Concursos Abertos Concursos 2020

A prova discursiva é o seu passaporte para a aprovação!

Jornalismo Direção Concursos Jornalismo Direção Concursos comentários
26/06/2019, às 17:11 • 1 ano atrás

Olá, sou professor Sérgio Varella e trago um lembrete importante.

O concurso do TRF4 está cada vez mais perto. Faltam cerca de 45 dias para sua prova.

Nessa altura do campeonato vocês já devem saber qual a matéria que fará a diferença nesse concurso, né?

Qual disciplina vale 50%, OU SEJA, METADE DA SUA NOTA? Será que alguma matéria vale isso tudo?

Isso mesmo, a nossa prova DISCURSIVA É O SEU PASSAPORTE PARA APROVAÇÃO. A sua redação ou estudo de caso, a depender do cargo para qual fará a prova. Vamos explicar melhor a diferença entre essas duas modalidades.

Redação

Essa modalidade geralmente exige do aluno que se escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre determinado assunto de conhecimento geral, mais amplo. Vejamos um exemplo da banca FCC do concurso para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região no ano de 2017.

Observem que em temas amplos sempre saberemos algo sobre o assunto, todavia o difícil é abordar os pontos solicitados pela banca e presentes em seu espelho. Para ajudar, normalmente existem tópicos que mostram os assuntos que a banca quer que você aborde. Nesse caso, não temos subtópicos, mas já temos dois assuntos que devem ser abordados (1- ciência; 2-desenvolvimento).

Reprodução

Estudo de caso

Normalmente o tema do Estudo de Caso é apresentado por meio de uma narrativa fictícia de determinada situação. Essa pequena história deve servir, juntamente com outras fontes (leis, autorias, números etc.), como meio de fundamentação. Vejamos um exemplo banca Cespe do concurso para o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul no ano de 2015.

Será esse o modelo adotado em sua prova do TRF4. Ao longo das aulas iremos trabalhar em detalhes como responder a esse tipo de prova.

Reprodução

A sua prova discursiva será o divisor de águas entre os alunos aprovados e convocados e aqueles que ficarão apenas na torcida. Ela que definirá quem será aprovado e quem será reprovado. Uma boa discursiva abrirá o caminho para sua aprovação.

concurso trf 4 edital trf 4 prova dicursiva trf 4 prova trf 4

Jornalismo Direção Concursos

Sob a coordenação do professor Arthur Lima e gerência do jornalista Victor Gammaro, a equipe de jornalismo do Direção Concursos te deixa informado sobre tudo que há de mais importante no mundo dos concursos públicos. Temos compromisso com a excelência e rapidez nas notícias, para que o (a) concurseiro (a) fique totalmente informado (a) sobre as oportunidades no funcionalismo público.

Comentários