Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso TCU: como estudar Direito Administrativo?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Marco Tulio29/10/2021

29/10/2021

Hoje saiu um dos editais mais aguardados da área de controle, o concurso do Tribunal de Contas da União (concurso TCU).

O edital bastante atrativo, já que o cargo de Auditor Federal de Controle Externo traz inúmeras vantagens, as quais enchem os olhos de todo concurseiro.

Sabemos que o caminho é extremamente difícil, mas vale a muito a pena se dedicar a um concurso desse porte e desempenhar atividades extremamente gratificantes.

Não deixe que o medo da concorrência te atrapalhe! Se você escolheu essa carreira, faça a sua parte diariamente e mantenha o foco. Lembrando que tem material completo aqui!

Meu objetivo hoje é trazer dicas valiosas para a sua preparação, em relação à disciplina de Direito Administrativo. Essa disciplina causa raiva em muitos concurseiros.

Concurso TCU: como estudar Direito Administrativo

No início dos meus estudos, confesso que tive muita dificuldade, mas hoje é uma das minhas preferidas!

Entender os direitos do servidor público e o funcionamento da máquina pública, são coisas essenciais para qualquer pessoa que deseje ingressar no serviço público. 

Quero estudar para o TCU!

Trata-se de uma disciplina muito extensa, no entanto, ao mapear a forma pela qual a banca costuma cobrar o conteúdo, o seu tempo pode ser direcionado para estudar aquilo que é mais importante.

Tenha muita atenção aos tópicos relacionados às atribuições do cargo, mas é claro, não deixe de estudar o restante, pois se está no edital a banca tem a livre escolha de cobrar. Dê uma atenção especial aos seguintes temas:

  • Responsabilidade Civil do Estado;
  • Improbidade Administrativa;
  • Licitações e Contratos Administrativos;
  • Atos Administrativos;
  • Entidades paraestatais / terceiro setor;

Tendo isso mente, vamos analisar uma questão da banca FGV, para que fique nítida a forma de cobrança das matérias.

(FGV – 2021 – TCE-AM – Auditor Técnico de Controle Externo – Área de Ministério Público de Contas): Em razão da explosão de loja de fogos de artifício clandestina, na qual a pólvora não era armazenada com observância das normas de segurança, Antônio sofreu ferimentos que o levaram à morte. Em razão desse fato, Maria, sua esposa, ingressou com a ação de reparação de danos em face do Município Alfa, no qual estava localizada a loja. Em situações como a descrita, o Município Alfa:

A) deve ser responsabilizado com base na teoria do risco integral;

B) somente pode ser responsabilizado com base na teoria civilista da culpa;

C) não pode ser responsabilizado em hipótese alguma, já que o ilícito decorreu da ação de particulares;

D) só pode ser responsabilizado se forem do seu conhecimento as irregularidades praticadas no âmbito da loja;

E) deve ser responsabilizado com base na teoria do risco objetivo, em razão de sua omissão no dever de fiscalizar.

Sabe o que pode se extrair dessa questão? A necessidade de estudar jurisprudência. Trata-se de tese de repercussão geral, fixada pelo STF: “Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular”. Resposta = letra D.

Apesar disso, mesmo sem ter conhecimento específico acerca dessa tese, é possível resolver a questão pelo conhecimento das teorias relacionadas à responsabilidade civil do Estado.

Eu não considero um tema difícil, com um estudo básico sobre as referidas teorias já era possível acertar a questão.

Estudar a teoria é primordial e te dará uma base para a resolução de questões.

Quero estudar para o TCU!

As duas coisas se complementam, por isso, saiba planejar seus estudos de modo que haja um balanceamento e uma não seja deixada de lado por causa da outra. Fazer esse mapeamento dos assuntos mais cobrados é essencial.

Além disso, quando encontrar informações muito valiosas durante a resolução de questões, não deixe de anotar! Mesmo que você tenha acertado, pode ser que a informação não fique guardada por muito tempo na sua mente, sendo importantíssima a realização de revisões.

Essas dicas valem para muitas disciplinas, e ganham ainda mais força quando se trata do Direito Administrativo, o qual sempre possui um conteúdo bastante extenso.

Resumo

Um emprego para a VIDA TODA

Mais de 100 mil vagas estão disponíveis em concursos públicos (mesmo para quem nunca estudou para um edital). 

Participe da nossa aula gratuita no dia 06/05, às 8h,  e entenda como partir do zero à aprovação em um emprego para a vida toda!

Quem estiver ao vivo terá condições únicas, claro!

semana do trabalhador direcao concursos 2024
concursos publicos
Concurso TCUconcurso tcuconcurso tcu 2021concurso tcu como estudaredital tcuedital tcu 2021tcutcu 2021tcu concurso 2021
Marco Tulio

Marco Tulio

Marco tem 22 anos, é servidor do TJDFT, formado em Gestão Pública. Ingressou no serviço público aos 19 anos, pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, e coleciona aprovações em concursos de âmbito federal, como: MPU, TST, STJ, STM. Um aluno que era mediano, mas decidiu mudar a sua vida através dos estudos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.