Concursos Abertos Concursos 2020

Concurso PRF: propostas de recurso para Português

José Maria José Maria comentários
12/05/2021, às 14:12 • 1 mês atrás

Amigos, saiu o gabarito preliminar do concurso PRF. O meu gabarito extraoficial – publicado no próprio domingo em vídeo e em artigo – coincidiu com o da banca, mas, como antecipei na própria correção, vejo que duas questões dão margem a um dúbio entendimento, o que pode comprometer o julgamento objetivo do item de avaliação por parte do candidato.

Eis abaixo minhas sugestões de recurso. É muito importante que você não copie e cole simplesmente. Por favor, tome por base minha argumentação e redija um texto com suas próprias palavras, tudo bem?

A transferência da polícia do sistema de justiça para o governo da cidade marca o que pode ser considerado uma mudança de paradigma no que se refere ao papel da polícia na sociedade.

( ) CERTO ( ) ERRADO

Gabarito Extraoficial: CERTO
Gabarito Preliminar: CERTO

Proposta de Recurso:

Lê-se no texto “… a passagem da polícia do sistema de justiça para o de governo da cidade…”. Percebe-se o termo “sistema” subentendido antes da expressão “de governo”. Dessa forma, a mensagem original é de que houve a passagem da polícia do sistema de justiça para o sistema de governo da cidade.

Analisando a redação do item, nele se afirma que houve a passagem da polícia do sistema de justiça para o governo da cidade.

A omissão da preposição “de” antes de “governo” na redação do item pode ensejar uma interpretação que reflete uma sutil mudança em relação à mensagem original. Essa sutil mudança consiste na diferença entre “governo da cidade” e “sistema de governo da cidade”: fazer parte do governo não equivale fielmente a fazer parte do sistema de governo. Por essa visão, o candidato marcaria ERRADO.

Também possível e coerente o entendimento de que o item quis dizer que a polícia saiu do âmbito da justiça e passou a fazer parte do âmbito do governo da cidade. Por essa visão, o candidato marcaria CERTO.

Devido a essa duplicidade de entendimento, sugere-se ANULAÇÃO do referido item.

CURSOS CONCURSOS POLICIAIS

A correção gramatical do último período do texto seria mantida, embora seu sentido original fosse prejudicado, se a locução “na medida em que” fosse substituída por à medida que e a vírgula empregada logo após “vida” fosse suprimida.

( ) CERTO ( ) ERRADO

Gabarito Extraoficial: CERTO
Gabarito Preliminar: CERTO

Proposta de Recurso:

Lê-se no referido período “… mas ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida, na medida em que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas”.

Com a mudança proposta, teremos: “… mas ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida à medida que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas”.

O destaque dado à forma “tornaram-se” refere-se à incorreta colocação do pronome “se”. Com ensina Evanildo Bechara, em orações subordinadas, deve-se empregar a próclise. Em outras palavras, o pronome “se” seria atraído pela locução conjuntiva subordinativa “à medida que”, mesmo com a presença do elemento interposto entre o fator de próclise e o verbo não isolado por vírgulas “as ameaças físicas”. Seria uma espécie de atração distante.

Isso posto, a imprecisão do item está em afirmar que a correção gramatical do período com a proposta de reescrita seria mantida. Isso não é verdade, devido à equivocada colocação do pronome. Como o item não mencionou a posição do pronome “se” como alvo da análise, concentrando-se tão somente na mudança da conjunção e na supressão da vírgula, julga-se que a avaliação objetiva do candidato tenha sido prejudicada.

Devido ao exposto, sugere-se ANULAÇÃO do referido item

No mais, desejo sucesso a você! Pode sempre contar comigo!

Grande abraço!


Professor José Maria
Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria

Assinatura Ilimitada

Quer garantir centenas de cursos para os principais concursos públicos do país? Basta adquirir a Assinatura Ilimitada do Direção Concursos, em parceria com o QC, para ter acesso ao PDF 2.0: a plataforma que vem mudando a sua forma de estudar. Confira:

concurso mp am e mais
concurso prf edital prf prf prf concurso 2021 provas prf recurso PRF

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

Comentários