Concursos Abertos Concursos 2020

Por que a Ford está fechando as fábricas no Brasil?

Danuzio Neto Danuzio Neto comentários
13/01/2021, às 12:53 • 5 dias atrás

Em 24 de abril de 1919, com Delfim Moreira como presidente da República, o nosso país ainda não tinha conquistado uma única Copa do Mundo sequer.

Na verdade, a primeira Copa, que seria vencida pelo Uruguai, só ocorreria mais de uma década depois, em 1930, quando teríamos no Brasil o início de uma era política que duraria quinze anos, a Era Vargas.

Em 1919, a população brasileira era majoritariamente rural e as indústrias, muito raras, eram símbolo de modernidade em uma nação que eternamente carregaria o fardo de ser o “país do futuro”.

Foi neste cenário, onde tudo era mato, que a Ford chegou por aqui, 23 anos antes de Walt Disney criar o Zé Carioca, três anos antes do surgimento da União Soviética, cinco décadas antes de o homem pisar na lua pela primeira vez. É um tempo longo.

A Ford foi a primeira montadora a se instalar em terras tupiniquins, chegada muito tempo antes de JK e dos presidentes militares, que apostarem tudo no rodoviarismo.

Talvez por isso, pela longa relação da empresa com o nosso país, causou espanto quando, em 11 de janeiro de 2020, a Ford anunciou que vai encerrar a produção de veículos no Brasil, fechando as fábricas de Taubaté (SP), Camaçari (BA) e Horizonte (CE).

Em 2019, a montadora já tinha fechado a fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Com o novo anúncio, calcula-se que cerca de 5 mil funcionários serão demitidos.

Ficarão no Brasil apenas a sede sul-americana da companhia, o centro de desenvolvimento e o campo de testes.

Infelizmente, em nosso país, esse é um movimento que se repete em outras grandes empresas do setor automotivo. Em dezembro de 2019, a Mercedes-Benz anunciou o encerramento de sua linha de montagem no Brasil.

A Audi já anunciou que estuda fazer o mesmo. É um cenário delicado para um país que, no começo de 2020, sonhava em receber uma fábrica da Tesla.

Apesar de o anúncio ter sido repercutido pela imprensa como uma grande novidade, o certo é que o novo foco global da Ford, responsável por esses fechamentos, é de conhecimento público desde 2018.

De acordo com as novas diretrizes, a empresa terá como foco a ampliação de investimentos em SUVs, picapes e utilitários comerciais. Nesta nova política, há previsão de encerramento, globalmente, da produção de carros menores, como os sedãs Fusion, Fiesta e Taurus.

É ainda por causa dessas prioridades que o Brasil acabou ficando para trás nos planos da Ford, enquanto a Argentina, país com situação político-econômica mais delicada que a nossa, manteve fábricas da montadora.

É em Pacheco, na grande Buenos Aires, por exemplo, que a Nova Ranger é produzida. A Argentina é considerada o berço das picapes na América do Sul, tendo em vista que o país produz ainda as rivais Toyota Hilux, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok.

A fábrica da Ford de Camaçari, por outro lado, produz Ka (um hatch) e EcoSport (um projeto defasado frente aos concorrentes). Além disso, os dois carros compartilhavam a plataforma do Fiesta, que deixou de ser produzido.

Ou seja, apesar de triste, o fechamento de fábricas da Ford em nosso país já era esperado. Uma novidade velha para o eterno país do futuro.

Participe também do canal de Atualidades no Telegram, onde sempre debatemos e apresentamos acontecimentos da atualidade que poderão ser tema de questões da sua prova.

todos os cursos
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

Assinatura Ilimitada: 10 meses grátis

O ano de 2021 chegou e com ele vieram novas metas, oportunidades e a tão sonhada chance de aprovação nas mais diversas áreas.

Até o dia 19 de janeiro, você pode adquirir a Assinatura Ilimitada por 12 parcelas de R$ 74,90 e levar de bônus mais dez meses de acesso. São mais de 320 cursos para certames de todas as áreas de atuação.

Detalhe: o assinante terá uma oportunidade DE OURO ainda em janeiro: fique atento!

Clique abaixo e adquira já o material mais moderno e completo do mundo dos concursos, fruto da parceria entre Direção e QConcursos:

As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!

fabricas da ford fechamento da ford ford ford no brasil

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Geografia e História para concursos. É Agente Fiscal de Rendas da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.

Comentários