Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso Público: dicas para véspera da prova!

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Pamela Engel26/08/2021

26/08/2021

Qualquer documentário dedicado a contar a história de um esportista de alto rendimento explora, com detalhes, toda a ritualística pessoal que antecede o momento da corrida, luta ou prova (concurso público).

É normal ver a transformação se intensificar naqueles momentos finais em que ajustes são realizados, no intuito de preparar o corpo e a mente para aquele momento que se avizinha. 

Por mais que existam algumas particularidades definidas pela própria pessoa, muitas vezes relacionadas a crenças particulares, grande parte desse ajuste final tem embasamento técnico-científico.

Talvez, usar aquela camiseta da sorte ajude na sua autoconfiança, mas o papel de um correto encadeamento de revisões pode fazer toda a diferença na melhor utilização da sua memória de curto prazo, por exemplo.

No caso da preparação para concurso público ou qualquer outro processo seletivo, podemos dividir a sua reta final em três frentes:

  1. A identificação dos pontos críticos;
  2. A programação das revisões finais;
  3. Os aspectos logísticos da prova.

Para que tenha sucesso em atingir uma preparação primorosa, é necessário executar, com esmero, essas atividades.

Afinal, a maioria dos seus concorrentes estudou bastante, mas poucos deles sabem o que deve ser feito nos últimos dias para que possam se diferenciar – Não é todo mundo que sabe colocar a cereja no bolo!

E quando é que começa a reta final propriamente dita? Com a publicação do edital? Quando faltar um mês para a prova? Com base em nossa experiência, e considerando os aspectos relacionados à capacidade média de memorização dos alunos, optamos por definir a sua reta final como sendo as duas últimas semanas que antecedem a sua prova.

Veremos agora as considerações a respeito de cada uma das três frentes:

Concurso Público: identificação dos pontos críticos

Nunca fez tanto sentido o conhecido aforismo grego “conhece-te a ti mesmo”. Compreender as próprias dificuldades é o primeiro passo; o segundo é refletir se elas são realmente relevantes e merecem atenção especial. Alguns conteúdos complexos acabam servindo como espantalho, atraindo sua atenção e drenando sua paciência e energia. Nem toda dificuldade deve ser solucionada, e aí está boa parte da sagacidade.

Conforme a relevância disposta pela estrutura do edital, e com base no perfil de cobrança da banca examinadora do seu certame, é possível identificar os assuntos com maior probabilidade de aparição em sua prova.

Por consequência, ao sopesar as suas facilidades e dificuldades, você conseguirá identificar eventuais lacunas em sua preparação, bem como aqueles tópicos já abordados em ocasiões anteriores, mas que ainda merecem um trato adicional.

Para marcar e categorizar cada tópico, nada mais fácil que usar o próprio edital para grifar os conteúdos:

Neste momento, a categorização se dá em função da necessidade de reforços, e não da frequência de incidência ou dificuldade do tópico abstratamente considerada. Afinal, o que estamos fazendo é uma categorização (por cores) de assuntos entre os que já são (I) bem dominados, (II) os que merecem alguma espécie de atenção, e (III) os  realmente críticos – Ou seja, aqueles com relevante chance de aparição, mas que estão muito pouco consolidados em sua memória.

Portanto, após a devida categorização, o seu dever é reservar um tempo para cada um desses tópicos no decorrer dos próximos dias. Caso não consiga alcançar um bom domínio de cada um, ao menos busque alcançar a adequada memorização dos detalhes mais relevantes. Reduzir as lacunas é uma manobra estratégica, já que a simples noção de alguns assuntos pode fazer com que consiga acertar várias questões tranquilas que possam surgir.

Concurso Público: a programação das revisões finais

Considerando todo o seu tempo de estudos, é esperado que a maior parte do seu conhecimento já esteja consolidado, e que as informações respectivas estejam bastante acessíveis e disponíveis em sua memória.

De toda maneira, é sabido que certa parcela do conteúdo nunca esteve realmente dominada, tampouco memorizada.

Algumas coisas, inclusive, foram vistas pela primeira vez durante o seu pós-edital, confirma? Fique tranquilo! Podemos dizer que a totalidade dos aprovados estiveram em situação idêntica, e reconhecer esse aspecto é fundamental para que se mantenha a tranquilidade.

Portanto, as suas revisões finais devem ter como finalidade refrescar os conhecimentos já consolidados, revisitando os seus erros e dúvidas, ativando a força da memorização por meio da culpa. Como assim? Na verdade, sempre que você dá valor ao seu erro, a culpa por tê-lo cometido surge como forte elemento de memorização – Eis o fundamento daquela conhecida frase “é errando que se aprende”. 

  • Dessa forma, agrupe os erros e dúvidas cometidos em cada matéria e encaixe-os no decorrer da sua última semana de estudos. Revisite-os rapidamente resolvendo novamente as questões agrupadas, delimitando um tempo máximo para cada disciplina (máximo de 4 horas). Se necessário for, resolva apenas parte das questões elencadas e limite-se a ler os comentários das questões restantes.
  • Caso não tenha feito um gerenciamento que permita a seleção sugerida acima, dedique-se a revisar as suas anotações tecidas durante os seus estudos pós-edital. Evite mergulhar nos seus resumos prolixos e genéricos confeccionados lá no início de sua jornada, pois o seu aspecto generalista faz com que neles estejam presentes várias informações que não são tão apreciadas pela banca do seu certame.

Para os últimos três ou quatro dias, é interessante listar os dispositivos legais relacionados a cada matéria, bem como os tópicos críticos (ainda não muito bem fixados) para que você se dedique a revisá-los, intercalando-os com os demais afazeres.

À medida que já tiver revisado o dispositivo listado, marque-o como cumprido:

Essa sistemática certamente garantirá vários pontos, já que muitas questões tranquilas são retiradas justamente daquela lei que passa despercebida pela maioria das pessoas. Além disso, pelo fato de também terem sido listados os tópicos críticos, você conseguirá evitar que passe por aquela infeliz situação de “vi isso durante os meus estudos de pré-edital, mas agora que estou diante da prova não consigo me lembrar”.

3) Os aspectos logísticos da prova

Muitas vezes, os locais de prova são anunciados em cima da hora, faltando poucos dias para a realização das provas. Portanto, o ideal é que procure se hospedar em uma localidade centralizada, com maior facilidade de acesso para facilitar o transporte. Sites como o booking.com, airbnb.com e trivago.com podem trazer boas opções! Fique atento às condições de cancelamento, pois pode ser que encontre um local melhor posteriormente. 

Em qualquer caso, mantenha todos os comprovantes salvos em uma única pasta, tanto aqueles relativos à sua inscrição, como as reservas de hospedagem e passagens. Na véspera, é essencial que imprima todos esses documentos para tê-los em mãos em caso de imprevistos e que registre em sua agenda todos os seus horários – O google.com/calendar é uma ótima opção, permitindo que sejam ativados diversos avisos para cada um dos seus compromissos. 

Quando já souber onde a prova será realizada, procure conhecer as redondezas, tanto por questão de segurança, como para identificar algum restaurante próximo. Caso não tenha nada interessante por perto, talvez seja melhor comprar um sanduíche natural ou frutas.

Se a única solução for fast food, dê preferência para produtos mais leves, tipo Subway e assemelhados. Uma alimentação leve é essencial para que evite riscos desnecessários, já que a ansiedade e estresse deixam o seu sistema digestivo fragilizado.

Tão importante quanto todos os aspectos relacionados à inscrição, hospedagem, transporte e alimentação, é recomendado que tenha um conjunto de anotações de véspera, extremamente objetivas, para que possa revisá-las enquanto estiver esperando pelo uber, na fila do restaurante ou aguardando a abertura dos portões. Selecionar as leis específicas e quaisquer outras que já estejam marcadas/destacadas/grifadas pode ser um golpe certeiro para salvar vários pontos em sua prova. Imprima e encaderne! Mesmo que algumas pessoas prefiram relaxar e assistir às moscas passarem, talvez a ansiedade acabe sendo menor se você souber que está fazendo algo até o último segundo!

Curtiu? Sigam-me no instagram e confiram mais dicas de estudos para concursos públicos!

Abraços, pessoal!

Um emprego para a VIDA TODA

Mais de 100 mil vagas estão disponíveis em concursos públicos (mesmo para quem nunca estudou para um edital). 

Participe da nossa aula gratuita no dia 06/05, às 8h,  e entenda como partir do zero à aprovação em um emprego para a vida toda!

Quem estiver ao vivo terá condições únicas, claro!

semana do trabalhador direcao concursos 2024

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

concursos publicos
 Concursos PúblicosConcursos Públicoscomo estudar para concursoconcurso público 2021concursos 2021concursos públicos
Pamela Engel

Pamela Engel

Auditora do TCE BA, Ex-atleta da seleção brasileira de Natação e a mais de 7 anos ajudando concurseiros a se tornarem aprovados!

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.