Concursos Abertos Concursos 2020

Concurso PF e PCDF: o que estudar em Estatística e Raciocínio Lógico?

Arthur Lima Arthur Lima comentários
13/10/2020, às 07:12 • 2 semanas atrás

Fala, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim. Eu sou o professor Arthur Lima e neste artigo quero mostrar para vocês quais são os principais conteúdos de Estatística e Raciocínio Lógico não podem ficar de fora dos seus estudos focados no concurso PF e concurso PCDF.

Antes, não custa lembra-los a situação que se encontra cada uma dessas seleções. Como se sabe, o edital para o concurso PCDF está publicado, mas suspenso, e veio bastante parecido com o último edital para a Polícia Federal, que terá novo edital publicado ainda em 2020. Vamos lá?

CURSOS para o concurso pf e concurso PCDF
Confira os cursos do Direção para esta área de estudos

Sabe fazer boas revisões?

Saber fazer revisões é fundamental no seu ciclo de estudos. Em poucos minutos, o professor Ronaldo Fonseca te dá uma dica de como organizar as suas:

Concurso PCDF: situação

Primeiro vamos ver a situação do concurso PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal). Essa seleção teve edital publicado em julho, com suspensão determinada no mês de setembro.

Serão 1.800 vagas postas em disputa, sendo elas dividias em 600 para provimento imediato e o restante para a formação de um cadastro de reservas.

Como eu disse anteriormente, esse concurso veio com edital muito parecido àquele destinado à Polícia Federal e, por isso, trouxe a cobrança das disciplinas que leciono (Estatística e Raciocínio Lógico).

Uma batalha judicial está acontecendo, com vistas à definição de quando essas provas serão retomadas.

Confira os cursos do Direção para o concurso PCDF
Confira os cursos do Direção para o concurso PCDF

Concurso PF: situação

A seleção mais esperada do ano é, sem sombra de dúvidas, o concurso PF (Polícia Federal). Já anunciado por diversas autoridades do órgão e do alto escalão do governo federal, o certame já foi autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Serão 2.000 vagas divididas entre os cargos de delegado (300), agente (1.016, escrivão (600) e papiloscopista (84). Segundo cronograma vazado no primeiro semestre deste ano, o edital deve ser publicado em dezembro, com provas aplicadas em abril de 2021. Confira a seguir.

  • Assinatura do contrato com a organizadora: 23 de novembro de 2020
  • Publicação de edital: 8 dezembro de 2020
  • Aplicação das provas objetivas e discursivas: 11 de abril de 2021
  • TAF: 12 a 13 de junho de 2021
  • Aplicação do exame médico: 17 e 18 de julho de 2021
  • Prova de digitação: 22 de agosto de 2021
  • Avaliação psicológica: 26 de setembro de 2021
  • Heteroidentificação de candidatos negros: 31 de outubro de 2021
  • Avaliação de títulos: 22 a 26 de novembro de 2021
  • Resultado final: 21 de dezembro de 2021
  • 1º Curso de Formação: janeiro de 2022
  • 2º Curso de Formação: julho de 2022
Confira os cursos do Direção para o concurso PF
Confira os cursos do Direção para o concurso PF

Concurso PF e PCDF: o que estudar em Estatística?

Mas sem muita enrolação, vamos ao que interessa, não é mesmo? O que eu devo estudar na disciplina de estatística para essas provas? Em quais pontos da matéria eu devo ter mais atenção? É isso que veremos agora!

Erro comum

Em primeiro lugar, vale um registro importantíssimo: um dos principais erros cometidos pelos alunos é achar que basta estudar os tópicos iniciais da disciplina: a chamada estatística descritiva (média, mediana, moda, desvio padrão).

O que mais cai?

Não caia nesse erro! Só para se ter uma ideia, olhando as últimas provas (como a do último concurso PF) observei que a maioria das questões foram de temas mais avançados, como os seguintes:

  • Estimação pontual e intervalar (intervalos de confiança);
  • Testes de hipóteses;
  • Regressão linear;
  • Análise de variância;
  • Distribuições de probabilidade discretas e contínuas.

Apesar de serem assuntos mais avançados, a boa notícia é que a cobrança se limita, na maioria das vezes, nos tópicos introdutórios desses temas mais complexos.

Por isso, a minha dica é passar por todos esses temas, inclusive os mais avançados, tentando aprender e focar, pelo menos, nos conceitos e fórmulas mais básicos.

Concurso PF e PCDF: o que estudar em Raciocínio Lógico?

No caso da disciplina de Raciocínio Lógico, os conteúdos mais cobrados e, portanto, os principais da matéria são: lógica de proposições e lógica de argumentação.

Vale o registro de que, nas provas de Raciocínio Lógico e Matemático do Cebraspe, por exemplo, esses temas costumam ser metade dos itens. A sua prova do concurso PCDF é dessa banca. A do concurso PF provavelmente também…

Porém, as estruturas lógicas (que são aqueles probleminhas variados que tratam de sequências, verdades e mentiras, associações lógicas, padrões etc) seriam um terceiro item bem visto em provas de diversas bancas.

Portanto, não deixe de passar pelos temas aqui registrados, pois a possibilidade de alguma (ou algumas) questões serem relacionadas a eles é muito grande. Em provas desse porte, não dá para perder questões dessas duas disciplinas.

Black November

Vem aí o Black November do Direção! Comece agora a pensar no seu futuro! ⠀

No dia 1 de Novembro, às 20h, acontecerá a maior Black Friday de todos os tempos. Clique na imagem abaixo e reserve a sua vaga no maior evento para concursos do ano, e esteja preparado para 2021:

Resumo concurso PCDF

Resumo concurso PF

notícias concurso PF e concurso PCDF

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

concurso estadual concurso federal Concurso pcdf concurso pf concurso polícia federal concursos estaduais concursos federais estatística estatistica pcdf estatística pf

Arthur Lima

Professor em cursos para concurso há mais de 7 anos. Engenheiro Aeronáutico pelo ITA e aprovado nos concursos de Auditor e Analista da Receita Federal. No Direção Concursos é responsável pelas disciplinas de Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira e Estatística, e é um dos coordenadores do site.

Comentários