Vitor Macau • 29/04/2022
29/04/2022Olá concurseiro, tudo bem? O objetivo deste artigo é orientar você a respeito dos assuntos mais cobrados em português pela banca FGV e que terão grande possibilidade de serem cobrados no concurso Sefaz AM (Secretaria de Fazenda do Amazonas).
Com esta orientação, então, você saberá o que focar e/ou revisar em seus estudos.
Primeiramente, como é possível ver nas tabelas acima, a interpretação de texto despenca nas provas da FGV. Portanto, é fundamental compreender que essa capacidade de uma pessoa compreender o que está escrito em uma mensagem textual, capacidade de pensar e refletir a partir daquilo que absorveu após a leitura, é extremamente explorado pela banca. Assim, tal conteúdo deve receber atenção máxima durante seus estudos.
Lembre-se, acerca desse tema, que:
a) a FGV tem como uma de suas características um elevado número de textos curtos nas provas, em alguns casos, interligados entre si.
b) para essa banca o estudo sobre os gêneros textuais (em especial sobre a função do texto) é indispensável. Os tipos mais recorrentes de gêneros nas provas da FGV são artigos de opinião, crônicas, charges e tirinhas.
c) a FGV tem tendência para questões que demandam maior nível de inferências e deduções.
Ademais, questões que abordam classes de palavras também tem uma alta recorrência nas provas da banca. Assim, as mesmas podem cobrar classe gramatical, nomenclatura, ou seus empregos na língua portuguesa nas provas do concurso Sefaz AM.
São classes de palavras variáveis:
SUBSTANTIVOS: são palavras que se referem aos nomes. Afinal, todos os seres, objetos, fenômenos e lugares que nos cercam são nomeados por algum termo – Exemplos: casa, cadeira, Ana, Brasil, caneta e elefante;
ADJETIVOS: têm a função de ajudar a identificar o gênero (feminino e masculino) e o número (singular e plural) dentro de uma frase – Exemplos: bom, alegre, puro, triste, notável;
ARTIGOS: têm a função de ajudar a identificar o gênero (feminino e masculino) e o número (singular e plural) dentro de uma frase – Exemplos: o dó; a alface; a cal; o ônibus; os ônibus; umas mulheres; a mulher;
VERBOS: são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. – Exemplos: estudar; cantar; amar; achar.
Por exemplo, a palavra “menino” varia em relação ao gênero (menina/feminino) e também em relação ao número (meninos/plural).
PRONOMES: é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome. – Exemplos: Minha caneta é azul, aquelas canetas são azuis.
NUMERAIS: indicam quantidade, posição que um elemento ocupa numa determinada série, múltiplo ou fração – Exemplos: um, dois, primeiro, segundo.
São variáveis porque as palavras podem variar em razão do gênero e do número.
– Demorou, mas chegou longe! (Lugar);
– Cedo ou tarde, atingiremos nossos objetivos. (Tempo);
– Eu terminava depressa os meus deveres. (modo).
São invariáveis são palavras porque não vão para o plural, nem para o feminino.
Por fim, a semântica, parte da língua portuguesa que se dedica ao estudo do sentido das palavras, também apresenta grande incidência nas provas da FGV.
A partir desse tema, a banca cobra:
Encerradas as orientações básicas sobre os principais assuntos cobrados pela banca FGV, caso queira saber mais pontos relevantes do estudo e/ou aprofundar o conteúdo, procure estes assuntos na sua doutrina de estudo e realize mais questões para aumentar sua absorção dos conteúdos!
Além disso, qualquer dúvida ou complemento a respeito dos assuntos mais cobrados em português pela banca FGV, em especial no concurso Sefaz AM, deixe nos comentários!
Vítor Macau – @professorvitormacau
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Vitor Macau
Meu nome é Vítor Ramos Macau, mais conhecido como Professor Macau (@professorvitormacau). Sou formado em Contabilidade e Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e possuo um título de Mestre em Gestão Tributária pela FIPECAFI/FEA - USP. Hoje, ocupo o cargo de Auditor Fiscal de Rendas no Estado do Pará, e há cerca de 10 anos tenho trabalhado, também, como professor de direito tributário e legislação tributária, e realizado mentorias para auxiliar alunos até a aprovação!
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