
Olá concurseiro, tudo bem? O objetivo deste artigo é orientar você a respeito dos assuntos mais cobrados em português pela banca FGV, os quais terão grande possibilidade de serem cobrados no concurso TJ TO.
Com esta orientação, então, você saberá o que focar e/ou revisar em seus estudos.



INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: 34,21%
Como é possível ver nas tabelas acima, a interpretação de texto despenca nas provas da FGV. Portanto, é fundamental compreender que essa capacidade de uma pessoa compreender o que está escrito em uma mensagem textual, de poder pensar e refletir a partir daquilo que absorveu após a leitura, é explorado de maneira ampla pela banca.
Assim, foquemos em alguns padrões da banca:
a) A FGV tem como uma de suas características um elevado número de textos curtos nas provas, em alguns casos, interligados entre si;
b) Para essa banca, o estudo sobre os GÊNEROS TEXTUAIS (sua função textual e discursiva) é indispensável. Entretanto, os gêneros mais recorrentes são artigos de opinião, crônicas, charges e tirinhas;
c) Ainda, a banca FGV costuma cobrar, tendenciosamente, questões que demandam maior nível de inferências e deduções.
Concurso TJ TO – CLASSES DE PALAVRAS: 11,90%
Esse tema também tem uma alta recorrência nas provas da banca. O mesmo pode, ainda, se apresentar como classe gramatical, com foco em seus empregos na língua portuguesa.
Vejamos abaixo quais são as 10 classes de palavras do português:
Classes de palavras variáveis
As palavras podem variar em razão do gênero e do número. Como por exemplo a palavra “menino”, varia em relação ao gênero “menina” e também em relação ao número “meninos”.
SUBSTANTIVOS: são palavras que se referem aos nomes. Afinal, todos os seres, objetos, fenômenos e lugares que nos cercam são nomeados por algum termo – Exemplos: casa, cadeira, Ana, Brasil, caneta e elefante;
ADJETIVOS: têm a função de ajudar a identificar o gênero (feminino e masculino) e o número (singular e plural) dentro de uma frase – Exemplos: bom, alegre, puro, triste, notável;
ARTIGOS: têm a função de ajudar a identificar o gênero (feminino e masculino) e o número (singular e plural) dentro de uma frase – Exemplos: o dó; a alface; a cal; o ônibus; os ônibus; umas mulheres; a mulher;
VERBOS: são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo – Exemplos: estudar; cantar; amar; achar.
Classes variáveis e invariáveis
PRONOMES: é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Ela tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e no espaço, sem utilizar o seu nome – Exemplos: Minha caneta é azul, aquelas canetas são azuis.
NUMERAIS: indicam quantidade, posição que um elemento ocupa numa determinada série, múltiplo ou fração – Exemplos: um, dois, primeiro, segundo.
Classes invariáveis
ADVÉRBIOS: é a classe de palavras que acompanha verbos, adjetivos ou outros advérbios, acrescentando-lhes características ou intensificando o seu sentido. A classe dos advérbios é extensa, havendo algumas classificações de acordo com o sentido do advérbio – Exemplos:
– Demorou, mas chegou longe! (Advérbio de lugar);
– Cedo ou tarde, atingiremos nossos objetivos. (Advérbio de tempo);
– Eu terminava depressa os meus deveres. (Advérbio de modo).PREPOSIÇÕES: são palavras usadas para marcar as relações gramaticais que substantivos, adjetivos, verbos e advérbios desempenham no discurso – Exemplo: Caminhou até o parque para exercitar-se.
INTERJEIÇÕES: são unidades autônomas (isto é, independentes de qualquer elemento no discurso) que exprimem a emoção de quem emite o enunciado – Exemplo: “Ah!”, “Ih…”, “Ué!”.
CONJUNÇÕES: constituem a classe de palavras que servem de ligação entre elementos de uma sentença, sejam eles termos de uma mesma oração ou orações de um mesmo período.
As conjunções servem de ponte entre esses elementos, dando mais fluidez ao enunciado – Exemplo: Nós chegamos de manhã e fomos embora de noite.
SEMÂNTICA: 8,87%
A semântica é a parte da língua portuguesa que se dedica ao estudo do sentido das palavras. Sobre esse tema, há maior incidência nas provas:
- Sentido e emprego dos vocábulos.
- Campos semânticos.
- Empregos e modos dos verbos.
Concurso TJ TO – Orientação Final
Por fim, caso queira saber mais pontos relevantes do estudo sobre os assuntos mais cobrados em português pela banca FGV – TJ TO -, procure estes assuntos na sua doutrina de estudo e realize mais questões para aumentar sua absorção dos conteúdos!
Além disso, caso reste dúvidas ou queira trazer contribuições a respeito do tema, deixe nos comentários!
Vítor Macau – @professorvitormacau
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
