Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso público: tudo sobre a banca IBADE

Raquel Monteiro Raquel Monteiro comentários
24/11/2021, às 16:51 • 1 semana atrás

Olá, concurseiros! Se você tem gostado da nossa série de artigos em que deciframos “os mistérios” dos concursos públicos e das bancas examinadoras, certamente você vai amar o texto de hoje.

Hoje daremos continuidade com a banca IBADE – Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo, que vem realizando praticamente todos concursos e processos seletivos simplificados do estado do Espírito Santo e que ganha cada vez mais espaço no Brasil.

Esta é a banca que tem organizado concursos importantes como o da Câmara Municipal de Vila Velha-ES, da Prefeitura de Vitória-ES, da Guarda Municipal de Cariacica-ES e foi escolhida, recentemente, para ser a banca do concurso do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Por isso, dedicamos um texto só para ela!

todos os cursos direção

Quem é o IBADE?

O IBADE, segundo consta em seu site, a “é uma sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos. Sua equipe é formada por profissionais que, sob a responsabilidade de seu presidente, atuam no planejamento, organização e execução de concursos públicos e processos seletivos em todo território nacional. Com mais de 30 anos de destacada atuação no mercado, o Presidente do IBADE detém amplo conhecimento e expertise necessários à organização e execução de concursos públicos e processos seletivos nas esferas federal, estadual e municipal.

Sua sede fica na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, mas conta com instalação física em Brasil, no Distrito Federal.

Chama-nos a atenção que o instituto, segundo consta em seu site, preza muito pela segurança dos certames e conta com impressoras que imprimem até 105 páginas por minuto e equipamento de grampeamento automático dos cadernos de questões.

Parece ser bastante eficiente ao que se propõe. É por essas e outras razões que reputamos como importante conhecer mais sobre esta banca.

Estilo das questões Ibade

O estilo da banca revela-se como um clássico daquelas tradicionais. As questões têm nível de dificuldades variados, como em todas as provas de concursos, com fáceis, médias e difíceis.

O IBADE também gosta de cobrar novidades, trazendo sempre as inovações legislativas, ou seja, as novas leis sobre os institutos jurídicos e os diplomas modificadores de leis já existentes.

No mais, as questões aparentam ser bastante diretas, mas variam quanto à profundidade das cobranças de acordo com a carreira a ser examinada.

Ademais, cabe acrescentar que as questões são em formato “ABCDE”, como manda a tradição do mundo dos concursos.

Língua Portuguesa

Nas provas de Língua Portuguesa, observamos alguns textos médios a grandes, mas que não representam um obstáculo intransponível ao concurseiro que vem estudando no longo prazo.

Eventualmente, alguns textos tenderão a ser um pouco mais abstratos, mas nada que um bom treino não te deixe capacitado para um desafio deste porte.

Nunca é demais ressaltar que essa disciplina é da maior importância, pois é cobrada por quase todas as bancas de concurso e com esta não é diferente.

O IBADE gosta muito de cobrar sobre compreensão de textos, figuras de linguagem, reescritura, enfim, os clássicos presentes em grande parte dos certames.

Por isso, sugerimos que não negligencie nenhum tópico desta disciplina. Afinal, cada ponto é importante no cômputo final da sua nota e isto impacta diretamente em sua aprovação.

Disciplinas Jurídicas

No que toca às disciplinas jurídicas e de legislação específica, as questões versam, em sua maioria, sobre diplomas legais.

Às vezes, veremos a teoria sendo cobrada, mas de forma bastante objetiva, sem muito espaço para que sejam muito desenvolvidas as famosas divergências doutrinárias.

Um aprofundamento maior ocorre, de certa forma, nas carreiras jurídicas em que fazem uma paráfrase da literalidade do texto legal, interpretando-o por vezes.

A depender da carreira, cobra-se, também, a jurisprudência dos Tribunais Superiores.

Para quem aprecia provas com mais objetividade, esta banca tem tudo para se tornar a sua favorita.

A vantagem desta postura por parte deste Instituto confere maior lisura do certame, pois utiliza-se conceitos consagrados, julgados famosos e os textos legais, que são de conhecimento obrigatário, segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – LINDB. Portanto, se você gosta de estudar a literalidade da lei, suas chances de sucesso serão muito grandes.

Informática na banca Ibade

A respeito desta disciplina, a banca também segue os padrões das outras igualmente famosas. Para o desespero de alguns concurseiros, o IBADE ama as planilhas eletrônicas do Microsoft Excel e do LibreOffice Calc.

É isso mesmo que você leu: não basta estudar os aplicativos da empresa de Bill Gates. Você também precisa estudar os softwares livres.

Ainda bem que, sabedor dessa informação, seu estudo poderá ter um salto de qualidade nesta disciplina.

E conte com o Direção nesta empreitada, pois os cursos te ajudarão muito a memorizar os comandos mais cobrados nas questões desta banca.

Resumo da Ópera: quer ir bem nas provas do IBADE? Além de resolver muitas questões, leia muito a letra da lei. Ela vai te ajudar muito a conquistar ótimas pontuações. Não negligencie o português e a informática.

Não é porque você não gosta dessas disciplinas que elas não vão cair no seu concurso.

Aprenda a amá-las. Quer saber de tudo e mais um pouco sobre as bancas de concursos? Seja um Gavião e estude conosco no Direção!

Assinatura Ilimitada

Já conhece a ferramenta que revolucionou a metodologia de estudos para concursos públicos? Clique na imagem abaixo e veja o que te espera:

concursos publicos
banca ibade concurso ibade concurso público ibade editais ibade

Raquel Monteiro

Raquel Monteiro é advogada, escritora, professora pós-graduada em Direito Público e blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora vem trazer conteúdo de qualidade ao Direção Concursos.

Comentários