Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso Receita Federal: como estudar Contabilidade?

Rodrigo Strassburger Rodrigo Strassburger comentários
19/07/2021, às 10:34 • 1 semana atrás

Fala, pessoal! Tudo bem? Aqui é o Rodrigo! O edital da Receita Federal do Brasil está para sair em setembro (veja detalhes aqui) e já é hora de intensificar nossos estudos. Assim sendo, neste artigo eu vou trazer dicas sobre como estudar contabilidade para o concurso Receita Federal.

Antes, uma pequena introdução para quem ainda não me conhece: meu nome é Rodrigo Strassburger, concurseiro há algum tempo e aprovado em concursos importantes. Atualmente, sou Técnico Tributário da SEFAZ/RS.

Além disso, obtive sucesso nas provas para os seguintes cargos: Auditor TCE-RJ (primeiro), Auditor CI de Porto Alegre (terceiro), Analista IBGE temporário (primeiro) e Prefeitura de Bombinhas/SC (primeiro).

Contei um pouco mais da minha história aqui nesta entrevista: clique e assista!

1) Contabilidade RFB – O último concurso Receita Federal

Pessoal, o último concurso da Receita Federal foi realizado em 2014 pela extinta banca ESAF. Na época, a prova cobrou 20 questões com peso 2 de Contabilidade Geral e Avançada. Isso correspondeu a quase 20% do total de pontos da prova objetiva!

Ou seja, quem deseja se tornar Auditor Fiscal da Receita Federal terá que possuir um nível de preparação excelente em contabilidade.

Além disso, eu apostaria que, no próximo edital, contabilidade esteja entre as disciplinas que possam ser cobradas na prova discursiva. Isso não ocorreu em 2014, mas de lá para cá muita coisa mudou e contabilidade vem ganhando cada vez mais importância nos concursos da área fiscal.

Portanto, é hora de acelerarmos nossos estudos! Em seguida, vou trazer algumas dicas sobre como estudar contabilidade para Receita Federal, dividindo entre o estudo do ciclo básico e o estudo dos CPCs.

2) Contabilidade concurso Receita Federal – Comece pelo básico

Primeiramente, para quem nunca estudou contabilidade é necessário ter uma base sólida nos conceitos iniciais.

A parte básica de contabilidade abrange as definições de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, o método das partidas dobradas, os principais lançamentos a débito e a crédito, a diferença entre contas patrimoniais e de resultado, entre outros.

O conhecimento dessa parte é adquirido com a leitura dos PDFs, visualização de vídeo-aulas e realização de muitas questões.

Ainda que essa parte básica de contabilidade seja cada vez menos cobrada, é ela que lhe trará as ferramentas necessárias para aprender aquilo que mais cai em prova: o conteúdo dos CPCs.

E é sobre o estudo dos CPCs para a prova de contabilidade da Receita Federal que nós iremos falar agora… Então, continue comigo!

3) Contabilidade Receita Federal – CPCs

Bom, pessoal, para quem ainda não sabe, os CPCs são pronunciamentos contábeis emitidos por um comitê criado em 2005 e composto por diversos órgãos, entre os quais se destaca o Conselho Federal de Contabilidade.

Antigamente, a exigência dos CPCs em concursos era restrita às provas que exigiam contabilidade avançada. Para se ter uma ideia, somente em 2014 a ESAF passou a cobrar os CPCs na prova da Receita Federal.

Entretanto, esse cenário mudou bastante e agora praticamente toda prova de contabilidade é recheada de questões sobre os pronunciamentos, especialmente na área fiscal. E, na prova de contabilidade para Receita Federal, isso não será diferente.

4) Contabilidade Receita Federal – Os CPCs mais cobrados

Em primeiro lugar, elaborei uma tabela com os 10 CPCs mais cobrados nas provas pela banca Cespe/Cebraspe. Escolhi o Cespe, pois acredito que ela é banca favorita para realizar o próximo concurso de Receita:

Com a análise dessa tabela, já é possível ter uma boa noção sobre quais CPCs devemos focar.

Mas, afinal, como eu devo estudar os CPCs de contabilidade para Receita Federal???

5) Contabilidade Receita Federal – Como estudar CPCs?

5.1) PDFs, questões, revisões

Meus amigos, vejam que eu não estou trazendo nada de novo nesse método. É o mesmíssimo método que utilizamos para estudar a parte básica de contabilidade e todas as outras matérias.

Portanto, leiam os PDFs sobre os CPCs e resolvam as questões dele, marcando as que erraram. Depois, em um outro dia, refaçam as questões que erraram e façam uma segunda leitura do PDF, dessa vez marcando os pontos mais importantes.

Em seguida, resolvam mais exercícios de bancos de questões, sempre anotando os seus erros. Refaçam essas questões dentro de alguns dias.

Por fim, revise quando necessário o PDF através de seus grifos e/ou pelo resumo do professor ao final. Além disso, é interessante complementar o resumo do professor com os seus principais erros de questões. Aliás, revisem por questões também, em especial as questões difíceis.

5.2) Leitura dos CPCs na íntegra

Pessoal, para quem está bem avançado no estudo de contabilidade para Receita e tiver tempo em seu cronograma de estudos, eu recomendo realizar a leitura na íntegra de alguns CPCs. Isso porque bancas como o Cespe adoram pegar frases aleatórias no meio de CPCs e jogá-los na prova com pouco contexto.

A leitura dos CPCs funciona como a leitura da lei-seca em outras disciplinas. Além de aumentar o nosso conhecimento, funciona como uma boa ferramenta de revisão do conteúdo.

Para realizar a leitura dos CPCs, seguem 3 breves conselhos:

5.2.1 – Inicie com CPCs mais curtos e de fácil leitura

Comece pela leitura do CPC de estoque e de imobilizado, pois são bem mais tranquilos. O CPC 00, apesar de ser o mais cobrado, não tem uma digestão tão fácil. Então, deixe-o para um segundo momento.

5.2.2 – A primeira leitura será confusa

Não tenha medo. Na primeira leitura de um CPC é provável que você não entenda muita coisa. Ainda assim, faça as marcações que achar necessário. Dessa forma, você verá que, em uma segunda leitura, o CPC será compreendido com muito mais facilidade.

5.2.3 – Faça marcações

Marque aquilo que você achar importante e também aquilo que o examinador gosta de jogar em prova. Dessa forma, em um segundo momento, será possível revisar apenas pelas marcações.

6) Por fim…

Bom, pessoal, agora é foco total no concurso da Receita Federal! Espero ter ajudado na preparação de contabilidade para Receita de vocês!

Quem estiver afiado em contabilidade com certeza irá se destacar neste tão aguardado certame.

Desejo, por fim, muita força e energia positiva pra todo mundo!

Sigam meu Instagram e o Instagram de notícias do Direção Concursos, o Direção News!

Um grande abraço!

Material de estudos para a Receita Federal

Você já viu que a realização do novo concurso está caminhando a passos largos, então, para concorrer de forma justa e competitiva é necessário ter um material completo e acessível.

Por isso o Direção Concursos preparou um material de estudos completo para o novo edital da Receita Federal o conteúdo disponibilizado conta com material para os cargos de Auditor e Analista. Clique na imagem abaixo e confira:

senado e mais

Resumo e situação do concurso

  • Situação: solicitado
  • Vagas: 699 solicitadas
  • Remuneração inicial: Analista Tributário: R$ 12.142,39 (jan/2019, sem bônus); Auditor Fiscal: R$ 21.029,09 (jan/2019, sem bônus).
  • Banca: não definida
  • Escolaridade: Ensino Superior
  • Cargo: auditor fiscal federal e analista
  • Link do último edital

Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.

Essa foi a escolha do primeiro colocado no concurso PRF, Elton Carlos dos Santos, e também pode ser a sua! Aproveite as vantagens da Orange Week clicando na imagem abaixo:

Faça parte do canal de Telegram para o compartilhamento de notícias em TEMPO REAL! Você nunca mais vai ficar de fora das novidades, clique aqui e participe.

concursos publicos
como estudar contabilidade como estudar contabilidade para receita federal como estudar para receita federal concurso receita federal concurso receita federal 2021 contabilidade para receita federal

Rodrigo Strassburger

Contador Aprovado 1º lugar concurso TCE-RJ - Área contábil Aprovado 3º lugar concurso Auditor de Controle Interno de Porto Alegre Aprovado 1º lugar contador Prefeitura de Bombinhas/SC Aprovado 1º lugar concurso Analista IBGE - Temporário Aprovado SEFAZ/RS

Comentários