Concursos Abertos Concursos 2022

Como organizar os estudos para o concurso TCU

Paulo Moreira Paulo Moreira comentários
13/10/2021, às 12:35 • 1 semana atrás

Fala, galera! Beleza? Aqui quem fala é o Paulo Moreira e hoje quero falar sobre um dos concursos mais desejados do Brasil: o concurso de Auditor do Tribunal de Contas da União (concurso TCU).

Em maio deste ano foi autorizado a realização do concurso dele. A autorização foi para 20 vagas para o cargo de Auditor de Controle Externo e formação de cadastro reserva (só um detalhe: no último concurso mais de 50 aprovados no cadastro foram chamados e no penúltimo todo o cadastro foi chamado).

Hoje quero te falar sobre como se planejar para este concurso que é um dos mais cobiçados da Administração Pública.

Lembrando que o material de estudos completo poderá ser visto aqui!

Antes de começar, é importante você saber que para o concurso TCU, provavelmente, teremos apenas o cargo de Auditor de Controle Externo – Auditoria Governamental. Então, será nele que iremos focar ao montar esse planejamento.

No último concurso do TCU foram cobradas 20 matérias divididas da seguintes forma:

Conhecimentos Gerais

  1. Língua Portuguesa
  2. Língua Inglesa
  3. Raciocínio Analítico
  4. Matemática Financeira
  5. Noções de Estatística
  6. Controle Externo
  7. Direito Constitucional
  8. Direito Administrativo
  9. Direito Civil
  10. Direito Processual Civil
  11. Direito Penal
  12. Auditoria Governamental
  13. Análise de Informações

Conhecimentos específicos

  1. Noções de Economia do Setor Público e da Regulamentação
  2. Contabilidade Geral
  3. Administração Financeira e Orçamentária
  4. Análise das Demonstrações Contábeis
  5. Contabilidade de Custos
  6. Contabilidade Pública
  7. Administração Pública

Existem dois grandes erros que você pode acabar cometendo na hora de fazer seu planejamento de estudos:

  1. Estudar todas as matérias ao mesmo tempo;

Imagine comigo; se você tem 30 horas para estudar por semana e coloca as 20 matérias no seu cronograma semanal, você terá 1,5 hora de estudo para cada matéria.

Isso quer dizer que você vai avançar tão devagar em cada matéria que acabará desmotivando e, consequentemente, desistindo.

  1. Estudar apenas uma matéria por vez.

Por outro lado, se você estuda uma matéria por vez, você pode acabar “enjoando” de estudar apenas um assunto por muito tempo ou pode acabar “esquecendo” as primeiras matérias quando chegar nas últimas.

E então Paulo, como eu faço para estudar essa quantidade de matéria de forma harmônica, não esquecendo o que estudei logo no início e também conseguindo avançar no estudo até conseguir fechar todo o edital?

SOLUÇÃO: ESTUDO POR FASES

A melhor solução para o estudo do TCU é o estudo por fases. Como funciona isso, Paulo?

É o seguinte, você tem que pegar as 20 matérias e dividi-las em fases de avanço. Para isso, deve considerar a importância das matérias na prova e também o tamanho da matéria.

Assim, para o concurso do TCU a divisão fica da seguinte forma:

O estudo por fases, funciona da seguinte forma: quando você está na fase, você avança apenas na teoria das matérias daquela fase. Enquanto isso, as matérias das fases anteriores ficam “em manuteção”.

“O que é ‘em manutenção‘, Paulo?”

Eu chamo de manutenção porque você vai apenas realizar a manutenção e a fixação dos conteúdos que você aprendeu. Ou seja, você vai revisar e fazer exercícios das matérias que estudou.

Por exemplo:

Na fase 1, você estuda apenas as matérias da fase 1: Português, Direito Constitucional, Administrativo, Administração Financeira e Orçamentária e Contabilidade Geral.

Na fase 2, você deixa essas matérias da fase 1 “em manutenção” (revisão e exercícios). Além disso, você estuda a teoria das matérias da fase 2: Administração Pública, Economia, Contabilidade Pública, Controle Externo e Auditoria.

Na fase 3, você deixa as matérias da fase 1 e 2 “em manutenção” (revisão e exercícios). Além disso, você estuda a teoria das matérias da fase 3.

Na fase 4, você deixa as matérias da fase 1, 2 e 3 “em manutenção”. Além disso, você estuda a teoria das matérias da fase 4.

É fácil? não! Mas você não acha que um concurso com um salário inicial acima de R$ 20 mil vai ser fácil, né?
Mas é possível e se você for organizado nos estudos, vai ser mais fácil! Acredite!

Com organização você vai vencer todas as 20 matérias desse concurso e não ser esmagado pelo conteúdo programático. Você pegou o monstro gigantesco e dividiu ele em fragmentos mais fáceis de lidar.

Esse foi meu primeiro artigo aqui no blog e quero trazer muito mais conteúdo para te ajudar a conquistar sua sonhada vaga no TCU.

Fez sentido pra você? Ou você prefere estudar todas ao mesmo tempo?

Comenta aqui embaixo o que achou. Quero saber sua opinião sobre organização para esse concurso. Qualquer coisa, manda um direct lá no meu instagram @paulomoreira.jr.

Um abraço,

Paulo Moreira Jr

O melhor material do mundo dos concursos públicos no preço que você pede durante os outros meses do ano. No dia 31 de outubro, é prudente que você participe da live de lançamento. É sério: participe. Algumas chances só aparecem uma vez na vida!

concursos publicos
concurso tcu edital tcu tcu tribunal de contas da união

Paulo Moreira

Auditor do Tribunal de Contas da União. Bacharel em Ciências Militares pela AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras – turma de 2010); Cursou a Graduação de Fortificação e Construção no Instituto Militar de Engenharia. Aprovado no concurso da PCDF.

Comentários