Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso Público: tudo sobre a banca Instituto AOCP

Raquel Monteiro Raquel Monteiro comentários
21/09/2021, às 09:44 • 4 semanas atrás

Olá, concurseiros! Como é de praxe, apreciamos decifrar “os mistérios” dos concursos públicos e das bancas examinadoras de concurso público.

Hoje daremos continuidade ao projeto, descortinando a banca Instituto AOCP – Instituto de Desenvolvimento Educacional e Assistencial Nacional.

Saiba, de antemão que não estamos tratando da AOCP Concursos, pois são bancas distintas. Pasmem! Saber essa informação é da maior importância para não estudar pelas questões da banca errada.

Afinal, os assuntos favoritos de uma não são os mesmos da outra.

Esta é uma banca que vem ganhando espaço, pois tem vencido diversos processos licitatórios para organizar inúmeros concursos públicos. Por isso que dedicamos um texto só para ela!

Concurso Público: quem é o Instituto AOCP?

O Instituto AOCP, segundo consta em seu site, é uma “associação civil sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário. Dessa forma, apresenta-se como pessoa jurídica de direito privado.

Já realizou muitos concursos públicos de toda parte do Brasil. Já elaborou provas de municípios, polícias, área de apoio do Ministério Público, saúde estadual, alguns conselhos profissionais, os da EBSERH etc.

Sendo assim, conhecer um pouco mais sobre esta banca é bom para conhecer seu histórico e, assim, montar um bom plano de estudos.

Concurso Público: estilo de questões Instituto AOCP

O estilo desta banca, que é sediada em Maringá, no estado do Paraná, a exemplo da banca da semana anterior, é bem próprio. Apresenta questões consideradas muito difíceis, utilizando enunciados enxutos. Aí, que mora o perigo, pois aparentam ser fáceis.

Se, por um lado isso é bom para ganhar agilidade, por outro exige uma enorme atenção porque é necessário “ler as entrelinhas” dos textos, das perguntas e das opções.

Não queremos te apavorar. Você conseguirá vencer as dificuldades das questões se treinar muito por exercícios desta banca. Tal prática é excelente para ficar para ganhar velocidade no dia da prova, bem como para não se apavorar com as “pegadinhas” tão presentes nas provas do Instituto AOCP. Ademais, cabe acrescentar que as questões são em formato “ABCDE” como na maior parte dos concursos do Brasil.

Língua Portuguesa

Nas provas de Língua Portuguesa, observamos alguns textos de tamanho médio sendo usados para diversas questões. Muitas delas perguntam sobre coisas básicas, como a noção sobre os interlocutores (personagens) de um texto, mas não sem muitas nuances (risos). Haja perspicácia para resolver as questões de interpretação de texto!

Pelo que se pode perceber, o conteúdo programático desta disciplina nem é dos mais difíceis em termos de profundidade e extensão, mas as nuances fazem com que eles se tornem muito complexos. Demandam muito da atenção do candidato.

Portanto, tudo nos leva a crer que o treino à exaustão aliado a uma boa base de conteúdo são grandes diferenciais para ter sucesso nesta disciplina.

Disciplinas Jurídicas

No que toca às disciplinas jurídicas e de legislação específica, as questões possuem um viés teórico pesado, muito embora os enunciados tragam textos enxutos. A banca faz uma mistura de doutrina, legislação e jurisprudência (esta última para cargos de bacharel em Direito). A vantagem é que o estudo fica bem menos tedioso quando se baseia nesses três pilares mencionados. Por outro lado, tal caráter torna a prova mais aberta a recursos e judicializações, pois possibilitam inúmeras interpretações a depender do parâmetro a ser adotado.

Desta forma, se você gosta de estudar pela tríade do Direito (doutrina, leis e julgados dos Tribunais Superiores), este é um diferencial para usar e se sair bem nas provas deste Instituto. (concurso público)

Informática

Naquelas de disciplinas fora do Direito, como Informática, ela é um pouco menos difícil. Isso, todavia, não significa dizer que suas questões sejam fáceis de serem resolvidas. Elas vão exigir sua dedicação aos estudos da mesma forma.

Os enunciados são mais curtos e isso é bom para que você gaste mais tempo com outras disciplinas que compõe sua prova. Para que isso aconteça, é necessário muito treino. Afinal, Informática é conhecida como um dos maiores temores dos concurseiros.

Um exemplo disso foi o último concurso do INSTITUTO TÉCNICO-CIENTÍFICO DE PERÍCIA DO RIO GRANDE DO NORTE – ITEP/RN. Aliás, muitos candidatos deste certame se queixaram do grau de dificuldade desta prova. Afirmaram que foi uma cobrança elevada para a carreira em questão.

Resumo da Ópera: quer ir bem nas provas do Instituto AOCP? Além de resolver muitas questões, estude o trio doutrina, lei e jurisprudência.

Nas demais disciplinas, estude a teoria e treine até sonhar com a matéria enquanto dorme (risos). Isso deve bastar para figurar na lista de aprovados.

Quer saber de tudo e mais um pouco sobre as bancas de concursos? Seja um Gavião e estude conosco no Direção!

O melhor material do mundo dos concursos públicos no preço que você pede durante os outros meses do ano. No dia 31 de outubro, é prudente que você participe da live de lançamento. É sério: participe. Algumas chances só aparecem uma vez na vida!

concursos publicos
concurso estadual concurso federal Concurso Municipal concursos estaduais concursos federais concursos municipais concursos públicos

Raquel Monteiro

Raquel Monteiro é advogada, escritora, professora pós-graduada em Direito Público e blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora vem trazer conteúdo de qualidade ao Direção Concursos.

Comentários