Concursos Abertos Concursos 2020

Estatística PCDF Agente – como estudar essa matéria

Arthur Lima Arthur Lima comentários
07/07/2020, às 15:05 • 2 meses atrás

Fala, pessoal! Neste artigo, eu quero ajudar a resolver de uma vez por todas esta questão: desistir ou não desistir do estudo de estatística para a PCDF?

Vamos entender o que realmente cai, o que você precisa saber e o que você precisa usar como técnica para enfrentar esta matéria.

Primeiro, acho importante falar sobre outro concurso da área policial, que podemos usar como base: o concurso Polícia Federal.

Acredito que este edital PCDF foi fortemente inspirado no concurso Polícia Federal. Reparem que, dos 120 itens da prova da PF, 10 foram de Estatística e 10 foram de Raciocínio Lógico.

A diferença é que o edital da PF deixou claro quantas questões seriam para Informática e Contabilidade, limitando o número de questões para as outras matérias.

Ainda assim, eu dou um palpite de que devem vir 10 questões, pelo menos, de Estatística nas provas da PCDF.

Analisando o conteúdo, acredito que as questões mais difíceis vão vir da parte inicial, de estatística descritiva até probabilidade. Depois, as questões ficam mais literais, mais de aplicação de fórmula.

No vídeo abaixo, eu vou descrevendo detalhes de cada conteúdo para você entender melhor o que eu disse acima:

Para ajudar o concurseiro que está estudando para o concurso PCDF, Direção Concursos está disponibilizando cursos completos e isolados para as matérias de Estatística e Matemática e Raciocínio Lógico.

CURSO ISOLADO ESTATÍSICA PCDF

CURSO ISOLADO MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

No meu curso de Estatística para PCDF, eu utilizo a seguinte ordem de conteúdo, que acredito ser uma mais prática:

  • média aritmética
  • estatística descritiva
  • medidas de dispersão, de assimetria e curtose
  • analise combinatória
  • probabilidade
  • distribuição de probabilidade (discretas)
  • distribuição de probabilidade (contínua)
  • inferência estatística
  • análise de regressão
  • análise de variância e análise de resíduos

Neste curso de Estatística, eu divido que a preparação do concurseiro deveria ser assim: 25 horas de vídeo aula e 15 horas fazendo exercício.

Pensando em uma rotina de estudos em que o candidato passe 5 horas a 4h30 estudando, são 40 horas ao todo dedicadas para a matéria de Estatística, menos de 10% do total de estudo para uma matéria nova, complexa e decisiva.

Além disso, sugiro algumas dicas de estudo, que considero essenciais para o candidato aproveitar mais ainda as aulas:

  • assista as videoaulas sem ficar transcrevendo
  • atenção total quando o professor estiver fazendo exercícios
  • aprenda em camadas
  • tente pegar ao menos o básico de cada aula para não errar questões fáceis
  • monte um formulário
  • não menospreze o conteúdo de Estatística, foram 10 questões no concurso Policia Federal

Quer mais um motivo para não deixar de lado a matéria de Estatística? O Direção Concursos está realizando um curso completo e gratuito de três matérias: Contabilidade, Informática e Estatística.

Você verá, na prática, como são importantes estas matérias e que é possível aprender a tempo do dia das provas. É um curso totalmente gratuito, clique abaixo e se inscreva:

CURSO GRATUITO PCDF

Não se esqueça: o Direção Concursos possui tem a forma mais barata para você estudar com o edital já publicado!

Na assinatura ilimitada mensal, você não compromete o limite do seu cartão e pode usar o melhor material para se preparar em alto nível até o dia da prova.

Você pode ter tudo isso clicando na imagem abaixo e realizando a sua assinatura, com um plano de estudos enxuto, efetivo e que cabe no seu bolso.

Não se esqueça: o Direção Concursos oferece a forma mais barata para você estudar com o edital já publicado!

Na assinatura ilimitada mensal, você não compromete o limite do seu cartão e pode usar o melhor material para se preparar em alto nível até o dia da prova.

Você pode ter tudo isso clicando na imagem abaixo e realizando a sua assinatura, com um plano de estudos enxuto, efetivo e que cabe no seu bolso.

edital pcdf e muito mais
cebraspe pcdf Concurso pcdf concurso pcdf agente edital pcdf edital pcdf 2020 edital pcdf agente pcdf agente pcdf cebraspe

Arthur Lima

Professor em cursos para concurso há mais de 7 anos. Engenheiro Aeronáutico pelo ITA e aprovado nos concursos de Auditor e Analista da Receita Federal. No Direção Concursos é responsável pelas disciplinas de Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira e Estatística, e é um dos coordenadores do site.

Comentários