Concursos Abertos Concursos 2020

Concurso PF: o que é mais importante em informática?

Victor Dalton Victor Dalton comentários
31/08/2020, às 17:31 • 4 semanas atrás

Não há como fugir: se você estiver sonhando com a sua aprovação no concurso PF, vai ter que estudar – bastante – informática.

O último edital, publicado em 2018 pela banca CESPE, é a prova viva de que sem estudar informática você dificilmente será aprovado; foram 36 questões só da disciplina, fazendo com que a matéria fosse a mais cobrada de todas, ocupando isoladamente 30% da prova!

Veja qual foi o conteúdo programático previsto, e eu já vou fazer uma espécie de edital verticalizado:

INFORMÁTICA POLÍCIA FEDERAL:

1 Conceito de internet e intranet. 2 Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet/intranet.

2.1 Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisa e de redes sociais.

2.2 Noções de sistema operacional (ambiente Linux e Windows).

2.3 Acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo e multimídia.

2.4 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice).

3 Redes de computadores.

4 Conceitos de proteção e segurança. 4.1 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 4.2 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.).

5 Computação na nuvem (cloud computing).

6 Fundamentos da Teoria Geral de Sistemas. 7 Sistemas de informação. 7.1 Fases e etapas de sistema de informação. 8 Teoria da informação. 8.1 Conceitos de informação, dados, representação de dados, de conhecimentos, segurança e inteligência.

9 Banco de dados. 9.1 Base de dados, documentação e prototipação. 9.2 Modelagem conceitual: abstração, modelo entidade-relacionamento, análise funcional e administração de dados. 9.3 Dados estruturados e não estruturados. 9.4 Banco de dados relacionais: conceitos básicos e características. 9.5 Chaves e relacionamentos. 9.6 Noções de mineração de dados: conceituação e características. 9.7 Noções de aprendizado de máquina. 9.8 Noções de bigdata: conceito, premissas e aplicação.

10 Redes de comunicação. 10.1 Introdução a redes (computação/telecomunicações). 10.2 Camada física, de enlace de dados e subcamada de acesso ao meio. 10.3 Noções básicas de transmissão de dados: tipos de enlace, códigos, modos e meios de transmissão.

11 Redes de computadores: locais, metropolitanas e de longa distância. 11.1 Terminologia e aplicações, topologias, modelos de arquitetura (OSI/ISO e TCP/IP) e protocolos . 11.2 Interconexão de redes, nível de transporte.

12 Noções de programação python e R.

13 API (application programming interface).

14 Metadados de arquivos.

No MAPA DA PROVA da Polícia Federal, cujo vídeo está mais abaixo neste artigo, eu passo algumas dicas de como priorizar estes estudos. No entanto, já vou adiantar algo para você.

Analisando as 4 provas de informática dos cargos de agente, papiloscopista, perito e escrivão, identifiquei que os assuntos mais importantes da prova foram:

Redes (itens 1,2,3,10 e 11 do edital) – são todos estudados juntos – 25% das questões;

Banco de Dados (itens 6 a 9 do edital) – são todos estudados juntos – 25% das questões;

Segurança da Informação (item 4) – pequeno, mas muito cobrado – 13% das questões;

Ter este senso de proporção é muito importante, uma vez que existem itens no seu edital que são extensos, mas pouco cobrados.

Por exemplo: você sabia que a quantidade de horas que você precisa dedicar aos itens 2.2 (Linux e Windows) e 2.4(Office e LibreOffice) é bem maior do que os três tópicos citados acima somados? E veja só no gráfico o quanto que aparece em prova….menos de 10%!

Enfim, ter este senso de proporção é fundamental para um estudo direcionado e eficaz de informática para a PF. E é justamente este senso de organização que me inspira a montar o nosso curso de informática para a polícia federal, que pode ser encontrado neste link.

E se essa for a sua primeira vez que você precisará estudar tal conteúdo, fique tranquilo(a)! As videoaulas e os PDFs (recheados de questões) são escritos em uma linguagem que facilita o seu entendimento.

O vídeo do mapa da prova para o concurso PF está no vídeo abaixo, confira:

Concurso PF

E antes que eu me esqueça, já temos grupo no Whatsapp com vários materiais para o novo concurso, além de uma galera que assim como você está determinada a alcançar a aprovação em 2021. Só clicar no link e participar:

Faça parte do grupo de estudos para o concurso para a Polícia Federal no Whatsapp: clique aqui para participar!

Festival de novidades

No dia 2 de setembro, a partir das 19h, o Direção Concursos em parceria com o QConcursos vai realizar um verdadeiro festival de novidades.

Até o dia da live, uma novidade será revelada diariamente e uma GRANDE surpresa estará guardada para o dia da transmissão ao vivo. Veja abaixo quais são as novidades reveladas até o momento:

Por isso, não perca! Clique na imagem abaixo, inscreva-se e acompanhe o que o Direção Concursos e o QConcursos preparou para você:

Concurso PF: assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

concurso PF

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

concurso pf edital pf informática pf informática polícia federal questões videoaula

Victor Dalton

Professor de Informática, Tecnologia da Informação e Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Foi Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG, Analista do Banco Central do Brasil e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Formado em Engenharia da Computação pelo IME. Possui certificações ITIL Foundation e Cobit Foundation.

Comentários