Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Dicas de como estudar controle externo

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Rodrigo Strassburger10/06/2021

10/06/2021

Fala, pessoal! Tudo bem? Aqui é o Rodrigo! Vamos falar sobre estudo para concurso público para área de controle? Nunca é demais lembrar que essa área está bombando este ano! Quer pegar umas dicas valiosas para a sua preparação rumo ao cargo de auditor de tribunal de contas? Então… Vem comigo!

Antes, uma pequena introdução para quem ainda não me conhece: meu nome é Rodrigo Strassburger, concurseiro há algum tempo e aprovado em concursos importantes. Atualmente, sou Técnico Tributário da SEFAZ/RS. Além disso, obtive sucesso nas provas para os seguintes cargos: Auditor TCE-RJ (primeiro), Auditor CI de Porto Alegre (terceiro), Analista IBGE temporário (primeiro) e Prefeitura de Bombinhas/SC (primeiro).

Contei um pouco mais da minha história aqui nesta entrevista: clique e assista!

Concurso público para área de controle

Pessoal, a área de controle está oferecendo muitas oportunidades em 2021 e a tendência é que continue assim em 2022. Só neste ano, mesmo com a pandemia, já tivemos provas para o TCE-RJ e pro TCDF.

Além disso, nas últimas semanas também tivemos publicação do edital do TCE-AM e do TCE-PI. Existe, ainda, o concurso do TCM-SP, que está suspenso desde o ano passado, mas que terá suas inscrições reabertas assim que for retomado. E, claro, há muita expectativa para o concurso do TCU, que já teve autorização para ocorrer e está com comissão formada!

Ou seja, a hora para começar a se preparar para a área de controle é AGORA!

Entretanto, os concursos da área de controle são muito concorridos e tendem a cobrar uma quantidade grande de disciplinas. Isso acaba deixando os concurseiros, especialmente os iniciantes, um pouco perdidos na hora de começar a estudar.

Diante dessa situação, trarei a seguir algumas dicas que podem fazer grande diferença para a sua aprovação. Continue comigo!

Dica # 1 – Mantenha um foco

Atualmente, para obter a aprovação em um concurso público de alto nível, é fundamental que o concurseiro vire especialista naquela área. Foque, primeiramente, em apenas uma área de estudo! Desse modo, não desperdiçamos tempo e atenção em disciplinas que não cairão em nossa prova e poderemos realizar um estudo mais profundo naquilo que realmente importa.

Essa dica é extremamente valiosa no momento atual em que estamos. Isso porque já existe movimentação para diversos concursos grandes para a área fiscal (Receita Federal, fiscos estaduais e municipais… ) e para área de controle (TCU, TCEs, CGU…). A fim de alcançarmos a aprovação, devemos, em um primeiro momento, focar em apenas uma área até ficarmos craques nela.

Atirar para todos os lados geralmente é a receita do fracasso. Assim, somente após atingirmos um elevado grau de conhecimento em determinada área é que poderemos pensar em arriscar em outro tipo de prova.

Dica # 2 – Domine as disciplinas básicas

Os editais de concurso público para a área de controle costumam ser longos e bastante abrangentes. Contudo, é possível identificar um núcleo duro de disciplinas que está presente em quase todas as provas de tribunais de contas. São elas:

  • Português
  • Direito Administrativo
  • Direito Constitucional
  • Controle Externo
  • Auditoria Governamental
  • AFO
  • Contabilidade Pública
  • Contabilidade Geral

O candidato que não estiver craque nessas matérias não será aprovado. Portanto, temos que buscar um aproveitamento mínimo de 80% de acertos em questões dessas disciplinas antes de encarar o estudo de outras matérias mais específicas.

Ah, além disso, são essas áreas de conhecimento que podem cair em sua prova discursiva, como veremos mais adiante. Então, atenção redobrada!

Dica # 3 – Resolva muitas questões da sua banca

Para chegar à aprovação, é fundamental que sejam resolvidas milhares de questões de concursos anteriores. Esse é o principal treino, pois assim é possível fixar o conteúdo e identificar o que a banca costuma cobrar nas provas.

Ou seja, além de ser o principal método de revisão do conteúdo estudado, a resolução de questões o ajudará a conhecer o estilo de cobrança da banca.

Mas qual será a banca do meu concurso público? Meu amigo, ultimamente o Cebraspe (CESPE) vem dominando as provas da área de controle, salvo algumas raras exceções. Então minha dica é: estude com questões do CESPE! Com certeza é o maior custo x benefício.

Ah, por fim, uma última dica nesse ponto: assinando o plano ilimitado do Direção Concursos, além das aulas, você terá acesso ao sistema do QConcursos, que possui milhares e milhares de questões para você treinar!

Dica # 4 – Estude a lei seca

Muitos alunos relutam em fazer a leitura das leis na íntegra, artigo por artigo. Todavia, esse pode ser um erro que pode custar caro.

Em levantamento feito pelos futuros auditores João Lara e Raphael Luiz, 70% dos aprovados no último concurso público de Auditor do TCE/RJ tinha o hábito de realizar a leitura de leis na íntegra com frequência.

Isso porque a leitura da lei seca é fundamental para o aluno entender melhor o conteúdo e serve também como uma excelente ferramenta de revisão. Além disso, as bancas costumam copiar artigos das leis e colar na sua prova, perguntando se está certo ou errado.

Abaixo, vou citar as principais leis e normativos que o candidato deve estudar para área de controle:

  • Leis de Licitações e Contratos: lei 14.133/21 (nova lei) e as antigas lei 8.666/93 e lei do pregão;
  • Constituição Federal (especialmente os artigos 70 a 75 e 163 a 169);
  • Lei Orgânica e Regimento Interno do órgão que está realizando o concurso;
  • LC 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal)
  • Lei 4.320/64
  • Seções do Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP).

Ressalva-se que não é necessário decorar as leis, já que a leitura frequente e a realização de marcações e anotações são suficientes para o candidato resolver as questões de prova.

Dica # 5 – Estude as discursivas

As questões discursivas aparecem em todos os editais para a área de controle e são decisivas para aprovação ou eliminação do candidato. Recomenda-se o início da preparação para esse tipo de prova após o concurseiro ter um conhecimento razoável das matérias básicas da área de controle (ver dica # 2).

Geralmente, os tribunais de contas exigem respostas de questões por escrito e também a elaboração de um parecer técnico. Portanto, a preparação para a prova discursiva não deve se restringir à teoria das disciplinas cobradas. Para conseguir uma boa colocação, os candidatos também devem estudar as técnicas de resolução e a estrutura de pareceres técnicos.

Isso pode nos assustar no início da caminhada, mas nada que muito treino e simulações não resolvam. Vale pegar uma folha em branco e responder questões antigas simulando o ambiente e tempo de prova. Ao longo da preparação, a gente percebe que vai ficando cada vez mais confiante para a discursiva.

Um último e importante conselho…

Bom, pessoal, com certeza todas as dicas que trouxe aqui para vocês me ajudaram muito para que chegasse à aprovação. Mas o fundamental mesmo para o sucesso é bem mais simples: dedicação, disciplina e regularidade.

Com dedicação, disciplina e regularidade nos estudos com certeza, mais cedo ou mais tarde, alcançaremos o cargo dos nossos sonhos. E, assim, todo o esforço será recompensado!

Desejo, então, muita força e energia positiva pra todo mundo!

Sigam meu Instagram e o Instagram de notícias do Direção Concursos, o Direção News!

Um grande abraço!

Está pronto para conquistar seu cargo dos sonhos em 2025?

Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?

  • Material 100% focado no conteúdo que cai na prova: Sem enrolação, sem excesso. Só o que você realmente precisa;
  • Aulas e recursos atualizados com os melhores professores do mercado;
  • Sistema de questões e simulados para testar seus conhecimentos e ganhar confiança.

E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

concursos publicos
AprovadosConcursos de Tribunais de Contascomo estudar para concursoscomo estudar para controle externodicas para controle externo
Rodrigo Strassburger

Rodrigo Strassburger

Contador Aprovado 1º lugar concurso TCE-RJ - Área contábil Aprovado 3º lugar concurso Auditor de Controle Interno de Porto Alegre Aprovado 1º lugar contador Prefeitura de Bombinhas/SC Aprovado 1º lugar concurso Analista IBGE - Temporário Aprovado SEFAZ/RS

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 14

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.