
Essa semana foi retificado o grupo de trabalho para realizar o concurso do TCU, reacendendo a chama do edital. Com isso, recebi muitas perguntas sobre como se preparar para o concurso TCU antes do edital ser publicado.
Portanto, separei uma série de informações para te ajudar na preparação usando o último edital.
Lembrando que o último concurso para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo (AUFC) do TCU ocorreu em 2015 e foi organizado pela banca Cebraspe.
Como se preparar para o concurso TCU analisando o último edital
O Edital do concurso pode ser obtido no seguinte aqui
Considerando que o certame em questão ofereceu vagas para duas áreas de especialidade, é importante observar que as provas foram divididas em 4 blocos:
- P1: Objetiva – Conhecimentos gerais;
- P2: Objetiva – Conhecimentos específicos.
- P3: Discursiva – Conhecimentos gerais;
- P4: Discursiva – Conhecimentos específicos
Neste caso, as provas P1 e P3 eram comuns às duas áreas de atuação. Por sua vez, cada área teve uma P2 e P4 específica, com conhecimentos relacionados às atividades a serem desempenhadas no cotidiano do cargo. Em qualquer caso, temos um total de 200 questões objetivas, 3 questões discursivas e 1 peça técnica
Portanto, cada prova teve a seguinte pontuação final correspondente:
- P1: 100 questões (peso 1) – 100 pontos;
- P2: 100 questões (peso 1) – 100 pontos;
- P3+ P4: 100 pontos
Peso de cada disciplina do concurso TCU
Um aspecto a se ressaltar foi a não divulgação do número de questões que seriam cobradas em cada matéria (como de costume quando se trata da banca Cespe), o que gerou dúvidas nos candidatos quanto ao que priorizar durante a preparação pós-edital.
Veja a distribuição das disciplinas, quantidade de itens/questões e respectivos pesos no quadro abaixo para a área de Auditoria Governamental:
| DISCIPLINAS | QUESTÕES | QUANTIDADE | PESO |
| P1: CONHECIMENTOS GERAIS | |||
| Português | 1 a 15 | 15 | 7,50% |
| Inglês | 16 a 20 | 5 | 2,50% |
| Raciocínio Analítico | 21 a 25 | 5 | 2,50% |
| Matemática Financeira | 96 a 100 | 5 | 2,50% |
| Estatística | 91 a 95 | 5 | 2,50% |
| Controle Externo | 26 a 35 | 10 | 5,00% |
| Direito Constitucional | 36 a 42 | 7 | 3,50% |
| Direito Administrativo | 43 a 49 | 7 | 3,50% |
| Direito Civil | 50 a 56 | 7 | 3,50% |
| Direito Processual Civil | 57 a 63 | 7 | 3,50% |
| Direito Penal | 64 a 70 | 7 | 3,50% |
| Auditoria Governamental | 71 a 80 | 10 | 5,00% |
| Informática / Análise Informações | 81 a 90 | 10 | 5,00% |
| P2: CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS | |||
| Economia Setor Público | 101 a 114 | 14 | 7,00% |
| Contabilidade Geral | 115 a 129 | 16 | 8,00% |
| Contabilidade de Custos | 145 a 157 | 13 | 6,50% |
| Análise Dem. Contábeis | 130 a 144 | 15 | 7,50% |
| AFO / Financeiro | 173 a 186 | 14 | 7,00% |
| Contabilidade Pública | 158 a 172 | 15 | 7,50% |
| Administração Pública | 187 a 200 | 13 | 6,50% |
Dessa maneira, é possível visualizar com clareza a relevância de cada matéria. Isso já permite estimar qual importância dada pela banca a cada uma das disciplinas! Mas isso ainda não é a importância que você deve dar a cada uma.
Explico…
Considerando que nos dias atuais as notas de corte estão bem altas, é necessário buscar cada ponto possível. Mesmo naquelas matérias em que seu conhecimento é raso, ou até inexistente, não é admissível errar questões fáceis – Para as quais basta um conhecimento simplista, conceitual.
Falta apenas uma informação… A sua facilidade ou dificuldade em cada uma!
Montando o seu planejamento para o concurso TCU
Agora é hora de calcular quanto tempo cada disciplina irá tomar durante os seus estudos. Você deverá considerar:
- Quantos % dos pontos correspondem àquela matéria;
- Volume da matéria, conforme delimitação do edital;
- Seu conhecimento prévio naquela matéria;
- Sua facilidade ou dificuldade.
Para isso, é preciso considerar tanto a relevância de cada matéria conforme a estrutura do edital (relevância atribuída pela banca) como a dificuldade que possui com aquele conteúdo.
Volume da matéria X Conhecimento Prévio
Tomemos como exemplo o conteúdo programático de Auditoria Governamental do último edital do TCU. Geralmente, os conteúdos seguem a mesma sequência lógica do estudo da matéria, começando pelos tópicos introdutórios e chegando aos tópicos de conclusão. Ao final, costuma ocorrer a adição de algumas leis que fazem parte do estudo geral da matéria:
É interessante destacar com cores distintas os assuntos do edital, no intuito de separá-los entre conteúdos (I) bem dominados, (II) pouco dominados e (III) jamais vistos. Prefira fazer no próprio computador, pois você poderá alterar a cor à medida que for prosseguindo nos seus estudos pós-edital. Veja o exemplo abaixo:

Aqui, optamos por classificar os conteúdos bem dominados em amarelo; os pouco dominados em azul; e os jamais vistos em rosa. Você pode seguir categorias diferentes de destaque – Como, por exemplo, conteúdos que demandam contato urgente ou conteúdos pouco importantes.
Facilidade ou dificuldade em cada uma das matérias
Com isso, conseguimos definir as variáveis 2 (Volume da matéria, conforme delimitação do ultimo edital) e 3 (Seu conhecimento prévio naquela matéria). Ficando por último, a variável 4: Sua facilidade ou dificuldade em cada uma das matérias. Monte uma tabelinha e coloque dificuldade em cada uma da matérias:
| Disciplins Iniciais | Dificuldade: F, M ou D | |
| 1 | Língua Portuguesa | M |
| 2 | Raciocínio Lógico-Matemático | F |
| 3 | Direito Constitucional | F |
| 4 | Direito Administrativo | M |
| 5 | Contabilidade Geral | M |
| 6 | Contabilidade Pública | D |
| 7 | Administração Financeira e Orçamentária | D |
| 8 | Tecnologia da Informação | D |
| 9 | Controle Externo | M |
| 10 | Auditoria Governamental | D |
Com essas variáveis, é possível estimar quanto vamos precisar nos dedicar em cada matéria. Agora, basta você pegar seu tempo disponível e dividir entre as matérias.
Para os alunos iniciantes, recomendo começar pelas matérias citadas na tabela a cima. Pois caso não tenha tempo suficiente para estar competitivo para o TCU, essas matéria lhe permitirão disputar com boas condições os principais concursos da área de controle do país!
Para os alunos avançados, é hora de afiar o machado e trabalhar bastante com questões!
Curtiu? Sigam-me no instagram e confiram mais dicas de estudos para concursos públicos! E se tiver alguma dúvida, pode ficar a vontade para entrar em contato comigo!
Conheça os cursos completos do Direção para o Concurso TCU com garantia de atualização até a prova!
Abraços, pessoal!
Resumo do Concurso TCU
- Situação: comissão formada
- Cargo: Auditor
- Vagas: 20
- Escolaridade: nível superior
- Banca: a definir
- Remuneração inicial: R$ 22.000
- Último concurso: 2015 (Auditor e Técnico)
- Editais: edital TCU Auditor
- Cursos: cursos completos para o concurso TCU com garantia de atualização até a prova
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

