Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Chuvas na Bahia: entenda as causas dos fortes temporais

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Danuzio Neto28/12/2021

28/12/2021

Olá pessoal, sou professor Danuzio Neto e, neste artigo, vamos entender qual a causa do forte temporal que atinge a Bahia. De acordo com último levantamento, vinte pessoas morreram por conta das fortes chuvas que atingiram o estado na última semana.

Além de o número ter aumentado para vinte mortes, o governador da Bahia, Rui Costa, declarou situação de emergência em 72 municípios na última segunda-feira (27/12).

Ao todo, os números, até a publicação deste artigo, são de mais de 16 mil pessoas desabrigadas e de 19.580 pessoas que precisaram sair de suas casas.

As principais cidades atingidas foram Itabuna, Itamaraju, Jucuruçu, Eunápolis, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.

Mas o que está por trás das chuvas da Bahia? 

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as fortes chuvas foram causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Esta zona é formada por uma faixa de nuvens que se estende do sul da região amazônica até a área do Atlântico Sul.

Desta forma, a umidade da Amazônia é canalizada para Bahia. É muito comum, segundo o Inmet, a ZCAS durante o verão e com a duração de três a quatro dias.

No entanto, alguns especialistas apontaram peculiaridades nas fortes chuvas deste dezembro. De acordo com o que especialistas declararam à BBC Brasil, a ZCAS neste ano atingiu o sul da Bahia com muito mais força.

Entre os motivos, elencaram três fatores: a La Niña, a depressão subtropical e o aquecimento global.

No momento, diversas instituições estão recolhendo doações para ajudar as vítimas das enchentes. A Ordem de Advogados da Bahia (OAB-BA) reuniu uma lista com algumas (clique aqui e confira):

Instituto Liga do Bem
Pix CNPJ
35.759.019/0001-09

Grupo Amigos da Praia
@gap_ilheus 
Pix: 330137950001-21

Amigos Solidários
@amigossolidarios
Pix: 417593340001-20

SOS Itambé
Banco do Brasil
Agência 0282-8
Conta: 16155-1
Paróquia São Sebastião de També
Bradesco
Agência 0273
Conta: 93213-2
União Leste Brasileira (Igreja Adventista)

SOS Ibicuí
Igreja Batista de Ibicuí
CNPJ 16.238.248/0001-25
Banco do Brasil
Agência 1068-5
CC: 10237-6

Como concursos públicos cobram mudanças climáticas

É muito comum que, em provas de concursos públicos, sejam cobradas questões sobre extremas mudanças climáticas e tragédias ambientais. 

Especialmente quando são situações atípicas, como foi o caso da tragédia de Brumadinho, que esteve presente em diversas provas nos anos seguintes.

Por isso, é importante estar atento aos motivos que causaram as chuvas na Bahia e acompanhar todo o desenrolar desta calamidade.

Somente para demonstrar como clima e mudanças climáticas podem ser cobradas, confira abaixo uma questão aplicada recentemente:

(PREFEITURA DE CABEDELO – Educa – 2020) Rios transbordando, ruas inundadas, carros boiando. O ano de 2020 começou com chuvas fortes que atingiram diversas cidades brasileiras. Em zonas urbanas, as chuvas elevam o nível dos rios e causam transbordamentos, enchentes e deslizamentos de terra, colocando em risco vidas humanas e gerando prejuízos econômicos. No dia 24 de janeiro, em Belo Horizonte (MG), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou a maior chuva da história de Belo Horizonte (MG) – um recorde de 171 mm em 24 horas.

Disponível em:https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/ chuvas-e-ilhas-de-calor-entenda-as-causas-das-enchentes-e-deslizamentos-nas-cidades—carolina-cunha.htm

Sobre as mudanças climáticas no Brasil, julgue os itens como (V) para VERDADEIRO ou (F) para FALSO:

( ) O Brasil apresenta variados tipos de climas. As regiões que mais chove no verão são: a Sudeste, Centro-Oeste e no norte da Região Sul. No Nordeste, as chuvas desse tipo são mais frequentes em fevereiro e março. Na Região Norte, costuma chover o ano todo. Na maior parte do Sul, os temporais são mais frequentes no inverno.

( ) A urbanização não planejada ou mal planejada potencializa as enchentes. Nas áreas urbanas, existem diversos rios, nascentes, riachos e córregos. A falta de vegetação e áreas de terra, nas margens dos rios, prejudica o escoamento e a absorção de água pelo solo.

( ) Segundo o IBGE, mais de 8 milhões de pessoas vivem em áreas com risco potencial de enchentes e deslizamentos de terra. Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) são as cidades com maior risco.

( ) As chuvas extremas sempre existiram, mas elas devem ter uma maior frequência neste século. Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC), autoridade científica das Nações Unidas, as mudanças climáticas vão provocar o aumento de eventos climáticos extremos como tornados e chuvas com granizo, rajada de vento e chuva com precipitação superior a 400 mm/h nos próximos 100 anos. 

A sequência CORRETA é: 

Alternativas

A) V, V, F, F

B) V, V, F, V

C) V, V, V, V

D) V, F, V, F

E) F, F, F, V

Resposta correta: LETRA C

Viu como foi tranquila esta questão? Conheça, então, meus cursos aqui do Direção Concursos para você não ter nenhuma dúvida com questões deste tipo:

Até mais, pessoal!

Telegram:https://t.me/profdanuzioneto

Instagram: https://instagram.com/danuzioneto

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

 Concursos PúblicosConcursos Públicoschuvaschuvas na bahia
Danuzio Neto

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.