Rodrigo Strassburger • 13/07/2021
13/07/2021Fala, pessoal! Tudo bem? Aqui é o Rodrigo! O edital da Receita Federal do Brasil está para sair em setembro (veja detalhes aqui) e já é hora de turbinar os estudos. Aqui você vai receber dicas para a Discursiva Receita Federal.
Antes, uma pequena introdução para quem ainda não me conhece: meu nome é Rodrigo Strassburger, concurseiro há algum tempo e aprovado em concursos importantes. Atualmente, sou Técnico Tributário da SEFAZ/RS.
Além disso, obtive sucesso nas provas para os seguintes cargos: Auditor TCE-RJ (primeiro), Auditor CI de Porto Alegre (terceiro), Analista IBGE temporário (primeiro) e Prefeitura de Bombinhas/SC (primeiro).
Contei um pouco mais da minha história aqui nesta entrevista: clique e assista!
A prova discursiva causa bastante medo na preparação do concurseiro, mas ela é fundamental para aprovação ou não do candidato. Afinal, no concurso de 2012 para Auditor da Receita Federal, ela correspondeu a 25% do total de pontos possíveis de serem obtidos.
Ou seja, a prova discursiva realmente é o corte entre aqueles que ficarão nas vagas e os que terão que esperar um pouco mais.
Em seguida, vamos explorar juntos um pouco mais sobre a prova discursiva da Receita Federal, tendo como base os editais de Auditor Fiscal da Receita Federal (AFRF) de 2012 e 2014 e o edital de Analista Tributário da Receita Federal (ATRF) de 2012.
No edital de 2012 para Auditor Fiscal, a prova discursiva da Receita dividiu-se no desenvolvimento de 1 tema de 40 a 60 linhas e mais 3 questões de 15 a 30 linhas. O candidato possuía 5h para passar todas as questões para a grade de respostas.
Já a prova de Analista Tributário era composta de somente de 1 tema que o candidato deveria desenvolver em 40 a 60 linhas dentro de um período de 3h.
Por outro lado, em 2014, a ESAF pegou mais leve na discursiva dos AFRF: exigiu apenas duas questões de 20 a 40 linhas a serem resolvidas em 3h.
No próximo edital, acredito que a futura banca examinadora irá se basear no edital de 2012. Dessa forma, provavelmente teremos um caso prático (ou uma peça técnica) maior e mais três questões menores para serem resolvidas em torno de 5h.
Pessoal, montei a tabela abaixo com as disciplinas que a prova discursiva da Receita poderia cobrar no certame de 2012, tanto para o cargo de Auditor Fiscal, quanto para o cargo de Analista Tributário:
Reparem que o conteúdo programático das duas provas foi bem parecido. A diferença foi que o cargo de Auditor Fiscal cobrou a mais as disciplinas de Administração Pública, Auditoria e Comércio Internacional.
Já em 2014, a ESAF novamente pegou mais leve na prova: exigiu para a prova discursiva apenas conhecimentos de Direito Tributário e Legislação Tributária e Aduaneira.
Entretanto, mais uma vez acredito que não teremos essa colher de chá de 2014 no próximo edital. Acredito que a prova discursiva poderá conter as mesmas matérias de 2012 com a possível adição de Contabilidade.
Galera, para quem nunca viu como é uma prova discursiva, vamos dar uma olhadinha em 2 exemplos de provas anteriores? Vou mostrar a questão da prova de AFRF de 2014 e, em seguida, o tema para o cargo de ATRF de 2012. Vamos lá:
Prova para Auditor Fiscal da Receita Federal de 2014
Prova da Analista Tributário da Receita Federal de 2012
Reparem que as duas questões trataram de assuntos específicos de Direito Tributário: uma sobre o Simples Nacional e a outra sobre o IPI.
Outro aspecto interessante é que em termos de nível de dificuldade, ambas as questões estão em um patamar parecido, não havendo tanta diferença entre as provas de diferentes cargos.
Mas, afinal, a pergunta que não quer calar: como devemos nos preparar para esse tipo de questão???
Pessoal, abaixo vou dar uma série de dicas que me ajudaram na minha preparação para provas discursivas e que com certeza também irão ajudá-los.
Não é necessário ser um aluno muito avançado para começar a praticar a prova escrita. Comece agora!
Escolha um tema de uma aula que você estudou há pouco tempo e crie umas 4 ou 5 questões sobre o tema, explorando conceitos e classificações. Em seguida, tente respondê-las em uma folha em branco.
Na primeira tentativa, é bem provável que necessitemos olhar a resposta na aula do professor para que consigamos responder. Contudo, nas próximas tentativas, já teremos aprendido e memorizado os conceitos e o processo ficará bem mais rápido e fácil.
Ah, esse método também é excelente para revisar os conteúdos estudados!
Além de responder as próprias questões que você criou, tente responder as questões discursivas de concursos anteriores da área fiscal.
Como não há tantas questões discursivas assim disponíveis de concursos antigos da RFB, treine com questões dos fiscos estaduais e municipais que abordem conteúdos que possam cair na próxima prova da Receita.
Para seguir essa dica, é recomendável que você já seja um concurseiro de nível intermediário, que já tenha tido contato ao menos uma vez com o conteúdo exigido pelas questões.
Em algum momento da sua preparação, faça uma simulação do ambiente de prova.
Pegue uma questão antiga, imprima uma folha pautada com as mesmas margens que a banca disponibilizou, utilize a mesma caneta que você irá usar no dia da prova e cronometre seu tempo.
Essa dica é muito importante para não termos surpresa com a falta de tempo para passar as questões para a grade de respostas no dia da prova.
Falando em falta de tempo, uma forma de tentar evitar que isso ocorra é não precisar escrever o rascunho do seu texto.
Tente utilizar a folha de rascunho apenas para montar um esquema da resposta, com as principais palavras-chave. Depois, escreva seu texto direto na folha de respostas.
É claro que de início não teremos a prática e a segurança necessária para escrevermos sem o rascunho completo. Entretanto, nada que um pouco de treino não resolva. E, acredite, a economia de tempo é enorme!
Por último, mas não menos importante. Pelo contrário, diria até mesmo que seria o mais importante!
Faça um curso de discursivas com correções para ter uma opinião de fora sobre o seu texto, uma opinião de quem está muito acostumado com as correções das bancas examinadoras.
Com certeza você irá adquirir conhecimento e técnicas valiosas para a sua prova. Eu mesmo fiz o curso do professor Marcel Guimarães aqui do Direção quando me preparava para a prova do TCE-RJ e sou grato a ele até hoje, uma vez que obtive a nota mais alta para o meu cargo na primeira prova discursiva que fiz na vida!
Então, não pense duas vezes para se matricular em cursos desse nível.
Bom, pessoal, agora é foco total no concurso da Receita Federal! Espero ter ajudado na preparação de vocês para esse tão aguardado certame.
Assim, não tenham medo e comecem logo a preparação para a prova discursiva da Receita! Com certeza até o dia da prova vocês estarão craques na escrita e conseguirão obter uma nota de destaque.
Desejo, por fim, muita força e energia positiva pra todo mundo!
Sigam meu Instagram e o Instagram de notícias do Direção Concursos, o Direção News!
Um grande abraço!
Você já viu que a realização do novo concurso está caminhando a passos largos, então, para concorrer de forma justa e competitiva é necessário ter um material completo e acessível.
Por isso o Direção Concursos preparou um material de estudos completo para o novo edital da Receita Federal o conteúdo disponibilizado conta com material para os cargos de Auditor e Analista. Clique na imagem abaixo e confira:
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Rodrigo Strassburger
Contador Aprovado 1º lugar concurso TCE-RJ - Área contábil Aprovado 3º lugar concurso Auditor de Controle Interno de Porto Alegre Aprovado 1º lugar contador Prefeitura de Bombinhas/SC Aprovado 1º lugar concurso Analista IBGE - Temporário Aprovado SEFAZ/RS
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Rodrigo Strassburger • 27 de julho de 2021
Fala, pessoal! Tudo bem? Aqui é o Rodrigo! O concurso da Controladoria Geral da União (CGU) acaba de ser autorizado (detalhes AQUI) e em breve teremos o edital na praça. Ou seja, é hora de acelerar os nossos estudos! Assim sendo, neste artigo eu vou trazer dicas sobre o que estudar nesse pré-edital da CGU. […]
Rodrigo Strassburger • 27 de julho de 2021
Fala, pessoal! Tudo bem? Aqui é o Rodrigo! O edital da Receita Federal do Brasil está para sair em setembro (veja detalhes aqui) e já é hora de intensificar nossos estudos. Assim sendo, neste artigo eu vou trazer dicas sobre como estudar contabilidade para o concurso Receita Federal. Antes, uma pequena introdução para quem ainda […]
Rodrigo Strassburger • 27 de julho de 2021
Fala, pessoal! Tudo bem? Aqui é o Rodrigo! O edital da Receita Federal do Brasil está para sair em setembro (veja detalhes aqui) e já é hora de turbinar os estudos. Aqui você vai receber dicas para a Discursiva Receita Federal. Antes, uma pequena introdução para quem ainda não me conhece: meu nome é Rodrigo […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.