Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso SEFA Pará: 3 dicas para gabaritar Legislação Tributária

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Vitor Macau04/02/2022

04/02/2022

O objetivo deste artigo é auxiliar você que irá prestar o concurso SEFA Pará com 3 dicas para gabaritar Legislação Tributária. Ou seja, espero, com este post, que consiga melhorar seu desempenho em legislação tributária de uma forma simples e objetiva.

Para tanto, siga os passos abaixo.

Identifique os assuntos mais importantes sobre o tema

Primeiramente, você deve identificar os assuntos que possuem mais probabilidade de serem cobrados em sua prova.

Para alcançar este objetivo, fiz uma avaliação das últimas provas de fiscos estaduais, aplicadas desde 2012 e observei as seguintes percentagens de incidência das principais leis cobradas, conforme podemos observar:

Tabela com dados de ICMS, IPVA etc.
Concurso SEFA Pará: 3 dicas para gabaritar Legislação Tributária.

Com estas informações, podemos concluir que, geralmente, em 60% da prova os assuntos mais cobrados são as leis que compreendem o ICMS, o IPVA e o ITCMD.

Isso é extremamente relevante, e neste período de revisões é importante focar nestas leis – sugiro sempre iniciar pelas leis “hierarquicamente” superiores. Ou seja, você deve partir da Constituição Federal (Do sistema tributário nacional), seguir o estudo das leis complementares tributária (no caso a Lei Kandir) e, por fim, partir para leis estaduais (inicie pelas leis menores, IPVA, ITCMD e depois siga a lei ICMS). Fica a dica!

Em relação ao ICMS, a lei mais extensa, observei os assuntos mais cobrados e pude verificar o seguinte:

Tabela com principais tributos cobrados no país. Concurso SEFA Pará: 3 dicas para gabaritar Legislação Tributária

Conforme as informações postas acima, observamos que 60% dos assuntos mais cobrados são aqueles iniciais do estudo de qualquer legislação tributária (Fato Gerador, Base de cálculo, alíquota, incidência, local da prestação e penalidades).

Realize a avaliação do conteúdo

Ademais, o segundo passo para que você consiga gabaritar as questões de legislação tributária no concurso da SEFA Pará, é saber quais assuntos você precisa melhorar- o ideal é que você faça simulados constantes, preferivelmente refazer as últimas provas aplicadas.

Portanto, para auxiliar você neste missão, elaborei um caderno de questões na plataforma Qconcursos, parceira do Direção Concursos. Esta é uma ferramenta extremamente útil para você realizar questões e posteriormente estudar através dos comentários realizados por professores.

Todavia, caso você não seja assinante, segue um cupom exclusivo para você realizar a assinatura e ter esta poderosa fermenta de estudo a seu favor !!

Após realizar o simulado, separa os assuntos que vier a errar. Esta atividade será muito importante para o nosso próximo passo!

Realize um estudo direcionado

Conforme os resultados obtidos no simulado realizado, você deve fazer uma avaliação – “raio x” – da sua situação atual, e identificar quais os assuntos você está mais seguro e quais assuntos você ainda precisa estudar e/ou reestudar para se aprimorar.

Então, diante dos resultados obtidos, preencha a tabela a seguir para evidenciar, de forma simples, os assuntos que você precisará estudar com mais intensidade, e fique atento as fontes destes artigos que são citadas na tabela – os artigos do CTN ou CF/88 – para você direcionar os estudos da literalidade da lei.

Quadro com quantitativo de questões. Legislação tributária.

Orientação final:

Em síntese, tendo em vista que cerca de X % da pontuação da sua prova envolve direito e legislação tributária, sugerimos que você separe pelo menos dois dias na semana para revisar os assuntos que você precisa aprimorar. Além disso é importante realizar o máximo de simulados – se possível, através da plataforma qconcursos.

Caso queira saber mais pontos relevantes do estudo e/ou aprofundar o conteúdo, mantenha-se informado sobre as minhas lives e vídeo aulas!

Restou alguma dúvida sobre as 3 dicas para gabaritar Legislação Tributária no Concurso SEFA Pará? Deixe nos comentários!

Vítor Macau – @professorvitormacau

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

sefa palegislacao prflegislação tributária
Vitor Macau

Vitor Macau

Meu nome é Vítor Ramos Macau, mais conhecido como Professor Macau (@professorvitormacau). Sou formado em Contabilidade e Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e possuo um título de Mestre em Gestão Tributária pela FIPECAFI/FEA - USP. Hoje, ocupo o cargo de Auditor Fiscal de Rendas no Estado do Pará, e há cerca de 10 anos tenho trabalhado, também, como professor de direito tributário e legislação tributária, e realizado mentorias para auxiliar alunos até a aprovação!

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.