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Concurso PF: gabarito extraoficial de Português

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José Maria23/05/2021

23/05/2021

Fala, pessoal! Tudo bem? Professor José Maria na área com as questões de Português do concurso PF. O que acharam do nível das questões?

A prova foi a mesma para os três cargos: Agente, Escrivão e Papiloscopista! Abaixo, você pode conferir as minhas respostas! Lembrando que o Cebraspe faz vários tipos de provas, então confira pelo enunciado e não pelo número da questão, combinado?

Esperemos a publicação do gabarito oficial pela organizadora e, havendo qualquer divergência pertinente, proporemos os recursos cabíveis.

Grande abraço e sucesso!

José Maria

Professor José Maria
Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria

Veja o caderno de provas aqui!

Artigos de correção aqui!

Vamos aos itens do concurso PF na matéria de Língua Portuguesa!

1. O termo “ali” (quinto período do segundo parágrafo) refere-se a “aquela casa” (primeiro período do texto).

Gabarito Extraoficial: ERRADO

O advérbio “ali” retoma “gaveta”. Era na gaveta em que estavam guardadas as cinco ou seis cartas.

2. Sem prejuízo para o sentido original do texto, o período “Quando anoitecia, toda aquela vizinhança começava, ao mesmo tempo, a fazer bife, e o ar ficava cheirando a cebola e alho” poderia ser reescrito da seguinte maneira: Ao anoitecer, toda aquela vizinhança começava a fazer bife e o ar ficava cheirando à cebola e alho ao mesmo tempo.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Originalmente, o elemento adverbial “ao mesmo tempo” modifica “começava a fazer bife”. Na reescrita proposta, esse termo modifica “ficava cheirando a cebola e alho”. Muda, portanto, o sentido original.

3. Infere-se do texto  que a personagem, ao longo de toda a narrativa, está sendo tomada por um tipo de nostalgia que não está relacionada ao espaço físico, mas, sim, a uma saudade de um estado – o da primeira paixão.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Existe sim um sentimento de nostalgia, mas este não é evidenciado em toda a narrativa. Dá-se a entender esse sentimento no último parágrafo. Além disso, dá-se também a entender uma saudade de uma antiga paixão, mas não necessariamente da primeira paixão.

4. Os vocábulos “claro” e “arejado” fazem referência a “navio”, vocábulo que os antecede no período anterior.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Os adjetivos citados se referem ao “apartamento” para o qual a personagem se mudará.

5. O vocábulo “até”, empregado no sentido de “inclusive”, poderia ser deslocado para o início do trecho “com alegria até”

Gabarito Extraoficial: ERRADO (possibilidade de recurso)

Leiamos o seguinte trecho: “Ia-se embora, com alegria até, porque o outro apartamento, …”.

De fato, o sentido de “até” no texto original está associado à inclusão. Podemos reescrever da seguinte forma: “Ia-se embora, com alegria inclusive, …”. Aqui temos um ponto pacífico.

No entanto, considerei a redação do item um tanto confusa. Há duas interpretações possíveis para o enunciado, que explico a seguir.

Na primeira, o candidato pode entender que o vocábulo “até” poderia ser deslocado para o início do trecho – resultando na construção “até com alegria” -, carregando consigo o sentido de “inclusive”, ou seja, com a necessidade de se manter o sentido original de “inclusive”. Acredito ter sido essa a intenção da banca. É como se a banca estivesse dizendo: “Olha, esse ‘até’ sinônimo de ‘inclusive’ pode ser posicionado no início do trecho, mantendo-se o sentido original, ok?”. Se assim for, entendo haver uma leve mudança de sentido com a proposta de reescrita: passaríamos a ter um sentido concessivo, com “até” equivalendo a “mesmo” – “Ia-se embora, mesmo com alegria, …”. Foi isso que me motivou a marcar ERRADO no gabarito extraoficial, pois a mudança proposta altera o sentido original.

Na segunda interpretação, o candidato pode entender que o vocábulo “até”, que originalmente tem o sentido de “inclusive”, poderia ser deslocado para o início do trecho – resultando na construção “até com alegria” -, sem a necessidade expressa de manter seu sentido original. É como se a banca estivesse dizendo: “Olha, esse ‘até’ sinônimo de ‘inclusive’ pode ser posicionado no início do trecho. O sentido até muda, mas ele pode ocupar essa posição sem problemas, ok?”. Pensando dessa forma, o candidato marcará CERTO.

Falta clareza no enunciado, o que me permite sugerir a ANULAÇÃO do referido item.

6. A forma verbal “tinha” foi empregada com o mesmo sentido nas duas ocorrências nos seguintes períodos do segundo parágrafo: “Mas tinha a gaveta. Tinha de desocupar aquela gaveta.”.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

O primeiro “tinha” possui o sentido de existência, ao passo que o segundo atua como mero auxiliar do verbo principal “desocupar”.

7. No sétimo período do primeiro parágrafo, a forma “lhe” desempenha a função de complemento indireto da forma verbal “mostrasse” e funciona como elemento de coesão ao retomar o personagem da narrativa.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! O verbo “mostrar” nos pede um objeto direto e um indireto – mostrar algo A ALGUÉM. O objeto indireto “A ALGUÉM” pode ser corretamente substituído pela forma pronominal oblíqua átona “lhe”, que, no contexto, referencia a personagem protagonista do texto.

8. Na oração “Cabia tudo em uma mala só”, o vocábulo “tudo” exerce a função de sujeito.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! Houve inversão na ordem direta. A oração inicia com a forma verbal “Cabia” seguida do sujeito “tudo”.

9. A forma verbal “crescem” está flexionada no plural para concordar com o sujeito composto cujos núcleos são “gastos”, “efetivos” e “serviços”.

Gabarito: ERRADO

O sujeito de “crescem” é classificado como simples: trata-se de “Os gastos orçamentários do Estado com as forças da lei e da ordem”. O núcleo do sujeito é o termo plural “gastos”, o que justifica a concordância do verbo no plural “crescem”.

Vale ressaltar que o termo “principalmente os efetivos policiais e os serviços penitenciários” funciona como aposto explicativo subordinado a “gastos”.

10. Conclui-se das ideias do texto que, apesar de existirem peculiaridades culturais e históricas sobre o estabelecimento das penas em cada país, o crescimento do encarceramento apresenta-se como um fenômeno universal que, chancelado pela opinião pública, tem sido adotado como política de segurança por muitos governos, principalmente os das regiões mais desenvolvidas do mundo.

Gabarito: ERRADO

Questão muito sutil!

O crescimento do encarceramento não se dá forma universal, ou seja, em todos os países. Logo no início do texto, é dito que “Cresce rapidamente, em quase todos os países, o número de pessoas na prisão…”. Pressupõe-se que esse crescimento rápido não é observado em alguns poucos países e, portanto, não pode ser considerado universal.

Já no final do texto, fala-se dos países mais desenvolvidos como a “ponta ‘mais desenvolvida’ do mundo”. Diz o texto que, nesses países, o fenômeno do crescimento rápido do encarceramento é universal.

Em outras palavras, é um fenômeno observado em todos os países desenvolvidos, mas não em todos os países do mundo.

11. No segundo período do texto, a partícula “se” classifica-se como partícula apassivadora.

Gabarito Extraoficial: CERTO

Note que o trecho “… a rede de prisões está se ampliando…” pode ser assim reescrito “… a rede de prisões está sendo ampliada…”. Convertemos a voz passiva sintética – com o SE partícula apassivadora – na voz passiva analítica.

12. Conclui-se do trecho “há uma crescente necessidade de disciplinar importantes grupos e segmentos populacionais” que os grupos populacionais a serem disciplinados são compostos por pessoas que têm autoridade e gozam de prestígio na sociedade, do que se infere que tais grupos têm adotado comportamentos indesejáveis.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Ocorre um erro de extrapolação. Não necessariamente “importantes grupos e segmentos populacionais” dizem respeito a pessoas com autoridade ou prestígio. Entende-se ser uma referência a grupos com representatividade relevante, mas não necessariamente com “status”, como dá a entender o item.

13. Seriam preservados a correção gramatical e os sentidos do texto caso a vírgula empregada imediatamente após o vocábulo “rapidamente” fosse suprimida.

Gabarito Extraoficial: ERRADO.

Não é possível suprimir a referida vírgula, haja vista que ela isola o adjunto adverbial deslocado “em quase todos os países”.

14. O travessão empregado no último período do primeiro parágrafo confere ao trecho final do período, por ele isolado, um destaque, mas sua supressão manteria a correção gramatical do texto.

Gabarito Extraoficial: CERTO.

A presença da conjunção aditiva “e” permite que o texto resultante mantenha a coesão e correção gramatical. O emprego do travessão de fato se deu por uma motivação estilística, no sentido de dar realce ao trecho.

15. A palavra “idiossincrasias” poderia ser substituída por “compatibilidades” sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos do texto.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

A palavra “idiossincrasia” significa “característica peculiar”, ou seja, característica que distingue, que particulariza.

Na aula 09, do nosso curso em PDF, na listagem de palavras mais frequentes nos textos do CESPE, ela estava lá. Veja a seguir!

16. Seria mantida a correção gramatical do texto caso a forma verbal “esperam” fosse substituída por “espera”.

Gabarito Extraoficial: CERTO.

Leiamos o seguinte trecho:

Cresce rapidamente, em quase todos os países, o número de pessoas na prisão ou (o número de pessoas) que esperam prováveis…

O pronome relativo QUE atua como sujeito sintático de “esperam”. Nesse caso, tal pronome está retomando o antecedente “pessoas”, o que justifica a flexão plural “esperam” – “as pessoas esperam prováveis…”.

Pode-se também considerar que o relativo QUE retoma o antecedente “número de pessoas”, com “número” sendo a palavra núcleo, o que justificaria a flexão singular “espera” – “o número de pessoas espera prováveis…”.

A alteração proposta mantém, dessa forma, a correção gramatical.

17. As palavras “intensamente”, em “Em quase toda parte, a rede de prisões está se ampliando intensamente”, e “ampliada”, em “e sugere uma significação muito ampliada da solução institucional como componente da política criminal”, desempenham a mesma função sintática nos períodos em que ocorrem.

Gabarito: ERRADO.

A palavra “intensamente” é um advérbio com o sufixo “mente”. Sintaticamente, um adjunto adverbial.
Já “ampliada” é adjetivo, modificando o substantivo “significação”. Sintaticamente, um adjunto adnominal.

As funções sintáticas são distintas, portanto!

18. Na argumentação desenvolvida no texto, a informação presente em “Cresce rapidamente em quase todos os países o número de pessoas na prisão” coaduna-se com a informação presente em “o rápido crescimento parece ser um fenômeno universal em toda a ponta ‘mais desenvolvida’ do mundo”.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato!
A primeira afirmação fala que o problema do crescimento rápido do encarceramento ocorre em quase todos os países.
Já a segunda afirmação exemplifica e endossa a primeira ao afirmar que todos os países desenvolvidos passam por esse problema.

19. Nas comunicações oficiais, aboliu-se o uso dos vocativos “Digníssimo (DD)” e “Ilustríssimo (IImo)”.

Gabarito Extraoficial: CERTO

É o que se lê na página 27, do MRPR: “Em comunicações oficiais, está abolido o uso de Digníssimo (DD) e de Ilustríssimo (Ilmo.)”.

20.  A exposição de motivos é modalidade de comunicação dirigida pelos ministros ao Presidente da República e, em determinadas circunstâncias, poderá ser encaminhada cópia do documento ao Congresso Nacional ou ao Poder Judiciário.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato!
É o que se lê na página 37, do MRPR: “A exposição de motivos é dirigida ao Presidente da República por um Ministro de Estado”.
Já a segunda parte do item é puro decoreba, exigindo que o candidato memorize as mais sutis observações do MRPR. Na pagina 38, lê-se: “A exposição de motivos é a principal modalidade de comunicação dirigida ao Presidente da República pelos ministros. Além disso, pode, em certos casos, ser encaminhada cópia ao Congresso Nacional ou ao Poder Judiciário”.

21. No padrão ofício, o cabeçalho deve estar centralizado na área determinada pela formatação e constar em todas as páginas do documento.

Gabarito Extraoficial: ERRADO.

O cabeçalho deve constar apenas na primeira página.

22. Na grafia de datas em um documento oficial, o conteúdo deve constar conforme exemplificado a seguir: Brasília, 02/04/2021..

Gabarito Extraoficial: ERRADO.

Conforme MRPR, o formato de local e data deve ser: Brasília, 2 de abril de 2021.

23. No endereçamento das comunicações dirigidas às autoridades superiores, devem-se empregar os seguintes pronomes de tratamento: “A Vossa Excelência o Senhor” ou “A Vossa Excelência a Senhora”.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

No endereçamento, devemos assim escrever: “A Sua Excelência o Senhor” ou “A Sua Excelência a Senhora”.

24. Quando da redação de e-mail que possa ser considerado um documento oficial, devem-se usar os mesmos parâmetros de redação dos demais documentos oficiais, o que inclui linguagem adequada.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

O e-mail deve sim manter a adequação da linguagem prevista em correspondências oficiais, mas não exige a estrutura rígida prevista para outros documentos oficiais, como os do padrão ofício. Sua redação admite flexibilidade na estruturação, portanto, e não precisa seguir os mesmos parâmetros previstos para os demais documentos. Um exemplo é a dispensa de local e data, pois estes já constam no sistema de e-email.

E aí? Nossas respostas do concurso PF ficaram parecidas?


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José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

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