Concurso Banco do Brasil: saiba como você deve estudar!

Neste artigo, mostraremos como você pode estudar para o cargo de Agente Comercial do Banco do Brasil. Eu já fui nomeado em alguns concursos. E conheço bem a Banca do concurso do BB: a Cesgranrio

Por

Ronaldo Fonseca
Compartilhe este artigo
Imagem - Concurso Banco do Brasil: saiba como você deve estudar!

Um dos certames mais concorridos é o concurso Banco do Brasil, que oferece oportunidades para diversas regiões do país e exige nível médio de formação.

Na expectativa de uma nova seleção, após zerar a lista de convocação de 4.479 aprovados, saiba como você deve estudar e aumentar as chances de aprovação.

Conheça os cursos do Direção para este concurso!

Vamos ao edital 2021?

Neste artigo, mostraremos como você pode estudar para o cargo de Agente Comercial do Banco do Brasil, de acordo com o edital de 2021. Eu já fui nomeado em alguns concursos e conheço bem a banca do concurso do BB: a Cesgranrio.

Este material é para quem deseja passar no concurso Banco do Brasil e eu não tenho dúvidas: se você compreender bem este material aqui, tem plenas condições de beliscar uma das vagas que serão oferecidas.

– Ah, Ronaldo. “Só paga 3 conto por mês”.

Você tá brincando comigo, né? Mais de 3 salários (fora um monte de benefício) para trabalhar 6 horas por dia. É pouco? Não, né?

E tem mais: quem é promovido passa a receber mais de 10 mil reais por mês. Sem ter que fazer outro concurso. Entendeu as vantagens?

– Mas é CLT? Não tem estabilidade?

Eu já fui CLT na Petrobras. E te garanto: quem trabalha direitinho nunca (nunca mesmo) é demitido. Não é como na iniciativa privada em que você é demitido do dia para a noite. Lá, o processo é demorado e o banco sempre precisa de gente comprometida. E, na prática, se você trabalhar bem (com dedicação) vai ter que negar pedidos para virar gerente.

E nem vou perder tempo explicando os benefícios, até porque você pode acessar os detalhes dos salários e benefícios dos servidores clicando aqui!

No edital do concurso Banco do Brasil de 2021, o cargo de escriturário foi separado em duas atividades. Quem escolheu concorrer para Agente Comercial, já sabia que iria trabalhar nas agências do BB, com foco de atender e vender os produtos.

Imagino que uma das maiores preocupações dos concurseiros é saber o que deve priorizar nos estudos e quais são as matérias mais “fáceis” e as mais “difíceis”.

Vamos fazer uma breve análise dos seguintes temas:

  • Banca Cesgranrio
  • Peso das Disciplinas
  • Prazo até a prova
  • Estudo por PDF ou vídeo aulas?
  • Como organizo meus estudos?

Cesgranrio e concurso Banco do Brasil

Vamos começar a análise pela banca Cesgranrio, que é uma banca tradicional e que fazia muitos concursos no Rio de Janeiro – principalmente para a Petrobras. Eu mesmo já enfrentei essa banca (e ganhei).

O cuidado que você precisa ter é com a marcação das alternativas. Acontece de ela colocar opções muito similares em algumas poucas situações, você precisa escolher a menos pior – ou a mais “certa”. Ou seja: se isso acontecer na próxima prova do BB, mantenha a calma.

Sinceramente: é uma banca mais previsível que Cebraspe e FCC. Mas se você não está acostumando com concursos, relaxe pois é uma boa banca examinadora.

O que é mais importante saber: se você tiver conhecimento mínimo do assunto da questão, dificilmente você vai errar. Geralmente a organizadora coloca uma ou duas opções que fazem algum sentido. As demais alternativas costumam ser meio absurdas.

Prazo até a prova

Você tem um excelente prazo para estudar BEM para o concurso que ainda aguarda os trâmites para um novo certame.

Quando escrevi este artigo, faltavam cerca de 3 meses para realização das provas do edital de 2021. Com 4 horas de dedicação por dia, neste período, você tem mais de 360 horas de estudos!

Mas, sejamos sinceros: provavelmente dá para você conseguir umas horas adicionais. Mas o que interessa é que dá tempo de você chegar brigando por uma das milhares de vagas!

E você não pode ficar catando material por aí. precisa de um conteúdo já organizado e validado por bons professores. Para a última prova do concurso Banco do Brasil, o Direção Concursos preparou um material gratuito, com um resumo direcionado de tópicos importantes das disciplinas. Para fazer o download gratuito, clique aqui.

Foi o que nosso aluno, o Elton, aprovado em primeiro lugar da PRF fez. E ele é apenas o exemplo mais recente. Assista aqui a entrevista completa.

Peso das Disciplinas

Não recomendo que você deixe nenhuma disciplina de lado no concurso Banco do Brasil. Explico: mesmo nas mais complicadas, há oportunidades boas para garantir alguns pontos.

Espero que já tenha lido as matérias cobradas. Mas se não viu, deixa que te explico:

As provas foram compostas por 70 questões, porém algumas matérias tiveram mais questões e mais peso que outras. Logo, valeram mais!

Mas note que quase todas as questões valem 1,5 ponto por acerto.

As exceções são Língua Inglesa e Atualidades, cujas questões valem apenas 1 ponto cada. As duas matérias valem 10% da sua prova (em pontos). Dá para jogar fora? Não!

Mesmo quem nunca estudou inglês consegue aprender a fazer a prova (sim, é assim que ensinamos Inglês no Direção). É Inglês para fazer prova de concurso. Nada de se matricular no CCAA…rs

Tabela de Disciplinas e Pesos

DISCIPLINAS QuestõesPontos por
Questão
TOTAL
Língua Portuguesa101,515
Língua Inglesa515
Matemática51,57,5
Atualidade do Mercado Financeiro515
Matemática Financeira51,57,5
Conhecimentos Bancários101,515
Conhecimentos de Informática151,522,5
Vendas e Negociação151,522,5
TOTAIS70100100

Vou direto ao assunto: as quatro matérias que sempre requerem atenção e que foram cobradas na última prova são:

  • Vendas e Negociação (22,5 pontos)
  • Informática (22,5 pontos)
  • Conhecimentos Bancários (15 pontos)
  • Português (15 pontos)

Os candidatos também foram avaliados por meio de redação, que foi eliminatória. Depois de ler o artigo inteiro, volte aqui e assista essa aula. Você vai perder o medo de fazer Redação.

Não vou te enganar: é bastante matéria para estudar nestas 4 disciplinas, mas o grau de cobrança não é muito profundo.

Vale lembrar que você, como futuro servidor e vendedor dos produtos do Banco terá que aprender assuntos bem diversos, como:

  • Marketing digital
  • Bitcoin
  • Mercado de capitais
  • Inbound marketing
  • Linux
  • Sintaxe

Mas, repito: os assuntos, normalmente, são cobrados de forma superficial!

  • Matemática Financeira
  • Inglês
  • Atualidades do Mercado Financeiro
  • Matemática

E 15, dos 25 pontos, estavam previstos para as duas “Matemáticas”. A matemática traz desde temas que você já viu na escola, como conjuntos e regra de três, até proposições lógicas (raciocínio lógico). Creio que a parte mais complexa seja a de funções, mas adianto que é possível aprender, ok?

Em suma, não abandone as “matemáticas”.

E os outros 25%, Ronaldo? Eles estão nas demais disciplinas:

Estudo por PDF ou Vídeo aulas para o concurso Banco do Brasil?

No Direção você tem as duas opções.

Dica básica: se você já teve algum contato com a disciplina ou tem facilidade, foque no PDF. É um material escrito e direcionado para que você poupe tempo e acelere o estudo.

Mas, imagine que você nunca tenha estudado Matemática Financeira e que você tenha trauma desde a época da escola. Eu te garanto que você consegue aprender, mas recomendaria que assistisse às vídeo aulas do Prof. Arthur Lima, aqui no Direção Concursos.

Como organizar meus estudos?

Este é o momento mais importante! É aqui que você precisa planejar a organização dos seus estudos. Note que eu repliquei a nossa tabela de matérias. Veja que em “% dos pontos” você vai ver as disciplinas com maior peso.

Como já conversamos, não é para usá-la e decidir abandonar matérias (isso pode até acontecer, mas não é o ideal).

Olhe para a tabela e veja como você vai fazer seu preenchimento:

DISCIPLINAS Questões% dos pontosAloque suas horas disponíveis AQUI
Língua Portuguesa1015%
Língua Inglesa55%
Matemática57,5%
Atualidade do Mercado Financeiro55%
Matemática Financeira57,5%
Conhecimentos Bancários1015%
Conhecimentos de Informática1522,5%
Vendas e Negociação1522,5%
TOTAIS

Como preencher a tabela acima (parte 1)

  1. Estime quantas horas você vai conseguir estudar por dia para o concurso Banco do Brasil. Considere feriados, dias úteis e finais de semana. Seja honesto(a). Não adianta dizer que vai estudar 10 horas por dia ou que vai acordar às 3 da manhã para estudar. Estime aquilo que você vai conseguir fazer nos próximos meses;
  2. Imagine que você estimou 400 horas. Agora você vai distribuir estas 400 horas na coluna em branco. São 8 matérias. Se você fizer uma média simples, teria que reservar 50 horas para cada disciplina (400 / 8). Mas não é assim que faremos;
    1. Lembre-se de que fizemos a coluna “% dos pontos”. É hora de usá-la. Vamos pegar duas matérias como exemplo: Informática e Vendas (ambas com 22,5% dos pontos). Em tese, deveríamos reservar 22,5% de nosso tempo para cada uma delas, ou seja, 22,5% de 400 horas. Isso daria 90 horas de estudos para cada uma. Muito bom! Mas não é só isso.
  • Imagine que você já estudou quase todo o conteúdo de Informática, mas não não sabe nada sobre “Vendas e Negociação”. Nesse caso, você pode reduzir sua carga horária de Informática para, por exemplo, 45 horas. Assim, sobrarão 45 horas para você alocar em outra matéria.
  • Seguindo no exemplo: por ora, você tem 90 horas para Vendas e Negociação + 45 horas para Informática.
  • Suponha que você seja ruim em Matemática e Matemática Financeira. As duas juntas valem 22,5% dos pontos. Seriam mais 90 horas de estudos (30 horas por mês). Imagine que você seja muito ruim mesmo e ache que precisa de mais do que essas 90 horas. Tudo bem! Lembra que sobraram 45 horas de Informática? Pronto! Você pode pegar umas 30 horas e colocar esse tempo extra nestas matérias. E ainda sobram mais 15 horas (eram 45 horas) para usar em, por exemplo, Conhecimentos Bancários.

Esta é a estrutura básica para você montar sua carga horária. A partir daí, a cada dia que você estudar, vá anotando e riscando o que já foi estudado. Imagine que ia estudar 45 horas de Informática. Hoje, você estudou duas horas. Vá até a planilha, risque as 45 horas e sinalize que agora você ainda tem 43 horas para estudar Informática.

Simples assim!

Se seguir estas regras básicas, tenho certeza de que você vai levar uma vaga de Escriturário do Banco do Brasil para casa 🙂

Eu e toda a Equipe Direção estamos na torcida por você.

Em junho de 2021, foi realizada uma aula inaugural do edital de 2021, com explicações de como estudar e o conteúdo inicial de Conhecimentos Bancários.

Confira no vídeo abaixo:

Forte abraço

Ronaldo Fonseca

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

Compartilhe este artigo
banco do brasil concurso
concurso bb
NACIONAL
Ronaldo Fonseca

Ronaldo Fonseca

Aprovado nos concursos da Petrobras e de Auditor Fiscal da SEFAZ/SP (atualmente). Experiência como palestrante, coach, professor e coordenador especializado em concursos públicos.