Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Como migrar do concurso TJ SP para o concurso PM SP?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Caio Gomes28/10/2021

28/10/2021

Olá, pessoal! Com a realização das provas do concurso TJ SP neste final de semana (31/10), muitos concurseiros podem estar se perguntando como aproveitar o que já foi estudado para outros certames. Um Edital que abriu recentemente e que está RECHEADO de vagas é o concurso PM SP.

São nada mais, nada menos, que 2700 VAGAS (e tem todo ano, viu?)! 😳

Obviamente, nem todos que almejam uma vaga no Poder Judiciário possuem perfil para Concursos Policiais, mas há aqueles que estão dispostos a tentar uma vaga na corporação, e é aí que eu entro: vamos ver o que dá para aproveitar depois da provinha do TJSP e já engatar a 6ª marcha para chegar voando e garantir uma vaguinha na PM mais bem estruturada do país? #PARTIU! ✈️

MATÉRIAS EM COMUM NO CONCURSO TJ SP E PM SP

Analisando o Edital, percebemos de cara as seguintes matérias em comum: Português, Matemática, Informática, Atualidades e Direito Constitucional.

Então, por exclusão, o concurseiro focado no TJSP e que deseja migrar os estudos para a PMSP deverá estudar do zero: História Geral, História do Brasil, Geografia Geral, Geografia do Brasil, Constituição do Estado de São Paulo e a Lei de Acesso a Informação (+ Decreto Regulamentador), o que podemos resumir em: História, Geografia, Constituição de SP e Legislação, beleza?

Essas matérias que acabei de falar deverão ser priorizadas caso você já tenha um bom conhecimento nas matérias em comum, ok?

DISSECANDO AS BÁSICAS

Pessoal, entre as matérias básicas, é comum a VUNESP trazer nas provas da PMSP 20 questões de Português, 15 de Matemática, 3 de Atualidades, 5 de Informática e 5 de Legislação. Foi como veio no último concurso, realizado no início de 2021, beleza? As disciplinas de História e Geografia corresponderam a 12 questões (20% da nota da objetiva).

Então, vejam só: com os conteúdos estudados no TJSP, o nobre concurseiro consegue aproveitar entre 70% a 80% da prova da PMSP! 📈

Vamos ver disciplina por disciplina o que é comum aos dois cargos?

PORTUGUÊS

Na disciplina de Português, o conteúdo é EXATAMENTE o mesmo. Os itens 1, 2 e 3 do Edital PMSP estão contidos nos itens 1 a 7 do Edital TJSP. O restante permanece igual. Aqui, o concurseiro deve se preocupar bastante em interpretação de texto, que costuma vir em peso na prova. 📝

Além disso, é importante o aluno revisar em classes de palavras as noções trazidas por conjunções e as circunstâncias dos advérbios. Revise também todo o assunto de pontuação e crase, que além de serem objeto de constante cobrança, terão especial relevância na hora de escrever sua dissertação, ok?

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO NA PM SP

Em Matemática, a VUNESP não trouxe os assuntos de MDC, regra de três composta, média aritmética ponderada, juros simples, equações do 2º grau. O concurseiro deverá também ficar atento com o item 13.

As questões relativas a esses itens poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos, sequências, conforme se extrai do Edital TJSP.

INFORMÁTICA 💻

O que NÃO CAI na PMSP e que consta no concurso TJ SP é o conteúdo relativo ao MS Teams (chats, chamadas de áudio e vídeo, criação de grupos, trabalho em equipe: Word, Excel, PowerPoint, SharePoint e OneNote, agendamento de reuniões e gravação). O restante foi CTRL+C + CTRL+V da VUNESP, beleza? Então, aqui o concurseiro deve focar em fazer questões como forma de revisar o conteúdo, show?

ATUALIDADES NO CONCURSO TJ SP e PM SP

A PMSP não cobra a Lei nº 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, mas exigirá do candidato conhecimentos relativos a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir de 6 (seis) meses anteriores à publicação deste Edital, divulgados na mídia local e/ou nacional.

Aqui, vale dar uma olhadinha no nosso material de atualidades, que traz em um único lugar os acontecimentos mais relevantes para fins de cobrança pela VUNESP, beleza?

DIREITO CONSTITUCIONAL NO CONCURSO TJ SP e PM SP

No Título II (Dos Direitos e Garantias Fundamentais), O Capítulo II Direitos Sociais) NÃO CAI, mas cai o Capítulo IV (Direitos Políticos).

E ATENÇÃO! O Capítulo V (Partidos Políticos) não será cobrado!

O que também veio de diferente em relação ao TJSP foi o Título III, Capítulo VII, Seção III (Dos Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios), o que é uma obviedade, dada a natureza do cargo, e o Título V, Capítulo III (Segurança Pública), pelo mesmo motivo anteriormente citado.

Aqui, caso o aluno não possua tanto tempo, deverá focar na Letra da Lei, já que a VUNESP não costuma se aprofundar nesses concursos em jurisprudência.

DEMAIS DISCIPLINAS 🤔

Sugiro, por fim, que os concurseiros priorizem em suas preciosas horas de estudo para a PMSP nas disciplinas de História do Brasil e Geografia do Brasil, haja vista a menor cobrança de História Geral e Geografia Geral em concursos militares. Entretanto, nunca é bom deixar nada de lado, só para garantir mais pontinhos na hora da prova, não é mesmo?

Não vejo muito custo x benefício no estudo COMPLETO dos assuntos relativos à Constituição do Estado de SP, haja vista a baixa incidência no número de questões que virá na prova, portanto priorizem o Título III, Capítulo III – Da Segurança Pública.

Leia nosso .pdf relativo à Lei de Acesso a Informação + Decreto Estadual Regulamentador apenas para saber quais os principais artigos cobrados e os decore para garantir pontos caso a VUNESP traga alguma questão simples. Pode ter certeza: se vier algum artigo MUITO ESPECÍFICO, a maioria dos candidatos não irão acertar.

Portanto, foco naquilo que traz mais probabilidade de ser cobrado, certinho?

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Chegamos ao fim de mais um artigo, pessoal! O Concurso da PM SP é uma ótima oportunidade para quem deseja iniciar 2022 com um salário que beira os R$ 4.000, o que garante certa segurança para continuar os estudos, caso você tenha outros objetivos em vista, ou até mesmo garante uma vaga na principal corporação do país.

Veja que mais de 60% do concurso TJ SP está contido no concurso PM SP o que deve ser aproveitado pelos concurseiros que desejam uma vaga para 2022!

Não deixe de estudar nosso MATERIAL COMPLETO para a PMSP, que traz o conteúdo DIRECIONADO para a sua aprovação. Nosso preço é simplesmente IMBATÍVEL, com professores de ALTÍSSIMO NÍVEL!

Qualquer dúvida ou sugestão, dá uma passadinha no meu Instagram (@caio_gomz), estou (quase) sempre disponível! Hehe 🤣

Abraço e bons estudos, galera!

Um emprego para a VIDA TODA

Mais de 100 mil vagas estão disponíveis em concursos públicos (mesmo para quem nunca estudou para um edital). 

Participe da nossa aula gratuita no dia 06/05, às 8h,  e entenda como partir do zero à aprovação em um emprego para a vida toda!

Quem estiver ao vivo terá condições únicas, claro!

semana do trabalhador direcao concursos 2024
concursos publicos
concurso pm spconcurso pm sp 2021concurso tj spedital tj sppm sppm sp 2021
Caio Gomes

Caio Gomes

Técnico Judiciário (TJAM). Aprovado nos seguintes concursos: PF (2018), PRF (2019), IBGE (2019), TJAM (2019), PCPA (2021), DEPEN (2021). Graduando em Direito (La Salle). Pós-Graduando em Direito Penal e Processo Penal (LEGALE).

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.