, 13.756 pessoas estão desalojadas e 3.481 estão desabrigadas.

No meu canal do telegram, estou divulgado vídeos, fotos e informações que estou recebendo diariamente sobre o que está acontecendo. Entre no canal clicando aqui.

Rompimento da barragem Brumadinho

Os riscos de rompimento das barragens despertaram traumas do ocorrido em Brumadinho, em 2018.

O rompimento da barragem de Brumadinho ocorreu no estado de Minas Gerais e foi o maior acidente de trabalho no Brasil em perdas de vidas e o segundo maior desastre industrial do século.

O desastre industrial, humanitário e ambiental causou a morte de 270 pessoas, incluindo seis desaparecidas.

Cobranças em provas

Sobre esse tema, acho importante o candidato entender três pontos:

  1. Conceitos geográficos relacionados a estas dinâmicas, como clima e relevo, por exemplo
  2. Desdobramentos socioeconômicos para pessoas, empresas e governos
  3. Políticas Públicas, envolvimento do terceiro setor e investimentos privados necessários para a superação do cenário de desastre

A exemplo, veja só a cobrança de uma questão que envolvia Brumadinho:

(IBFC – MGS – 2021)

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

“Às 12h28 do dia 25 de janeiro de 2019, um mar de rejeitos vindo da barragem de Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, contaminou o rio. O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) constatou que o _______________, no trecho entre Brumadinho e Pompéu, está impróprio para consumo e agricultura” (G1, 2021).

a) Rio Paraopeba  

b) Rio Juruá 

c) Rio Jari 

d) Rio Tapajós 

RESOLUÇÃO: No Desastre de Brumadinho, os rejeitos que vazaram das minas atingidas pelo rompimento da barragem atingiram o rio Paraopeba. No dia do desastre, seis prefeituras de municípios próximo à Bacia do Paraopeba emitiram alertas à população para não se aproximarem dos rios.

Resposta: A 

Viu como foi tranquila esta questão? Conheça, então, meus cursos aqui do Direção Concursos para você não ter nenhuma dúvida com questões deste tipo:

Grandes abraços, pessoal!

Professor Danuzio Neto

Telegram:https://t.me/profdanuzioneto

Instagram: https://instagram.com/danuzioneto

Coragem para mudar de vida

A retomada e a publicação de importantes editais já são aguardadas para 2022. São esperadas mais de 236 mil vagas e pelo menos 170 editais.

Para que você saia na frente da concorrência, o Direção e o QConcursos colocaram o preço da Assinatura Ilimitada no chão! Tenha coragem para mudar de vida em 2022. Seja ilimitado!

brumadinho chuvas em minas gerais

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.

Comentários