Concursos Abertos Concursos 2020

Gabarito Comentado com Propostas de Recurso – Português – TCDF

José Maria José Maria comentários
21/02/2021, às 12:23 • 2 meses atrás

gabarito tcdf raciocinio logico, estatistica e matematica financeira

Olá, caros alunos!

Divulgado o gabarito oficial pela banca organizadora, vejo a possibilidade de pedidos de recurso em duas questões – a 6 e a 8. Explico a seguir a divergência e apresento as minhas argumentações para fundamentar nosso pedido de revisão de gabarito.

Pessoal, vale ressaltar que não é recomendável a cópia literal dos textos propostos a seguir. Por favor, utilizem as próprias palavras, pois se exige de cada peça de recurso autoria.

No mais, desejo sucesso a todos nesta caminhada. Contem sempre comigo!

Grande abraço!

Professor José Maria
Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria


01) Depreende-se do texto que fatores como idade e gênero têm impacto semelhante ao impacto do local de habitação no que se refere à medida das habilidades de localização das pessoas.

Gabarito Oficial: ERRADO

Comentários:

Lê-se no terceiro parágrafo: “Os resultados mostraram que pessoas que haviam crescido em cidades erravam muito mais no game, enquanto quem era de áreas rurais e vilarejos tinha uma taxa de acerto maior. E isso se manteve independentemente de correções de outros fatores, como idade ou gênero“.

Dessa forma, mesmo com os fatores idade e gênero sendo levados em consideração, prevalece a diferenciação de habilidades de localização em decorrência do local em que a pessoa cresceu.

02) De acordo com o texto, os meios de transporte e o aparato de sinalização urbana podem debilitar o desenvolvimento de um senso de orientação espacial mais acurado.

Gabarito Oficial: CERTO

Comentários:

Lê-se no último parágrafo: “Embora as cidades possam passar a impressão de serem mais confusas e caóticas do que as tranquilas zonas rurais, elas são cheias de elementos e recursos de localização (placas, nomes de ruas, normas de trânsito, etc.). Também oferecem meios de transporte, como ônibus ou metrô, em que você não precisa memorizar o caminho… Talvez tudo isso, a longo prazo, acabe prejudicando o desenvolvimento da capacidade de se orientar”.

Dessa forma, existe a possibilidade de esses fatores debilitarem o senso de orientação mais acurado.

03) Infere-se dos dois últimos parágrafos do texto que, quanto mais organizado o formato de uma cidade, piores serão as habilidades de navegação de seus habitantes.

Gabarito Oficial: CERTO

Comentários:

De fato!
Nos EUA, em que as ruas são paralelas e perpendiculares – espaços mais organizados, portanto -, a diferença entre os moradores das cidades e da zona rural foi maior no tocante às percepções de orientação e localização. Já na Europa, com ruas irregulares – espaços menos organizados, portanto -, a diferença foi menor.
No último parágrafo, com base na hipótese levantada, dá-se a entender que, quanto mais facilidades se encontram em um espaço – ou seja, quanto mais o espaço for organizado para locomoção e tráfego -, menos desenvolvida será a percepção das pessoas em relação à orientação e à localização.

04) Sendo uma reportagem de divulgação científica, o texto apresenta uma estrutura tipológica essencialmente argumentativa.

Gabarito Oficial: ERRADO

Comentários:

O texto é essencialmente expositivo. De forma predominante, o autor expõe informações e conclusões acerca de um estudo. Isso ocorre no 1o, 2o, 3o e 4o parágrafos. Somente no último parágrafo, o autor manifesta opinião, ao teorizar possíveis explicações para os resultados obtidos.

O item incorre também em incoerência, pois um texto de divulgação científica há de ser essencialmente dissertativo-expositivo, e não dissertativo-argumentativo.

05) O pronome “Eles” retoma “estudiosos”.

Gabarito Oficial: ERRADO

Comentários:

O pronomes “eles” retoma “jogadores”, e não “estudiosos”.

06) A expressão “esse efeito” faz referência à relação entre local de moradia e habilidade de localização, estabelecida anteriormente.

Gabarito Oficial: CERTO

Proposta de Recurso:

Observemos o seguinte trecho:

Mas o que um novo estudo descobriu é que o ambiente em que você cresce também tem influência nas suas habilidades de localização — e esse efeito varia de país para país

O trecho não fala exatamente em local de moradia, e sim o local em que a pessoa cresce. Não necessariamente o local em que a pessoa cresce coincide com o local em que a pessoa mora. A relação trazida pelo estudo, portanto, é entre o local em que a pessoa cresce e as habilidades de localização desta.

Em virtude do exposto, penso que o gabarito deveria ser alterado para ERRADO.

07) No texto, o sentido de “teorizar” é equivalente a “criar hipóteses”.

Gabarito Oficial: CERTO

Comentários:

O verbo “teorizar” significa “expor ou explicar por meio de teorias”; “discorrer teoricamente, sem passar à prática“. Já “teoria” diz respeito a “conhecimento especulativo, metódico e organizado de caráter hipotético e sintético”.

Dessa forma, faz sentido associar “teorizar” a “criar hipóteses para explicar determinado fato”.

Isso tudo é reforçado no próprio parágrafo, quando se diz “Talvez tudo isso, a longo prazo, acabe prejudicando o desenvolvimento da capacidade de se orientar”.

08) No último período do texto, a expressão “o jeito é aprender na marra” estabelece a ideia de que as pessoas que moram em áreas rurais ou vilarejos aprendem a se orientar enfrentando com coragem as circunstâncias dificultosas.

Gabarito Oficial: CERTO

Proposta de Recurso:

Não se trata de uma questão de coragem, bravura. O que ocorre é que as pessoas das áreas rurais e vilarejos enfrentam as circunstâncias dificultosas sem muitos recursos. O aprendizado “vem na marra”, ou seja, é baseado no esforço, na tentativa e no erro. A expressão “vem na marra” pode ser traduzida coloquialmente como “por bem ou por mal”.

Considero que associar isso à coragem seja uma extrapolação.

Em virtude do exposto, penso que o gabarito deveria ser alterado para ERRADO.

09) De acordo com o texto, há uma tendência de discussões com vistas a minorar impactos negativos das ocupações urbanas e promover adaptabilidade do ordenamento territorial e da distribuição socioespacial das cidades às suas condições regionais.

Gabarito Oficial: CERTO

É exatamente o que está exposto no primeiro parágrafo: “Com isso, o planejamento urbano e a gestão das cidades e áreas metropolitanas vêm sendo inseridos em discussões na busca de alternativas para a urbanização e para o desenvolvimento urbano, a fim de mitigar os impactos nocivos e adaptar o ordenamento territorial e a distribuição socioespacial das cidades às condições de ambiente e clima locais e regionais“.

10) Depreende-se do texto que planejamento das cidades e sustentabilidade social e ambiental são aspectos que deverão ser pensados separadamente.

Gabarito Oficial: ERRADO

Comentários:

Contradiz frontalmente o exposto no primeiro parágrafo. Deve-se pensar o planejamento das cidades para que o desenvolvimento urbano seja mais social e ambientalmente sustentável.

11) Segundo o texto, os padrões de consumo promovidos pelas aglomerações urbanas são irreversíveis, o que justifica a necessidade de repensar o planejamento das cidades.

Gabarito Oficial: ERRADO

Comentários:

Os padrões de consumo vigentes são rotulados pelo texto como insustentáveis, e não irreversíveis. Tanto o é, que são propostas mudanças nesses padrões.

12) A correção gramatical do texto seria mantida caso se inserisse o acento indicativo de crase no vocábulo “a”, presente no trecho “daqui a alguns anos”, visto que o emprego desse sinal é optativo nesse caso.

Gabarito Oficial: ERRADO

Comentários:

Está-se antes de expressão masculina plural “alguns anos”. Não há cabimento para emprego de sinal indicador de crase “à”.

13) O emprego de vírgulas para isolar o trecho “enquanto aglomerações urbanas” justifica-se pela natureza explicativa do trecho dentro do período.

Gabarito Oficial: CERTO

Comentários:

Leiamos o trecho: “As cidades, sejam elas grandes aglomerados, como metrópoles, ou pequenas comunidades, enquanto aglomerações urbanas, são permeadas…”.

O termo “enquanto aglomerações urbanas” pode ser entendido como um aposto explicativo de “cidades”. A palavra “enquanto” pode ser substituída pela preposição acidental “como”, que introduz uma informação adicional referente a cidades e, portanto, um aposto de caráter explicativo.

14) A forma verbal “vêm” é acentuada devido à concordância que estabelece com o termo “o planejamento urbano e a gestão das cidades e áreas metropolitanas”.

Gabarito Oficial: CERTO

Comentários:

De fato! Temos um sujeito composto, formado pelos núcleos “planejamento” e “gestão”.

15) Sem prejuízo da correção gramatical e da coerência do texto, o trecho “uma parcela da população urbana usufrui dos avanços técnico-científicos, da infraestrutura e do conforto que a vida urbana e sua produção econômica disponibilizam” poderia ser reescrito da seguinte forma: “uma parcela da população urbana usufrui dos avanços técnico-científicos, da infraestrutura e do conforto disponibilizados pela vida urbana e pela produção econômica deles”.

Gabarito Oficial: ERRADO

Comentários:

Não fica claro na redação proposta o referente do termo “deles”. Seria “avanços técnico-científicos” ou “avanços científicos, infraestrutura e conforto”. Além disso, faz sentido se associar a produção econômica à vida urbana. Os avanços técnicos, a infraestrutura e o conforto seriam consequências dessa produção.

concurso tcdf gabarito português

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

Comentários