Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso TJRJ de volta: 6 dicas importantes para você retomar o foco!

Raquel Monteiro Raquel Monteiro comentários
23/09/2021, às 11:22 • 4 semanas atrás

Tudo indica que um dos concursos mais aguardados deste ano de 2021 terá um desfecho. A espera pela marcação de uma data de prova para o concurso do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro parece que terá um fim.

A data ainda não sabemos, mas já podemos trabalhar com um mês, o de novembro, e isso já muda muita coisa na sua preparação para este certame. Claro que pode ser que o prazo atrase, mas não vamos trabalhar com o imprevisto, certo?

cursos concurso tce sc

Virando especialista no Cebraspe

É momento de respirar fundo, manter o controle emocional e direcionar seus esforços diretamente para a realização desta prova. É chegado o momento de estudar mais detidamente a legislação específica deste tribunal, bem como deixar um pouco de lado a resolução de questões de outras bancas examinadoras. Agora, você precisa se tornar especialista na banca Cebraspe!

É chegado o momento de mirar no concurso TJ RJ

Se você vinha fazendo um estudo com memorizações espaçadas, é conveniente que diminua a periodicidade entre as leituras destas “decorebas”, pois o Cebraspe cobra muito este tipo de conhecimento. Gravar prazos, quóruns das leis é uma grande predileção desta banca, muito embora esta afirme em seus editais privilegiar mais o raciocínio dos candidatos.

Treino por meio de questões objetivas

Embora a forma de avaliação, neste certame, seja de questões no estilo “ABCDE” e não de “Certo e Errado”, convém que você resolva todas as questões recentes que puder desta banca para se familiarizar bastante com seu estilo e seus assuntos favoritos. Uma grande vantagem é que, no dia da prova, não haverá penalização pelo erro em cada questão marcada errada de acordo com o gabarito oficial. Isso possibilitará o “chute”, ou seja, a marcação da resposta que você não sabe ou não lembra do assunto. Só há vantagens neste concurso!

Conhecimentos Específicos para os cargos de Analista Judiciário concurso TJ RJ

Ao ler o edital, você verá que os conhecimentos específicos, além de possuírem grande peso de pontos neste concurso, estes estão abordados, também, em uma questão discursiva. Cuida-se de estudo de caso que deverá ser abordado em até 30 (trinta) linhas. Por isso, não só os conhecimentos gerais são importantes, mas os específicos merecem muita atenção. Treine bastante, pois é necessário ter velocidade para conseguir conciliar todas as questões dentro do tempo da prova.

Conhecimentos Específicos para o cargo de Técnico Judiciário

O conteúdo programático, na parte de conhecimento específico trata de “Noções” de Direito Administrativo, Constitucional, Processual Civil e Processual Penal. Apesar de assim constar no edital, dando a ideia de serem abordados superficialmente, essas matérias são cobradas com todos “os requintes de crueldade” (risos).

Desta forma, convém estudar cada uma dessas disciplinas com a profundidade que estas requerem, dentro do padrão do Cebraspe. Algumas questões são tão complexas, que surpreendem os candidatos aos cargos de nível médio de escolaridade.

Tenha equilíbrio

Ressalve-se que é importante acelerar, mas que isso seja feito aos poucos, pois é necessário ter energia para chegar mentalmente saudável no dia da prova. Dizemos isso porque, apesar de termos um mês definido, ainda não se sabe qual será o dia da realização deste concurso público. Com isso, o ideal é que a aceleração em velocidade máxima de estudo se dê faltando um mês para a prova, sob pena de adoecer e prejudicar seu desempenho no dia “D”.

Resumo da Ópera: a prova do TJRJ vai acontecer. Respira fundo, gavião, e venha fazer uma excelente reta final no Direção!

O melhor material do mundo dos concursos públicos no preço que você pede durante os outros meses do ano. No dia 31 de outubro, é prudente que você participe da live de lançamento. É sério: participe. Algumas chances só aparecem uma vez na vida!

Faça parte do canal de Telegram para o compartilhamento de notícias em TEMPO REAL! Você nunca mais vai ficar de fora das novidades, clique aqui e participe.

Raquel Monteiro

Raquel Monteiro é advogada, escritora, professora pós-graduada em Direito Público e blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora vem trazer conteúdo de qualidade ao Direção Concursos.

Comentários