Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Gabarito Extraoficial – Português – MP CE – Cargo: Técnico

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

José Maria08/03/2020

08/03/2020

Prezados Alunos,

Eis meu gabarito extraoficial para a prova de Língua Portuguesa do MP CE.

Esperemos a publicação do gabarito pela organizadora e, havendo qualquer divergência pertinente, proporemos os recursos cabíveis.

Grande abraço e sucesso!

José Maria

Insta: @professorjosemaria

01) As formas pronominais “os quais” e “a qual” referem-se, respectivamente, a “portadores físicos” e “situação”.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Observe o trecho: “… e independentemente também dos objetos sobre os quais informava…”. Nele, o relativo “os quais” retoma anaforicamente “objetos”.

02) A supressão do acento indicativo de crase em “à própria noção de viagem” manteria os sentidos e a correção gramatical do texto.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Leia o seguinte trecho:

“Afinal, o aparecimento da rede mundial de computadores pôs fim… à própria noção de ‘viagem’…”.

O emprego do acento indicador de crase é resultado da fusão da preposição “a” – requerida pela regência de “fim” (… pôs fim A ALGO) – com o artigo “a” – requerido pelo substantivo feminino “noção”.

Uma maneira mais objetiva de ver isso é trocar “noção” por “conceito”. A construção resultante seria: “… pôs fim … AO próprio conceito de ‘viagem’…”.

Ora, se antes de “próprio conceito” apareceu AO, antes de “própria noção” aparecerá “À”.

A omissão do acento indicador de crase geraria prejuízo na correção gramatical.

03) A substituição do conectivo “Afinal” por “Contudo” manteria os sentidos originais do texto.

Gabarito: ERRADO

O conector “Afinal” tem valor semântico de conclusão, ratificação (confirmação). Já “Contudo” possui valor adversativo. A substituição geraria, portanto, mudança de sentido.

04) O termo “Desenvolveram-se” poderia ser substituído pela locução “Foram desenvolvidos”, sem prejuízo do sentido e da correção gramatical.

Gabarito Extraoficial: CERTO

Observe o seguinte trecho: “Desenvolveram-se, de forma consistente, meios técnicos…”. Temos uma construção em voz passiva do tipo sintética, com sujeito paciente “meios técnicos”.

Essa construção equivale a “Foram desenvolvidos, de forma consistente, meios técnicos…”. Temos agora a construção em voz passiva analítica.

Trata-se do assunto Conversão de VOZ PASSIVA SINTÉTICA em VOZ PASSIVA ANALÍTICA, tão explorado em nosso PDF:

05) A “rede mundial de computadores” a que o autor se refere nas linhas 16 e 17 do texto corresponde à Internet.

Gabarito: CERTO

De fato! A questão explora o conhecimento extratextual de que a internet é a denominada “rede mundial de computadores”.

06) As palavras que formam a frase “Estúpida, tímida e livre” qualificam o ser que é o tema do texto: a galinha.

Gabarito: CERTO

De fato! O texto descreve a fuga de uma galinha de um rapaz que a perseguia.

07) No trecho “É verdade que não se poderia contar com ela para nada”, o uso da próclise justifica-se pela presença da palavra negativa “não”.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! Palavras e expressões negativas atuam como fatores de próclise.

08) No trecho “enquanto o rapaz galgava outros com dificuldade” mostra que havia uma perseguição à galinha pelos telhados da casa.

Gabarito Extraoficial: CERTO

Leia o trecho: “Às vezes, na fuga, pairava ofegante num beiral de telhado e enquanto o rapaz galgava outros (beirais de telhado) com dificuldade….”.

Fica evidente que a galinha fugia do rapaz pelo telhado da casa.

09) No trecho “Nem ela própria contava consigo, como o galo crê na sua crista”, existe uma relação de oposição entre as orações que compõem o período.

Gabarito: ERRADO

A presença do conector “como” cria uma relação de comparação entre as orações. Diz-se que a galinha não acreditava em si assim como (tal qual) o galo confiava na sua crista.

10) O trecho “Sua única vantagem é que havia tantas galinhas que morrendo uma surgiria no mesmo instante outra tão igual como se fora a mesma” nos remete a ideia de que a personagem já estava certa de sua morte e substituição.

Gabarito: ERRADO

O item apresenta a galinha como um personagem consciente de sua realidade. Não é o caso. O texto a trata como estúpida, ou seja, alheia à realidade.

O trecho reproduzido no item não é um pensamento que parte da galinha, mas sim uma constatação por parte do autor do texto. Segundo o autor, a morte de uma galinha falta alguma faria, pois existem muitas tão parecidas.

11) No trecho “pairava ofegante num beiral de telhado”, o verbo “pairar” está empregado com o mesmo sentido de “ameaçar”.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

De forma alguma! O verbo “pairar” está associado a uma parada da galinha para tomar fôlego.

12) Os assuntos objetos dos expedientes oficiais devem ser tratados de forma estritamente impessoal, uma vez que a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos.

Gabarito Extraoficial: CERTO

Exatamente como descrito na 3a edição do MRPR (Manual de Redação da Presidência da República).

13) O MRPR prevê somente dois fechos diferentes para as modalidades de comunicação oficial entre autoridades da administração pública: “Respeitosamente”, caso o destinatário seja autoridade de hierarquia superior à do remetente; e “Atenciosamente”, caso o destinatário seja autoridade de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior à do remetente. Ficam excluídas dessa norma as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprio.

Gabarito Extraoficial: CERTO

Exatamente como descrito na 3a edição do MRPR (Manual de Redação da Presidência da República) na página 31.

14) O texto apresentado é predominantemente descritivo, já que exemplifica uma das acepções do termo “ritual”.

Gabarito: ERRADO

Predomina no texto não a descrição, e sim a argumentação. O autor defende a tese de que o ser humano trata o termo ritual no dia a dia como algo formal, arcaico, sem valor.

Usa, para defender esse ponto de vista, exemplificações de situações do cotidiano.

15) A substituição do trecho “se for considerado” por “quando considerado” preservaria a coerência e a correção gramatical do texto.

Gabarito Extraoficial: CERTO

O texto original é: “… um discurso pode receber esse comentário se for considerado superficial em relação…”

A reescrita proposta resulta em: “… um discurso pode receber esse comentário quando considerado superficial em relação…”

Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém os sentidos do texto”, ela se refere aos sentidos originais do texto, ou seja, quer saber se esse sentido foi ou não alterado com a reescrita proposta.

Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém a coerência no texto“, ela se refere à lógica das ideias, ou seja, quer saber se faz sentido ou não aquela reescrita proposta.

Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém a correção gramatical“, ela está unicamente interessada em saber se as regras gramaticais – de ortografia, pontuação, concordância, etc. – são obedecidas.

Meus amigos, a reescrita proposta não compromete a correção. Além disso, o texto resultante continua fazendo sentido, ou seja, preserva a coerência.

Haveria sim uma alteração de sentido. A conjunção “se” expressa uma condição, uma possibilidade; já “quando” expressa uma ideia de tempo.

Mas o item não questionou acerca da preservação dos sentidos do texto. O foco do item se concentrou na correção e na coerência.

16) A acepção de “ritual” empregada nos dois primeiros períodos do texto afasta-se, segundo a autora, do sentido corrente dessa palavra, explorado no restante no texto.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! Nos dois primeiros períodos, é dada ao termo “rituais” uma significação de importância, diferentemente da visão cotidiana, que associa a esse vocábulo um significado de arcaico, desimportante.

17) A substituição da conjunção “porque” pela locução “de modo que” preservaria os sentidos originais do texto.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

A conjunção “porque” possui valor causal, ao passo que a locução “de modo que” possui valor consecutivo (associado à consequência). Há, portanto, uma alteração de sentido.

18) No trecho “em relação à expectativa de um importante comunicado”, a retirada do acento indicador de crase no vocábulo “à” prejudicaria a correção gramatical do texto.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! A crase é resultado da fusão de uma preposição A – requerida pela regência da expressão “em relação” (em relação A ALGO) – com o artigo A – requerido pelo substantivo feminino determinado “expectativa”.

A crase, portanto, é obrigatória. Sua omissão prejudicaria a correção gramatical. O item, portanto, está CERTO.

19) A expressão “sua relevância” refere-se a “rituais”.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! O trecho diz que a tendência observada no dia a dia é diminuir a importância dos rituais.

20) Depreende-se do trecho “Tudo se passa como se nós, modernos, guiados pela livre vontade, estivéssemos liberados desse fenômeno do passado” que a autora, ao se declarar moderna, repudia o que pertence ao passado.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

A autora não repudia o passado. Ela, ao longo do texto, deixa claro que não compactua com a visão de que os rituais sejam considerados sem valor, arcaicos.

21) O texto defende que, em uma manifestação social, o ritual é a dimensão que mais contribui para a transmissão dos valores e conteúdos implicados nessa manifestação.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Dá sim a entender que o ritual é responsável pela transmissão de valores e conteúdos. Erra o item, no entanto, ao afirmar que é ele que tem a maior parcela de contribuição. Trata-se de uma extrapolação, não apoiada no texto.

22) A expressão “do passado” foi empregado no texto com o mesmo sentido de “obsoleto”.

Gabarito Extraoficial: CERTO

Ao longo do texto, é mencionada a visão do senso comum que associa o ritual ao passado, ao arcaico. Nessa visão, o ritual é um fenômeno sem importância, sem uso no cotidiano.

Isso posto, ao se referir a passado, o texto está associando-o a algo obsoleto (sem uso) na visão de muitas pessoas.

23) O texto de um documento oficial deve seguir a estrutura padronizada de introdução, desenvolvimento e conclusão, exceto em casos de encaminhamento de documentos.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! Textos de mero encaminhamento possuem introdução e OPCIONALMENTE desenvolvimento, conforme explicitado na página 30 da 3a edição do MRPR.

24) Entre os documentos oficiais, o e-mail é o que apresenta maior flexibilidade formal, uma vez que, nesse tipo de documentação, se admite o uso de abreviações como vc e pq.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Sem a menor chance de abreviações desse tipo. A linguagem deve ser formal.

25) A formalidade e a precisão da redação oficial dependem do uso correto da norma padrão da língua portuguesa, ainda que isso implique falta de clareza.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Em hipótese alguma a clareza pode ser dispensada em um texto oficial.




 Concursos PúblicosConcurso MP CEgabaritoGabaritosMP CE
José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.