Concursos Abertos Concursos 2020

Como elaborar o recurso para discursiva do TJPR

Sergio Varella Sergio Varella comentários
31/10/2019, às 14:14 • 3 semanas atrás

Fala, gente! Beleza?

Pessoal, aqueles que fizeram o concurso do TJPR sabem dos atrasos e dificuldades que tiveram que passar. Até para divulgar o resultado da discursiva quase mataram alguns de angústia, liberando apenas hoje 31/10/19 a lista e apenas amanhã o espelho.

Agora chega uma fase de suma importância. O recurso da prova discursiva.

Vou resumir para vocês os principais passos que devem ser observados na elaboração do seu recurso.

Primeira dica: faça o recurso, nunca vi alguém ter a nota diminuída.

Não adianta brigar com a banca. É mais ou menos como discutir com seu pai ou mãe quando você ainda era uma criança de 10 anos. No final, por mais certo que você esteja e palavra definitiva é deles.

A Cebraspe tem uma grande vantagem. Ela libera um espelho padrão para a resposta, ou seja, você deve apenas apontar onde e como abordou os pontos presentes no espelho. Ela demonstra ainda os critérios para se enquadrar em cada nota.

Nesse caso, só resta a você apontar para o avaliador que realmente abordou os pontos presentes no espelho da banca. Nem que o tenha feito usando outras palavras, em outra ordem. O importante é demonstrar de forma clara e objetiva para o avaliador que você realmente abordou o item solicitado pela banca.

Como escrever o seu recurso?

1) Vocativo

A maioria dos professores é bem receoso em lidar com banca. Andam pisando em ovos como se estivessem pedindo um favor. Você não pode ser arrogante, mas não precisa de “Excelentíssima banca avaliadora”.

Pode começar seu texto com um simples e educado: “Prezado avaliador…”, Prezada Banca…

2) Objeto do recurso.

Você sempre deve começar apresentando o seu pedido. “Solicito a revisão da nota do item XXX, por entender que….”, “Solicito a majoração da nota pelos motivos a seguir”.

3) Argumentos

Aqui você demonstrará que sua resposta está de acordo com a resposta padrão da banca (quando existe) ou indicar que a sua resposta está correta de acordo com os critérios que banca apresentou no edital (quando não tem espelho padrão).

Você deve ser objetivo e sucinto. Sempre que você precisar de muita informação, dar voltas para explicar algo, já é um indicativo que você pode estar forçando a barra. Quando a resposta está correta, normalmente, com poucas palavras e pouco esforço é possível demonstrar para o avaliador o seu ponto de vista e convencê-lo de alterar a nota.

4) Conclusão

No final sempre retome o seu pedido e se possível já facilite a vida do avaliador demonstrando o quanto ele deve aumentar a nota.

“Diante do exposto, solicito a majoração da nota de xx para yy”.

Resumo da ópera

Faça o seu recurso, sempre que observar um espaço, uma chance por menor que ela seja.

Se contratará um especialista ou se fará sozinho é um decisão sua. Mas lembre-se que investir alguns reais no apoio de um especialista pode significar um bom salário no final do mês quando você tomar posse.

As vagas são limitadas. Façam logo a sua reserva.

Caso avaliemos e não vejamos possibilidade de recurso, o valor será integralmente devolvido.

Clique e confira os recursos para o concurso TJ PR

concurso tj pr recurso concurso tj pr recursos concursos publicos resultado concurso tj pr resultado tj pr

Comentários