
Fala Concurseiro! Hoje vamos tratar de um tema de Geografia para o concurso da PM ES, os Biomas brasileiros. Sem muita enrolação, vamos lá!
Um território de um país pode ser dividido (regionalizado) de diversas formas. Há vários critérios para que tal divisão seja feita, política, climática, geológica, hidrográfica e etc… Portanto, quando lhe perguntarem como o Brasil é dividido? A resposta é sempre: depende! Depende do critério, do ponto de vista político, o Brasil pode ser dividido em região sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste. Já do ponto de vista físico, o Brasil pode ser divido pelos biomas.
O que são biomas? É a característica física única da paisagem. É caracterizada pelas interações entre fauna e flora. No Brasil, essas características peculiares de paisagem e vegetação estão divididas em 6 biomas. É comum, que, em determinadas regiões políticas, predomine determinado bioma. Por exemplo, na região norte o bioma predominante é o amazônico.
Os Biomas Brasileiros
Como já mencionado, no Brasil predominam 6 características diferentes de paisagens. Essas características diferentes marcam a divisão dos biomas brasileiros. Dessa forma, se tem no Brasil 6 biomas diferentes, são eles:
- Bioma amazônico
- Caatinga
- Mata Atlântica
- Cerrado
- Pantanal
- Pampa

Deixei aqui um mapa do IBGE dos biomas para que você visualize melhor como esses biomas estão agrupados nas regiões do Brasil.
Características dos Biomas
Bioma Amazônico
O Bioma Amazônico ocupa cerca de 49% do território brasileiro. É nesse bioma que está localizada a maior floresta tropical do mundo, equivalente a 1/3 das reservas de florestas tropicais úmidas. Contém 20% da disponibilidade mundial de água e grandes reservas minerais.
Mata Atlântica
O Bioma Mata Atlântica ocupa aproximadamente 13 % do território brasileiro. Ele se localiza na região litorânea, ocupada por mais de 50% da população brasileira, é o Bioma mais ameaçado do Brasil. Apenas 27% de sua cobertura florestal original ainda está preservada, segundo o IBGE.
Cerrado
O Bioma Cerrado está localizado principalmente no Planalto Central Brasileiro e ocupa cerca de 24% do território brasileiro. Sobre a urbanização do cerrado, veja o que diz o IBGE: “até a década de 1950, os Cerrados mantiveram-se quase inalterados. A partir da década de 1960, com a transferência da Capital Federal, do Rio de Janeiro para Brasília, e a abertura de uma nova rede rodoviária, a cobertura vegetal natural deu lugar à pecuária e à agricultura intensiva.”
Caatinga
O Bioma Caatinga ocupa uma área cerca de 10% do país. O IBGE diz que “os tipos de vegetação do Bioma Caatinga encontram-se bastante alterados, com a substituição de espécies vegetais nativas por pastagens e agricultura. O desmatamento e as queimadas são práticas comuns no preparo da terra para a agropecuária. Essa prática, além de destruir a cobertura vegetal, também prejudica a manutenção de animais silvestres, a qualidade da água e o equilíbrio do clima e do solo. Da área original ocupada por esse Bioma, aproximadamente 36% já foram alterados pelo homem.”
Pampa
O Pampa ocupa aproximadamente 2% do Território Nacional. O clima é predominantemente chuvoso, sem períodos de seca, e pode apresentar temperaturas negativas no inverno, que influenciam a vegetação. Segundo o IBGE “em toda a área de abrangência do Bioma Pampa, a atividade humana propiciou uma uniformização da cobertura vegetal que de um modo geral é usada como pastagem natural ou ocupada com atividades agrícolas, principalmente o cultivo do arroz.”
Pantanal
O Pantanal ocupa aproximadamente 2% do Território Nacional. No entanto, o Pantanal é reconhecido como a maior planície inundada do Planet, o que constitui o principal fator para a sua formação e diferenciação em relação aos demais biomas. De acordo com o IBGE, o Bioma Pantanal é o mais preservado, embora a criação de gados seja uma atividade importante economicamente para a região, aliada às atividades de turismo.
Por hoje vamos ficando por aqui. Fique ligado aqui no Direção para os próximos artigos. Até a próxima!
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
