Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso Banco do Brasil: saiba como você deve estudar!

Ronaldo Fonseca Ronaldo Fonseca comentários
25/06/2021, às 15:18 • 3 meses atrás

Vamos organizar o edital?

Neste artigo, mostraremos como você pode estudar para o cargo de Agente Comercial do Banco do Brasil. Eu já fui nomeado em alguns concursos. E conheço bem a Banca do concurso do BB: a Cesgranrio. Este material é para quem deseja passar no concurso Banco do Brasil. E só. E eu não tenho dúvidas: se você compreender bem este material aqui, tem plenas condições de beliscar uma das 4.480 vagas. É muita, muita, muita, VAGA!

– Ah, Ronaldo. “Só paga 3 conto por mês”.

Você tá brincando comigo, né? Mais de 3 salários (fora um monte de benefício) para trabalhar 6 horas por dia. É pouco? Não, né?

E tem mais: quem é promovido passa a receber mais de 10 mil reais por mês. Sem ter que fazer outro concurso. Entendeu as vantagens?

– Mas é CLT? Não tem estabilidade?

Eu já fui CLT na Petrobras. E te garanto: quem trabalha direitinho nunca (nunca mesmo) é demitido. Não é como na iniciativa privada em que você é demitido do dia para a noite. Lá, o processo é demorado e o banco sempre precisa de gente comprometida. E, na prática, se você trabalhar bem (com dedicação) vai ter que negar pedidos para virar gerente.

E nem vou perder tempo explicando os benefícios, até porque o edital saiu ontem e se você está aqui é porque precisa de orientação.

O cargo de escriturário foi separado em duas atividades. Quem escolheu concorrer para Agente Comercial, já sabe que irá trabalhar nas agências do BB. E o seu foco será atender e vender os produtos.

A esta altura, imagino que esteja preocupado em saber o que deve priorizar nos estudos e quais são as matérias mais “fáceis” e as mais “difíceis”.

Vamos fazer uma breve análise dos seguintes temas:

  • Banca Cesgranrio
  • Peso das Disciplinas
  • Prazo até a prova
  • Estudo por PDF ou vídeo aulas?
  • Como organizo meus estudos?

Cesgranrio e concurso Banco do Brasil

Vamos começar a análise pela banca Cesgranrio. É uma Banca tradicional e que fazia muitos concursos no Rio de Janeiro – principalmente para a Petrobras. Eu mesmo já enfrentei essa banca (e ganhei). O cuidado que você precisa ter é com a marcação das alternativas. Acontece de ela colocar opções muito similares. E, em algumas poucas situações, você precisa escolher a menos pior – ou a mais “certa”. Ou seja: se isso acontecer na prova do BB, mantenha a calma.

Sinceramente: é uma banca mais previsível que Cebraspe e FCC. E menos previsível que a Vunesp. Mas se você não está acostumando com concursos, relaxe. É uma boa Banca examinadora.

O que é mais importante saber: se você souber o mínimo do assunto da questão, dificilmente você vai errar. Geralmente ela coloca uma ou duas opções que fazem algum sentido. As demais alternativas costumam ser meio absurdas.

Prazo até a prova

Você tem um excelente prazo para estudar BEM para o concurso do BB. Escrevi este artigo em 25/06/2021. De hoje até a prova você tem 93 dias para estudar! Com 4 horas por dia você terá mais de 360 horas de estudos!

Mas, sejamos sinceros: provavelmente dá para você conseguir umas horas adicionais. Mas o que interessa é que dá tempo de você chegar brigando por uma das milhares de vagas!

E você não pode ficar catando material por aí. Precisa de um conteúdo já organizado e validado por bons professores. Foi o que nosso aluno, o Elton, aprovado em primeiro lugar da PRF fez. E ele é apenas o exemplo mais recente. Assista aqui a entrevista completa.

Peso das Disciplinas

Não recomendo que você deixe nenhuma disciplina de lado no concurso Banco do Brasil. Explico: mesmo nas mais complicadas, há oportunidades boas para garantir alguns pontos.

Espero que já tenha lido as matérias cobradas. Mas se não viu, deixa que te explico. Você terá que encarar 70 questões.

Porém, algumas matérias possuem mais questões e mais peso que outras. Valem mais!

Mas note que quase todas as questões valem 1,5 ponto por acerto.

As exceções são Língua Inglesa e Atualidades, cujas questões valem apenas 1 ponto cada. As duas matérias valem 10% da sua prova (em pontos). Dá para jogar fora? Não! Mesmo quem nunca estudou Inglês consegue aprender a fazer a prova (sim, é assim que ensinamos Inglês no Direção). É Inglês para fazer prova de concurso. Nada de se matricular no CCAA…rs

Tabela de Disciplinas e Pesos

DISCIPLINAS QuestõesPontos por
Questão
TOTAL
Língua Portuguesa101,515
Língua Inglesa515
Matemática51,57,5
Atualidade do Mercado Financeiro515
Matemática Financeira51,57,5
Conhecimentos Bancários101,515
Conhecimentos de Informática151,522,5
Vendas e Negociação151,522,5
TOTAIS70100100

Vou direto ao assunto: você não conseguirá sua vaga sem mandar bem nestas 4 matérias:

  • Vendas e Negociação (22,5 pontos)
  • Informática (22,5 pontos)
  • Conhecimentos Bancários (15 pontos)
  • Português (15 pontos)

E você também precisará fazer redação (que será eliminatória). Depois de ler o artigo inteiro, volte aqui e assista essa aula. Você vai perder o medo de fazer Redação.

Ora, 75% dos pontos estão aqui, em 4 disciplinas!

Não vou te enganar. É bastante matéria para estudar nestas 4 disciplinas. Mas dá tempo, pois o grau de cobrança não é muito profundo. Mas você, como vendedor dos produtos do Banco terá que aprender assuntos bem diversos, como:

  • Marketing digital
  • Bitcoin
  • Mercado de capitais
  • Inbound marketing
  • Linux
  • Sintaxe

Mas, repito: os assuntos, normalmente, são cobrados de forma superficial!

  • Matemática Financeira
  • Inglês
  • Atualidades do Mercado Financeiro
  • Matemática

E 15, dos 25 pontos, estão nas duas “Matemáticas”. A Matemática traz desde temas que você já viu na escola, como conjuntos e regra de três, até proposições lógicas (raciocínio lógico). Creio que a parte mais complexa seja a de funções. Mas adianto que é possível aprender, ok?

Em suma, não abandone as “matemáticas”.

E os outros 25%, Ronaldo? Eles estão nas demais disciplinas:

Estudo por PDF ou Vídeo aulas para o concurso Banco do Brasil?

No Direção você tem as 2 opções.

Dica básica: se você já teve algum contato com a disciplina ou tem facilidade, foque no PDF. É um material escrito e direcionado para que você poupe tempo e acelere o estudo.

Mas, imagine que você nunca tenha estudado Matemática Financeira. E que você tenha trauma desde a época da escola. Eu te garanto que você consegue aprender, mas recomendaria que assistisse às vídeo aulas do Prof. Arthur Lima, aqui no Direção Concursos.

E, se você for rápido, pode aproveitar a promoção que está no ar. O conteúdo completo com 30% de desconto. E você pode baixar todo o material (em vídeo e PDF). São os mesmos professores que ajudam a aprovar os primeiros colocados dos concursos mais difíceis do país.
Até o dia 30/06/21 você consegue pagar ainda menos. Acesse aqui e use o cupom BBEDITAL30

Como organizar meus estudos?

Este é o momento mais importante! É aqui que você precisa planejar a organização dos seus estudos. Note que eu repliquei a nossa tabela de matérias. Veja que em “% dos pontos” você vai ver as disciplinas com maior peso.

Como já conversamos, não é para usá-la e decidir abandonar matérias (isso pode até acontecer, mas não é o ideal).

Olhe para a tabela e veja como você vai fazer seu preenchimento:

DISCIPLINAS Questões% dos pontosAloque suas horas disponíveis AQUI
Língua Portuguesa1015%
Língua Inglesa55%
Matemática57,5%
Atualidade do Mercado Financeiro55%
Matemática Financeira57,5%
Conhecimentos Bancários1015%
Conhecimentos de Informática1522,5%
Vendas e Negociação1522,5%
TOTAIS

Como preencher a tabela acima (parte 1)

  1. Estime quantas horas você vai conseguir estudar por dia para o concurso Banco do Brasil. Considere feriados, dias úteis e finais de semana. Seja honesto(a). Não adianta dizer que vai estudar 10 horas por dia ou que vai acordar às 3 da manhã para estudar. estime aquilo que você vai conseguir fazer nos próximos meses;
  2. Imagine que você estimou 400 horas. Agora você vai distribuir estas 400 horas na coluna em branco. São 8 matérias. Se você fizer uma média simples, teria que reservar 50 horas para cada disciplina (400 / 8). Mas não é assim que faremos;
    1. Lembre-se de que fizemos a coluna “% dos pontos”. É hora de usá-la. Vamos pegar duas matérias como exemplo: Informática e Vendas (ambas com 22,5% dos pontos). Em tese, deveríamos reservar 22,5% de nosso tempo para cada uma delas, ou seja, 22,5% de 400 horas. Isso daria 90 horas de estudos para cada uma. Muito bom! Mas não é só isso.

Como preencher a tabela acima (parte 2) – Concurso Banco do Brasil

  1. Imagine que você ja estudou quase todo o conteúdo de Informática, mas não não sabe nada sobre “Vendas e Negociação”. Nesse caso, você pode reduzir sua carga horária de Informática para, por exemplo, 45 horas. Assim, sobrarão 45 horas para você alocar em outra matéria.
  2. Seguindo no exemplo: por ora, você tem 90 horas para Vendas e Negociação + 45 horas para Informática.
  3. Suponha que você seja ruim em Matemática e Matemática Financeira. As duas juntas valem 22,5% dos pontos. Seriam mais 90 horas de estudos (30 horas por mês). Imagine que você seja muito ruim mesmo e ache que precisa de mais do que essas 90 horas. Tudo bem! Lembra que sobraram 45 horas de Informática? Pronto! Você pode pegar umas 30 horas e colocar esse tempo extra nestas matérias. E ainda sobram mais 15 horas (eram 45 horas) para usar em, por exemplo, Conhecimentos Bancários.

Esta é a estrutura básica para você montar sua carga horária. A partir daí, a cada dia que você estudar, vá anotando e riscando o que já foi estudado. Imagine que ia estudar 45 horas de Informática. Hoje, você estudou duas horas. Vá até a planilha, risque as 45 horas e sinalize que agora você ainda tem 43 horas para estudar Informática.

Simples assim!

Se seguir estas regras básicas, tenho certeza de que você vai levar uma vaga de Escriturário do Banco do Brasil para casa 🙂

Eu e toda a Equipe Direção estamos na torcida por você. E não se esqueça da nossa promoção, hein! Vou botar aqui mais uma vez: pega a promoção e use o cupom BBEDITAL30.

E se você gostou do texto, saiba que nossos alunos matriculados irão receber um curso em vídeo para orientar seus estudos na Reta Final!

E, hoje, dia 28 de junho, às 19h30, vai rolar a aula de abertura. Vamos te explicar como estudar e já te passar o conteúdo inicial de Conhecimentos Bancários.

Já acesse a aula e clique em “Definir Lembrete”

Aproveita e segue o Instagram do Direção Concursos 🙂 @direcaoconcursos

Forte abraço

Ronaldo Fonseca

banco do brasil 2021 banco do brasil concurso banco do brasil edital publicado concurso bb técnicas de estudos

Ronaldo Fonseca

Aprovado nos concursos da Petrobras e de Auditor Fiscal da SEFAZ/SP (atualmente). Experiência como palestrante, coach, professor e coordenador especializado em concursos públicos.

Comentários