Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso TJ CE: assuntos mais cobrados de português pela FCC

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Vitor Macau13/04/2022

13/04/2022

Olá concurseiro, tudo bem? O objetivo deste artigo é orientar você a respeito dos 3 assuntos mais cobrados na disciplina de Língua Portuguesa pela Fundação Carlos Chagas (FCC), banca responsável pelo concurso TJ CE (Tribunal de Justiça do Ceará).

Com esta orientação você saberá o que focar e/ou revisar em seus estudos.

Assuntos de português mais cobrados banca FCC.
mas. contudo.

1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO – 29,36% (concurso TJ CE)

Como é possível ver nas tabelas acima, interpretação de texto é o tema que mais cai nas provas da FCC.

Portanto, é fundamental compreender que essa é a capacidade de uma pessoa compreender o que está escrito em uma mensagem textual, podendo pensar e refletir a partir daquilo que absorveu após a leitura.

a) Para resolver questões sobre interpretação de texto da FCC, o candidato precisa ter muita atenção.

b) Ler o texto e tentar compreendê-lo e aos resolver as questões ler o enunciado e as alternativas com calma.

c) As provas da FCC, geralmente, cobram questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma.

d) É uma banca muito exigente que costuma incluir textos literários.

2. CLASSES DE PALAVRAS10,10%

Esse tema também tem uma alta recorrência nas provas da banca.  O mesmo pode, ainda, se apresentar como classe gramatical, com foco em seus empregos na língua portuguesa.

Vejamos abaixo quais são as 10 classes de palavras do português

Classes de palavras variáveis (concurso TJ CE)

As palavras podem variar em razão do gênero e do número. Como por exemplo a palavra “menino”, varia em relação ao gênero “menina” e também em relação ao número “meninos”.

SUBSTANTIVOS: são palavras que se referem aos nomes. Afinal, todos os seres, objetos, fenômenos e lugares que nos cercam são nomeados por algum termo – Exemplos:  casa, cadeira, Ana, Brasil, caneta e elefante;

ADJETIVOS: têm a função de ajudar a identificar o gênero (feminino e masculino) e o número (singular e plural) dentro de uma frase – Exemplos:   bom, alegre, puro, triste, notável;

ARTIGOS: têm a função de ajudar a identificar o gênero (feminino e masculino) e o número (singular e plural) dentro de uma frase – Exemplos: o dó; a alface; a cal; o ônibus; os ônibus; umas mulheres; a mulher;

VERBOS: são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. – Exemplos: estudar; cantar; amar; achar.

Classes variáveis e invariáveis

PRONOMES: é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome. – ExemplosMinha caneta é azul, aquelas canetas são azuis.

NUMERAIS: indicam quantidade, posição que um elemento ocupa numa determinada série, múltiplo ou fração – Exemplos: um, dois, primeiro, segundo.

Classes invariáveis

ADVÉRBIOS: é a classe de palavras que acompanha verbos, adjetivos ou outros advérbios, acrescentando-lhes características ou intensificando o seu sentido.

A classe dos advérbios é extensa, havendo algumas classificações de acordo com o sentido do advérbio. Exemplos:

– Demorou, mas chegou longe! (Advérbio de lugar);

Cedo ou tarde, atingiremos nossos objetivos. (Advérbio de tempo);

– Eu terminava depressa os meus deveres. (Advérbio de modo).

PREPOSIÇÕES: são palavras usadas para marcar as relações gramaticais que substantivos, adjetivos, verbos e advérbios desempenham no discurso – Exemplo: Caminhou até o parque para exercitar-se.

INTERJEIÇÕES: são unidades autônomas (isto é, independentes de qualquer elemento no discurso) que exprimem a emoção de quem emite o enunciado – Exemplo: “Ah!”, “Ih…”, “Ué!”.

CONJUNÇÕES: constituem a classe de palavras que servem de ligação entre elementos de uma sentença, sejam eles termos de uma mesma oração ou orações de um mesmo período.

As conjunções servem de ponte entre esses elementos, dando mais fluidez ao enunciado. – Exemplo: Nós chegamos de manhã e fomos embora de noite.

3. CLAREZA E CORREÇÃO – 8,39%

clareza textual está relacionada à coerência e à coesão, dois recursos que não devem faltar em um bom texto. Ela diz respeito à maneira como as ideias são organizadas a fim de que o objetivo final seja alcançado: a compreensão textual.

a) A coerência é a relação lógica das ideias de um texto, e decorre da sua argumentação – resultado especialmente dos conhecimento do transmissor da mensagem.

b) A COESÃO é resultado da disposição e da correta utilização das palavras que propiciam a ligação entre frases, períodos e parágrafos de um texto. Ela colabora com sua organização e ocorre por meio de palavras chamadas de conectivos.

b.1) Coesão e coerência são coisas diferentes, de modo que um texto coeso pode ser incoerente. Ambas têm em comum o fato de estarem relacionadas com as regras essenciais para uma boa produção textual.

b.2) A COESÃO textual tem como foco a articulação interna, ou seja, as questões gramaticais. Já a COERÊNCIA textual trata da articulação externa e mais profunda da mensagem.

Orientação Final

Por fim, caso queira saber mais pontos relevantes sobre assuntos mais cobrados em português (FCC) do para o concurso TJ CE, mantenha-se informado sobre as minhas lives e videoaulas!

Além disso, qualquer dúvida ou complemento a respeito do tema deixe nos comentários!

Vítor Macau – @professorvitormacau

Um emprego para a VIDA TODA

Mais de 100 mil vagas estão disponíveis em concursos públicos (mesmo para quem nunca estudou para um edital). 

O Direção Concursos oferece o melhor material do mercado e um time qualificado de professores para você partir do zero à aprovação em um emprego para a vida toda!

Clique no botão abaixo e garanta as melhores condições para sua preparação!

semana do trabalhador direcao concursos 2024
Concurso TJ CEconcurso tj ceFCCtj ce
Vitor Macau

Vitor Macau

Meu nome é Vítor Ramos Macau, mais conhecido como Professor Macau (@professorvitormacau). Sou formado em Contabilidade e Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e possuo um título de Mestre em Gestão Tributária pela FIPECAFI/FEA - USP. Hoje, ocupo o cargo de Auditor Fiscal de Rendas no Estado do Pará, e há cerca de 10 anos tenho trabalhado, também, como professor de direito tributário e legislação tributária, e realizado mentorias para auxiliar alunos até a aprovação!

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.