Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso Receita Federal: como estudar Direito Civil?

Raquel Monteiro Raquel Monteiro comentários
16/07/2021, às 12:07 • 2 semanas atrás

O concurso Receita Federal (Receita Federal do Brasil) tem sido muito aguardado pelos concurseiros, pois traz remunerações muito atrativas e uma excelente estrutura de trabalho.

O edital está bem próximo de ser publicado, o jornalismo do Direção Concursos, inclusive, já apurou que a autorização para o preenchimento de 699 vagas está na iminência de ser assinada, você pode conferir os detalhes aqui!

Além disso, tradicionalmente, o concurso admite qualquer formação em nível superior, fazendo com que seja extremamente democrático seu acesso.

Outro aspecto igualmente interessante é o fato de este ser um concurso de âmbito nacional, o que implica um baixo custo de logística para fazer prova, pois costumeiramente, estas são aplicadas em todo os estados do país. E um “concursão”, não é mesmo?

São várias as matérias, mas vamos falar de uma bem importante

Já demos boas dicas sobre Direito Administrativo, Direito Constitucional. Agora, vamos falar de outra disciplina muito relevante para se ingressar no concurso Receita Federal é Direito Civil. Aliás, esta é outra matéria coringa!

Ela está presente em concursos jurídicos, da área administrativa, fiscal e de tribunais. Você a aprendendo bem poderá tentar uma miríade de certames.

Atentos à necessidade de se realizar um estudo prévio das disciplinas para se formar uma poderosa base, bem como nortear suas revisões, fizemos um levantamento dos temas mais importantes em Direito Civil para a Receita Federal.

Antes de mostrar cada um deles, fazemos um pequeno alerta: todos os assuntos devem ser estudados. Esta “radiografia” é apenas uma orientação para dar mais ênfase àquilo que se recomenda priorizar.

Assuntos mais quentes para a Receita Federal

Chega de delongas. Vamos listar aquilo que mais caiu nas provas da Receita Federal na ordem decrescente:

1. Parte Geral. Este tema se desdobra em Ato Jurídico, Fato Jurídico e Teoria Geral do Negócio Jurídico, Prescrição e Decadência, Pessoa Jurídica, Defeitos do Negócio Jurídico, Ausência e Teoria das Nulidades: Causas de Nulidade e de Anulabilidade. É uma maravilha, pois muitos temas foram pulados, tornando seu estudo muito mais célere que o comum. A Respeito de Prescrição e Decadência, não há o que fazer: você precisará diferenciar os institutos bem como memorizar os prazos.

2. Direito das Obrigações. Transmissão das Obrigações. Também é outro tema gigantesco que é bastante delimitado quanto à sua cobrança. Simplesmente, é um alento, pois isso te permitirá gastar mais tempo em revisões. Você precisará se deter mais em “Cessão de Crédito” e “Assunção de Dívida”.

3. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB). Aqui, você deve ter muita atenção e fazer muitas questões, pois os examinadores amam elaborar enunciados capciosos com os dispositivos legais desta lei. Um plus que merece a sua atenção são os artigos 20 e seguintes da lei, pois são relativamente novos. Esses dispositivos são interdisciplinares com o Direito Administrativo. Com isso, poderão ser abordados em sua prova.

4. Responsabilidade Civil. Esta parte também é importante para instrumentalizar o estudo do Direito Administrativo quanto à Responsabilidade Civil do Estado. É relevante para nortear a conduta do futuro servidor da Receita Federal do Brasil.

Resumo da Ópera: não é incrível pode se fixar com mais profundidade nos temas mais abordados em prova? Se bem que essas foram apenas algumas dicas que estão longe de esgotar o tema. Aliás, para estudar de forma completa e dando passos firmes rumo à aprovação, venha para o Direção!

Material de estudos para a Receita Federal

Você já viu que a realização do novo concurso está caminhando a passos largos, então, para concorrer de forma justa e competitiva é necessário ter um material completo e acessível.

Por isso o Direção Concursos preparou um material de estudos completo para o novo edital da Receita Federal o conteúdo disponibilizado conta com material para os cargos de Auditor e Analista. Clique na imagem abaixo e confira:

cursos para concurso Inés
Confira os cursos do Direção para este concurso

Resumo e situação do concurso

  • Situação: solicitado
  • Vagas: 699 solicitadas
  • Remuneração inicial: Analista Tributário: R$ 12.142,39 (jan/2019, sem bônus); Auditor Fiscal: R$ 21.029,09 (jan/2019, sem bônus).
  • Banca: não definida
  • Escolaridade: Ensino Superior
  • Cargo: auditor fiscal federal e analista
  • Link do último edital

Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.

Essa foi a escolha do primeiro colocado no concurso PRF, Elton Carlos dos Santos, e também pode ser a sua! Aproveite as vantagens da Orange Week clicando na imagem abaixo:

Faça parte do canal de Telegram para o compartilhamento de notícias em TEMPO REAL! Você nunca mais vai ficar de fora das novidades, clique aqui e participe.

concurso receita federal

Raquel Monteiro

Raquel Monteiro é advogada, escritora, professora pós-graduada em Direito Público e blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora vem trazer conteúdo de qualidade ao Direção Concursos.

Comentários