Concursos Abertos Concursos 2023

Concurso Senado Federal – Matriz SWOT

Carolina Couto Carolina Couto comentários
29/07/2022, às 16:44 • 2 semanas atrás

Fala Conurseiro! No artigo de hoje vamos tratar de Administração para o concurso do Senado Federal. Hoje vamos falar de matriz SWOT, tópico bastante explorado nas provas de concursos.

A matriz SWOT está inserida no contexto da gestão estratégica de uma organização. É possível estruturar a gestão estratégica nas seguintes etapas:

a) Análise organizacional e do ambiente;

b) Formulação de estratégia;

c) Operacionalização da estratégia e

d) Acompanhamento e controle.

A matriz SWOT é utilizada para primeira etapa: a etapa de análise organizacional e do ambiente.

Matriz SWOT

Em inglês, SWOT é o acróstico das palavras de Força (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

É por meio dela que se consegue fazer uma análise do ambiente interno e externo da organização.

Enquanto no âmbito interno, temos forças e fraquezas. No ambiente externo, temos ameaças e oportunidades.

Ambiente Externo

O ambiente externo de uma organização é composto por variáveis não controláveis por ela. Dependendo da situação podem criar situações favoráveis ou desfavoráveis para a empresa.

Pela análise do ambiente externo temos: as ameaças e as oportunidades.

a) Ameaças: são variáveis externas e não controláveis pela empresa que podem criar situações desfavoráveis para a organização.

b) Oportunidades: são variáveis externas e não controláveis que podem de criar situações favoráveis para a organização. É preciso, no entanto, que a organização possua condições ou interesse de usufruí-las.

Ambiente Interno

O ambiente interno é onde a empresa possui o controle. As variáveis internas representam as capacidades da empresa.

As variáveis internas são: as forças e as fraquezas da organização

a) Forças: sãovariáveis internas e controláveis que proporcionam uma situação favorável para a empresa, em relação ao seu ambiente. São exemplos de força de uma organização: os recursos, habilidades, qualificação do quadro de pessoal e outras competências distintivas.

b) Fraquezas: são variáveis internas e controláveis que representam os problemas da empresa. As fraquezas colocam a organização em uma situação desfavorável em relação ao seu ambiente.

Diagnóstico da Matriz SWOT

A partir do confronto das variáveis acima, tanto do ambiente interno, quanto do ambiente externo, é possível extrair alguns cenários e posturas estratégicas. São elas:

a) Sobrevivência: é a postura estratégica utilizada quando ocorrem ameaças no ambiente externo e fraquezas no ambiente interno.

b) Manutenção: é a postura estratégica que se utiliza quando há ameaças no ambiente externo, no entanto, no ambiente interno temos pontos fortes.

c) Crescimento: é a postura estratégica que é utilizada quando se tem oportunidades no ambiente externo e fraquezas no ambiente interno.

d) Desenvolvimento: é a postura estratégica que se utiliza quando a organização possui pontos fortes no ambiente interno e oportunidades no ambiente externo. É a melhor situação para a organização.

Vamos ver como esse assunto já foi cobrado em provas:

FCC – TRT/2ªREGIÃO – Analista Judiciário – 2018

As metodologias consagradas para implementação de planejamento estratégico no âmbito das organizações públicas e privadas contemplam, como etapa relevante, o denominado diagnóstico institucional, muitas vezes utilizando como ferramenta a Matriz SWOT, que procura identificar

a) as ações de longo prazo, correspondentes à missão da organização, e as de curto prazo, representativas dos cenários identificados.

b) os processos de trabalho necessários para a consecução dos resultados almejados em função dos valores institucionais identificados no mapeamento correspondente.

c) a visão de futuro da organização, correspondente à sua essência e razão de ser, e que faz parte do quadro de indicadores estabelecido nesta etapa.

d) internamente, as forças e fraquezas da organização e, externamente, os desafios e oportunidades existentes no cenário em que se insere.

e) os projetos estratégicos da organização e as competências existentes para realizá-los, encadeados em uma representação gráfica na forma de fluxograma.

A questão solicita do candidato quais as variáveis que a matriz SWOT procura identificar. A única alternativa correta é a LETRA D.

Conforme explicamos acima, a matriz SWOT busca no âmbito interno identificar as forças e as fraquezas da organização. Já, no âmbito externo, ela busca identificar as ameaças e as oportunidades que a organização está exposta.

Por hoje vamos ficando por aqui. Recomendo que revise esse tema com frequência pois é muito recorrente em provas.

Bons estudos e até a próxima!

SUPER SEMANA ILIMITADA!

A primeira colocada no concurso TCU rasgou elogios ao material do Direção Concursos. Além dela, a 01 da PCDF e o 01 da PRF também contaram com o melhor material do mundo dos concursos.

É hora de elevar o nível dos seus estudos e estudar com o melhor material disponível no mercado. É hora de dar um passo rumo à aprovação.

Estamos com uma promoção imperdível na Super Semana Ilimitada. Quem não clicar vai se arrepender.

NÃO QUERO ME ARREPENDER

Carolina Couto

Aprovada em primeiro lugar no concurso da PCDF. Também foi aprovada nos concursos da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Atualmente, é agente da PF e professora do Direção Concursos.

Comentários