Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Gabarito extraoficial PC PB Escrivão: questões de Arquivologia

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Serenna Alves20/02/2022

20/02/2022

Olá, pessoal! Tudo certo?

14 questões. Sim, caíram 14 questões de arquivologia na prova de Escrivão da PC PB. Eu amei, e você? Fiquei feliz quando vi o número, mas fiquei mais feliz ainda ao analisar as questões e perceber que tudo foi dito na nossa revisão e no nosso curso de Arquivologia para Escrivão da PC PB.

Coloquei os comentários aqui e todas as questões estão comentadas, em vídeo, no canal do youtube do Direção Concursos.

Se ficar alguma dúvida, por favor, me procure!

Instagram: @profserennaalves

67. [ CESPE – PCPB – 2022 ]

Ao se realizar a análise tipológica de documentos de arquivo utilizando a arquivística como ponto de partida, o elemento inicial será o (a)

a) Espécie documental

b) Competência da entidade produtora

c) Atividade refletida no documento

d) Tipo documental

e) Entidade produtora

Resolução: segundo o Manual “Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documentos de arquivo”, de autoria da Professora Heloísa Liberalli Bellotto,

Se se partir da Diplomática, o elemento inicial é a decodificação do próprio documento, e suas etapas serão: da anatomia do texto ao discurso; do discurso à espécie; da espécie ao tipo; do tipo à atividade;  da atividade ao produtor.

Já se se partir da Arquivística, o elemento inicial tem de ser, necessariamente, a entidade produtora, e o percurso será: da sua competência à sua estrutura; da sua estrutura ao seu funcionamento; do seu funcionamento à atividade refletida no documento; da atividade ao tipo;  do tipo à espécie;  da espécie ao documento.

Gabarito Extraoficial: E

68. [ CESPE – PCPB – 2022]

Com relação à microfilmagem de documentos de arquivo, assinale a alternativa correta.

a) A garantia da segurança do acervo arquivístico contra furto é uma das vantagens da microfilmagem.

b) Os microfilmes resultantes de microfilmagem de documentos necessários à prestação de contas não precisam ser mantidos pelos mesmos prazos de prescrição de seus respectivos originais.

c) Os microfilmes e filmes cópias produzidas produzidos no exterior não necessitam de reconhecimento de firma, pela autoridade consular brasileira, da autoridade estrangeira que os houver autenticado.

d) A qualidade do serviço de microfilmagem não depende de prévia organização arquivística dos documentos.

e) Documentos em tramitação podem ser eliminados após a microfilmagem, antes da definição de sua destinação final, desde que possuam cópias de segurança.

Resolução:

a) ao optar por utilizar o documento microfilmado em detrimento do original, o documento original fica protegido de furtos, por exemplo, pois fica protegido, enquando o original é utilizado. Certa.

Art. 18 – Decreto nº 1799/96

“Os microfilmes originais e os filmes cópias resultantes de microfilmagem de documentos sujeitos à fiscalização, ou necessários à prestação de contas, deverão ser mantidos pelos prazos de prescrição a que estariam sujeitos os seus respectivos originais”

  • Art. 17 – Decreto nº 1799/96

“Os microfilmes e filmes cópias, produzidos no exterior, somente terão valor legal, em juízo ou fora dele, quando:

I – autenticados por autoridade estrangeira competente;

II – tiverem reconhecida, pela autoridade consular brasileira, a firma da autoridade estrangeira que os houver autenticado;

III – forem acompanhados de tradução oficial.”

  • Caso os documentos a serem microfilmados não possuam uma organização, a mesma bagunça em suporte papel existirá em suporte fílmico. Errada.
  • Art. 11 – Decreto nº 1799/96

“Os documentos, em tramitação ou em estudo, poderão, a critério da autoridade competente, ser microfilmados, não sendo permitida a sua eliminação até a definição de sua destinação final.”

Gabarito Extraoficial: A

69. [ CESPE – PCPB – 2022 ]

A respeito do diagnóstico da situação arquivística, assinale a opção correta.

a) Estudos de grupos de organizações similares fazem parte da visão maximalista.

b) A observação de problemas arquivísticos e a proposição de soluções é objeto do diagnóstico maximalista.

c) O diagnóstico da situação arquivística consiste no relato detalhado do passado da organização.

d) No diagnóstico arquivistico, o pré-diagnóstico não necessário.

e) No diagnóstico da situação arquivística, o uso de bases de dados para armazenamento das informações coletadas não é recomendado.

Resolução:

a) Quando se estuda grupos que representam uma classe, faz-se um diagnóstico maximalista. Exemplo: diagnóstico dos arquivos do poder jucidiário. Certa.

b) Problemas e soluções específicas são objetos do diagnóstico minimalista. Errada.

c) O relato é da situação atual, e não do passado. Errada.

d) O pré-diagnóstico busca coletar informações básicas da instituição, de forma rápida, e deve ser feito. Errada.

e) Todos os dados coletados (quantidade de documentos, tipos documentais, estado de conservação, formas, formatos, histórida da instituição, funções desenvolvidas, entre outros) são inseridos em bases de dados, para posterior tratamento. Errada.

Gabarito Extraoficial: A

70. [ CESPE – PCPB – 2022 ]

A base teórica que rege as intervenções arquivísticas é conhecida como

a) A criação de documentos.

b) fundo de arquivo.

c) princípio da proveniência.

d) descrição documental.

e) tipologia documental.

Resolução: o princípio da proveniência preconiza que os documentos de arquivo de uma instituição devem ficar juntos a ela, sem que ocorra mistura com documentos de outras instituições. Esse princípio dá base para que todas as atividades sejam desenvolvidas, se os documentos estão protegidos, todas as outras atividades podem ser empreendidas.

Gabarito Extraoficial: C

71. [ CESPE – PCPB – 2022 ]

Tendo em vista que a implantação de um programa de gestão de documentos prevê a observação de três fases básicas, assinale a opção que apresenta essas três fases.

a) corrente, intermediária e permanente

b) recebimento, classificação e registro

c) arranjo, descrição e conservação

d) O produção, utilização, destinação

e) primária, administrativa e histórica

Resolução: Lei nº 8.159/91

Art. 3º – Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

O programa geral envolve todas as fases citadas no art. 3º. O programa básico, que é o que a questão busca, se limita às fases de produção, utilização e destinação. A destinação, apesar de não constar excplicitamente no referido artigo, é considerada uma fase do programa básico.

Gabarito Extraoficial: D

72. [ CESPE – PCPB – 2022 ] 

Assinale a opção correta acerca da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE).

a) A norma em apreço foi desenvolvida para a utilização em sistemas de descrição automatizados. Sistemas manuais seguem norma específica.

b) Na norma em consideração, as informações sobre a proveniência e custódia da unidade de descrição são registradas na área de identificação.

c) A NOBRADE tem como princípio a repetição da informação para contextualização em descrições hierarquicamente relacionadas.

d) O objetivo da norma em questão é padronizar formatos de entrada e saída de dados em sistemas de descrição, interferindo na apresentação final das descrições.

e) A NOBRADE contém seis principais níveis de descrição.

Resolução:

a) A NOBRADE é utilizada em sistemas manuais ou informatizados. Errada.

b) A definição apresentada faz referência à área de contextualização, e não de identificação. Errada.

c) A NOBRADE tem como princípio a não repetição da informação. Errada.

d) A NOBRADE não padroniza formatos de entrada e nem interfere na apresentação final, com exceção dos elementos obrigatórios. Cada instituição define o produto da sua descrição. Errada.

e) Segundo a NOBRADE, “Considera-se a existência de seis principais níveis de descrição, a saber: acervo da entidade custodiadora (nível 0), fundo ou coleção14  (nível 1), seção (nível 2), série (nível 3), dossiê ou processo (nível 4) e item documental (nível 5). São admitidos como níveis intermediários o acervo da subunidade custodiadora (nível 0,5), a subseção (nível 2,5) e a subsérie (nível 3,5). Graficamente, o Apêndice A mostra como se estruturam os níveis 0 a 5.” Certa.

Gabarito Extraoficial: E

73. [ CESPE – PCPB – 2022 ] 

Assinale a opção correta com relação às normas internacionais de arquivo.

a) A ISAD (G) possui sete áreas de informação descritiva.

b) Os elementos de descrição da ISDF estão organizados em cinco áreas de informação.

c) A ISDIAH permite a produção de estatísticas de instituições arquivísticas no nível nacional ou internacional. Regionalmente, as instituições utilizam normas próprias.

d) A ISAD (G) contém regras gerais que podem ser aplicadas, independentemente da forma ou do suporte dos documentos, inclusive a selos, registros sonoros ou mapas.

e) As descrições elaboradas com base na ISAAR (CPF) não são autoexplicativas, razão pela qual demandam a complementação de normas nacionais

Resolução:

a) Segundo a ISAD(G),

“As regras estão organizadas em sete áreas de informação descritiva: 1. Área de identificação (destinada à informação essencial para identificar a unidade de descrição);

2. Área de contextualização (destinada à informação sobre a origem e custódia da unidade de descrição

3. Área de conteúdo e estrutura (destinada à informação sobre o assunto e organização da unidade de descrição);

4. Área  de condições de acesso e de uso (destinada à informação sobre a acessibilidade da unidade de descrição);

5. Área de fontes relacionadas (destinada à informação sobre fontes com uma relação importante com a unidade de descrição);

6. Área de notas (destinada à informação especializada ou a qualquer outra informação que não possa ser incluída  em nenhuma das outras áreas);

7. Área de controle da descrição (destinada à informação sobre como, quando e por quem a descrição arquivística foi elaborada).” Certa.

b) Segundo a ISDF,

“Os elementos de descrição estão organizados em quatro áreas de informação:

1 Área de identificação (onde a informação visa identificar especificamente a função e define um ponto de acesso normalizado);

2 Área de descrição (onde se registra informação sobre a natureza e contexto da função);

3 Área de relacionamentos (onde relações com outras funções são registradas e descritas);

4 Área de controle (onde a descrição de uma função é especificamente identificada, e registrada a informação sobre como, quando e por qual instituição arquivística a descrição foi criada e mantida).”

São 4 áreas, e não 5 áreas. Errada.

c) Segundo a ISDIAH,

“Esta norma apresenta regras gerais para a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos, permitindo assim:

– o fornecimento de orientação prática na identificação e contato com instituições com acervos arquivísticos e no acesso ao acervo e aos serviços disponíveis;

– a elaboração de diretórios de instituições com acervo arquivístico e/ou listas de autoridade;

– o estabelecimento de conexões com listas de autoridade de bibliotecas e museus e/ou o desenvolvimento de diretórios comuns de instituições de patrimônio cultural nos níveis regional, nacional e internacional; e- a produção de estatísticas de instituições com acervo arquivístico, nos níveis regional, nacional ou internacional.”

d) Segundo a ISAD(G),

“Esta norma contém regras gerais para descrição arquivística que podem ser aplicadas independentemente da forma ou do suporte dos documentos. As regras contidas nesta norma não dão orientação para a descrição de documentos especiais, tais como selos, registros sonoros ou mapas. Manuais expondo regras de descrição para tais documentos já existem. Esta norma deveria ser usada em combinação com esses manuais para possibilitar uma adequada descrição de documentos especiais.” Errada.

e) Segundo a ISAAR (CPF),

“Esta norma pretende  apoiar  o  compartilhamento  de  registros  de  autoridade  arquivística ao  promover a preparação de  descrições consistentes, apropriadas e  auto-explicativas de  entidades coletivas, pessoas  e famílias  que produzem  documentos. Espera-se que  seja  usada em  conjunção com  as normas nacionais existentes ou  como  base para  o desenvolvimento destas.”

Gabarito Extraoficial: A

74. [ CESPE – PCPB – 2022 ]

De acordo com a terminologia adotada pelo Arquivo Nacional (Brasil) no Dicionário brasileiro de terminologia arquivística, o termo metadado identifica

a) um dado codificado em dígitos binários, acessível por meio de sistema computacional.

b) um dado integrado por documentos em meio eletrônico ou somente acessíveis por equipamentos eletrônicos.

c) o resultado de um cálculo matemático que envolve a cadeia de bites do documento e a chave da assinatura digital.

d) a relação entre os dados de forma e conteúdo do documento digital que permite sua apresentação.

e) um dado estruturado e codificado, que descreve e permite acessar, gerenciar, compreender dados e(ou) preservar outros dados ao longo do tempo.

Resolução:

Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, metadados são: “Dados estruturados e codificados, que descrevem e permitem acessar, gerenciar, compreendere/ou preservar outros dados ao longo do tempo.”

Gabarito Extraoficial: E

75. [ CESPE – PCPB – 2022 ] 

Assinale a opção correta com referência às funções arquivísticas.

a) Por ser um suporte de conservação, o microfilme não pode ser considerado um modo de difusão.

b) A aquisição é função presente nos arquivos corrente e intermediário. Não há aquisição no arquivo permanente.

c) A conservação se ocupa da definição dos prazos de guarda e destinação.

d) A criação é aplicável à gestão dos documentos eletrônicos.

e) A classificação é feita de forma generalizada, considerando aspectos macroscópicos, sem pormenores particularidades e das atividades dessa organização.

Resolução:

a) toda ação que consegue diminuir a distância entre o cidadão e a informação pode ser considerada uma ação de difusão. O microfilme facilita o acesso e, portanto, diminui a distância entre o cidadão e a informação, sendo considerado uma forma de difusão. Errada.

b) No arquivo permanente, a aquisição chama-se recolhimento. Errada.

c) A tabela de temporalidade se ocupa dos prazos de guarda e destinação. Errada.

d)Um documento pode ser criado digitalmente, eletronicamente e por meio dos suportes convencionais, não importa. Certa.

e) A classificação leva em conta todos os elementos que compõem o documento, partindo de aspectos microscópicos. Errada.

Gabarito Extraoficial: D

76. [ CESPE – PCPB – 2022 ] 

A função arquivística que perpassa todas as demais por permitir acesso às informações e aos documentos e por divulgar as práticas do acervo é conhecida como

a) criação.

b) descrição.

c) preservação.

d) classificação.

e) difusão.

Resolução: a função que diminui a distância entre o cidadão, facilitando e permitindo o acesso, além de utilizar o acervo como instrumento de divulgação, por meio de materiais de publicidade e eventos, por exemplo, é a função de difusão.

Gabarito Extraoficial: E

77. [ CESPE – PCPB – 2022 ]

De acordo com a politica nacional de arquivos públicos e privados,

a) a responsabilidade por acompanhar e implementar a política nacional de arquivos é de cada unidade de arquivo, público ou privado.

b) o direito à informação se refere a documentos do interesse particular do solicitante. Documentos de interesse coletivo ou geral não estão contemplados por esse direito.

c) a gestão documental é dever do poder público.

d) contra a violação de sigilo estão previstas ações penal, civil e administrativa, sem direito a indenização.

e) os documentos de valor permanente são imprescritíveis, mas podem ser alienados.

Resolução:

a) quem implementa é o SINAR, quem define é o CONARQ. Errada.

b) Segundo a Lei nº 8.159/91,

“Art. 4º – Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, contidas em documentos de arquivos, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujos sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, bem como à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas.” Errada.

c) Segundo a Lei nº 8.159/91,

“Art. 1º – É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.”. Certa

d) Segundo a Lei nº 8.159/91,

“Art. 6º – Fica resguardado o direito de indenização pelo dano material ou moral decorrente da violação do sigilo, sem prejuízo das ações penal, civil e administrativa.” Errada.

e) Segundo a Lei nº 8.159/91,

“Art. 10º – Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis” Errada.

Gabarito Extraoficial: C

78. [ CESPE – PCPB – 2022 ] 

Assinale a opção que apresenta a definição correta de sistema de arquivos.

a) Conjunto de rotinas, procedimentos e métodos de arquivamento compatíveis entre si, tendo em vista a organização e a preservação de documentos ou arquivos, bem como o acesso às informações neles contidas.

b) Conjunto de procedimentos, normalmente automatizados, pelos quais referências ou dados contidos em documentos são indexados e armazenados para recuperação posterior

c) Conjunto de arquivos que, independentemente da posição que ocupam nas respectivas estruturas administrativas, funcionam de modo integrado e articulado na persecução de objetivos comuns.

d) Conjunto de procedimentos e operações técnicas cuja interação permite a eficiência e a eficácia da produção à destinação de documentos.

e) Conjunto de procedimentos que norteiam a organização dos documentos, tendo em vista a recuperação da informação de um ou mais fundos e(ou) coleções.

Resolução: segundo o Dicionário Brasileiro de Terminolgia Arquivística, sistemas de arquivos é

“conjunto de arquivos que, independentemente da posição que ocupam nas respectivas estruturas administrativas, funcionam de modo integrado e articulado na persecução de objetivos comuns.

Gabarito Extraoficial: C

79. [ CESPE – PCPB – 2022 ]

No protocolo, encaminhar as cópias, acompanhadas dos antecedentes, ao setor de arquivamento é atividade que compete

a) ao recebimento e classificação.

b) à consulta

c) ao empréstimo

d) à destinação.

e) à expedição.

Resolução: segundo a Professora Marilena Leite Paes, na obra “Arquivo: teoria e prática”,

“No âmbito da expedição de documentos (que nesse ponto é chamado de setor), o trabalho é o seguinte:

  • Receber a correspondência
  • Verificar se não faltam folhas ou anexos
  • Se houver cópias, separar.
  • Expedir o original
  • Encaminhar as cópias (se houver) e os antecedentes (se houver), ao setor de arquivamento.”

Gabarito Extraoficial: E

80. [ CESPE – PCPB – 2022 ]

Acerca do acesso à informação, assinale a opção correta.

a) As informações classificadas como ultrassecretas e secretas não serão reavaliadas.

b) No caso de indeferimento de acesso a informações, não caberá recurso contra a decisão.

c) Quando a informação solicitada estiver em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade, deverá ser oferecida a consulta de cópia, com certificação de que esta confere com  original.

d) Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações sem a necessidade de identificação do requerente.

e) Os órgãos e entidades públicas devem promover, após preenchimento de requerimentos, a divulgação de informações de interesse coletivo ou geral.

Resolução:

Segundo a Lei nº 12.527/2011,

a) Art. 39. Os órgãos e entidades públicas deverão proceder à reavaliação das informações classificadas como ultrassecretas e secretas no prazo máximo de 2 (dois) anos, contado do termo inicial de vigência desta Lei.” Errada..

b) “Art. 15. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência.” Errada.

c) “Art. 13. Quando se tratar de acesso à informação contida em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade, deverá ser oferecida a consulta de cópia, com certificação de que esta confere com o original.” Certa.

d) “Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.” Errada.

e) “Art. 8º É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.” Errada.

Gabarito Extraoficial: C

Resumo do Gabarito:

67- E

68 – A

69 – A

70 – C

71 – D

72 – E

73 – C

74 – E

75 -D

76 – E

77 – C

78 – C

79 – E

80 – C

Um emprego para a VIDA TODA

Mais de 100 mil vagas estão disponíveis em concursos públicos (mesmo para quem nunca estudou para um edital). 

Participe da nossa aula gratuita no dia 06/05, às 8h,  e entenda como partir do zero à aprovação em um emprego para a vida toda!

Quem estiver ao vivo terá condições únicas, claro!

semana do trabalhador direcao concursos 2024
concursos publicos
concurso pc pbpc pbconcurso pc pbedital pc pb
Serenna Alves

Serenna Alves

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.